VOE NAS ASAS DA ÁGUIA (O DIA - 01/05)
Você poderá ser uma das estrelas do desfile da Portela. Basta escrever sobre o enredo da escola.
Quem já desfilou na Portela garante que é um momento inesquecível. Agora, O DIA e a escola de Madureira vão distribuir 14 fantasias para o desfile da agremiação, no Sambódromo. Para concorrer, é só preencher cupom, publicado na edição de hoje do jornal, e escrever redação sobre o tema “Oito idéias para mudar o mundo”.
As sete melhores redações serão premiadas com par de fantasias. Você pode enviar quantos cupons quiser para a Caixa Postal 11.016, CEP 20.236-970 ou depositar nas urnas das lojas de classificados do DIA ou nos seguintes locais: shoppings Grande Rio (lojas de jornais e revistas T. Oliveira) e Carioca (lojas Primeira Página do 1º e 2º piso); supermercado Mundial (Rua Monsenhor Félix 1.180, loja 108, Irajá) e hipermercado Wall Mart (loja Primeira Página, Rua Projetada 345, bloco 1, loja 6, Cachambi). Cartas devem chegar à sede do jornal até o domingo que vem. O resultado será publicado dia 2.
A Portela vai levar para a Sapucaí o enredo Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo. A comissão de Carnaval formada pelos carnavalescos Amarildo Mello e Nelson Ricardo contará as oito metas das Nações Unidas, que são: erradicação da fome; acesso ao ensino básico; autonomia das mulheres; redução da mortalidade infantil; melhora da saúde materna; combate às epidemias; garantia do desenvolvimento sustentável e estabelecimento de parceria entre os povos para o desenvolvimento mundial.
Os carnavalescos, que se conhecem há mais de 10 anos, sabem da responsabilidade que é fazer um Carnaval para a Portela e chegam a trabalhar mais de 18 horas no barracão. “Estou perdendo um quilo por dia”, conta Amarildo Mello.
Assessoria da ONU para desenvolver enredo
Para ajudar no desenvolvimento do enredo, a escola teve assessoria da ONU, que, além do material para a pesquisa, forneceu as bandeiras dos 191 países que integram as Nações Unidas. Recordista em títulos no Carnaval – 21 campeonatos –, mas há nove anos sem participar do Desfile das Campeãs, a Portela quer surpreender.
No desfile, a posição da Águia, símbolo da agremiação, é mantida em segredo. O abre-alas representará o caos da humanidade e terá encenação. No carro 2, será feita representação da Santa Ceia. “Não vamos usar apóstolos, nem Cristo. Nosso desejo é passar a mensagem de acabar com a fome”, destaca Amarildo.
Palhaço de nove metros virá no terceiro carro, e grande laboratório de combate às doenças endêmicas estará na alegoria 5, trazendo epidemias representadas através de monstros. No sétimo, que homenageia a ONU, através da união dos povos, 80 esculturas de pombas representarão a paz, e novo mapa-múndi será desenhado pela escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário