Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Zeca Pagodinho

Zeca faz homenagem ao presidente cantando "Deixa o Lula me levar" (O DIA - 11/04)

Samba, suor, chuva e uma boa dose de nacionalismo marcaram a inédita visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à quadra da Portela, no fim da tarde de ontem. Depois de passar dois dias apertado em gravatas e preso ao protocolo da XVIII Cúpula Presidencial do Grupo do Rio, o presidente descontraiu, discursou de improviso e acabou até usando um dos slogans que marcaram o governo Emílio Garrastazu Médici (1970-74).

Lula foi pontual, chegou às 17h na quadra da escola e estava acompanhado de dona Marisa, e dos ministros Celso Amorim, Relações Exteriores, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Também estiveram presentes o representante da ONU, Carlos Lopes, entre outros.

O presidente da agremiação, Nilo Figueiredo, destacou a importância da visita de Lula e do seminário Nós podemos: Oito jeitos de mudar o mundo (enredo do carnaval de 2005) para a comunidade de Madureira. Lula afirmou que acabar com a fome e a miséria é um assunto que vai precisar de muita solidariedade entre as pessoas. "Em um planeta rico em conhecimento e tecnologia, um bilhão de pessoas não pode passar fome", declarou.

Em seu discurso, Lula falou ainda sobre as diferenças de salários entre homens e mulheres, a mortalidade infantil, o analfabetisno funcional e o combate à hanseníase. E reiterou que "o Brasil conquistou o direito de andar de cabeça erguida no mundo". "Ninguém segura este país", disse, sendo aclamado pelo público na quadra. O presidente elogiou a direção da agremiação: "A Portela abre espaço para 'jovens de pele enrugada' serem artistas; e arte não tem cor ou idade", em referência à Velha Guarda, de quem recebeu um chapéu de sambista como presente.

Após o discurso de Lula, os músicos Zeca Pagodinho, Marisa Monte e o intérprete da Portela, Bruno Ribas (neto do compositor Manacéa), acompanhados da Velha Guarda da escola, cantaram sucessos como: A chuva cai (Argemiro e Casquinha), Vai Vadiar (Monarco e Ratinho), Quantas lágrimas (Manacéa) e Essa Melodia (Jorge Bubu e José Bispo). Para encerrar o encontro Zeca cantou, junto com toda a quadra da escola uma nova versão de Deixa a vida me levar (Serginho Meriti): Deixa o Lula me levar....

Lula foi aplaudido ao definir a Portela como uma das formas mais puras da cultura nacional. A bateria da escola fez uma apresentação especial para o presidente da República. A primeira-dama, dona Marisa, ousou uns passinhos com Dodô, madrinha da bateria da escola este ano. Segundo Dodô, dona Marisa disse que não sabia dançar e que se morasse no Rio faria umas aulas com a baluarte da escola. O ministro Celso Amorim também não resistiu e deu uns requebros com Dodô.

Na platéia, o PT marcou presença com presidente regional Gilberto Palmares, o ator Antonio Pitanga e sua mulher, a ex-ministra Benedita da Silva, além dos deputados federais Jorge Bittar e Luiz Sérgio e do vereador Eliomar.  Também estiveram presentes o cartunista Lan, a atriz Juliana Diniz (neta de Monarco), a carnavalesca Maria Augusta, o diretor de carnaval da Liesa Elmo dos Santos, o arranjador Rildo Hora e os cantores e compositores Ivan Milanez e Renatinho Partideiro do Cacique.

Se Lula vai desfilar? “Vamos ver, vamos ver... Estou me preparando”, disse, ao deixar a quadra às 19h30 ensopado de suor. A presença de Lula na quadra simbolizou a implantação do projeto no Brasil através de Madureira , Oswaldo Cruz e adjacências, como deseja a escola. A agremiação pretende melhorar a vida da comunidade com o projeto. O início do seminário está previsto para dezembro e já está confirmada a presença do coordenador nacional da Ação da Cidadania, Mauricio Andrade, para falar sobre a fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário