Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PORTELA - Organização do Desfile 2005

Disposta a passar uma mensagem consciente na Sapucaí, a Portela está se dedicando a obter novamente os louros de décadas passadas, quando era uma das concorrentes ao título de campeã do carnaval carioca.

Os carnavalescos Amarildo Mello e Nelson Ricardo foram contratados pelo novo presidente da agremiação, Nilo Figueiredo, para desenvolver o tema "Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo!", que será baseado na Declaração do Milênio, elaborada na sede da ONU por chefes de Estado.

O documento propõe objetivos a serem atingidos pela erradicação da pobreza e da fome no mundo, expandir a oferta de ensino básico para as crianças, buscar a igualdade entre os sexos e mais autonomia para a mulher, reduzir a mortalidade infantil, aprimorar a saúde materna, combater as enfermidades endêmicas (AIDS, Malária, Ebola, etc), assegurar a sustentabilidade do meio ambiente e estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento.

-  Vamos mostrar a união e alegria de todos os povos. A Portela é a grande mensageira das metas que precisamos cumprir para usufruirmos uma vida melhor - explica Nelson Ricardo, um dos carnavalescos da águia de Madureira.

Além dos dois artistas, uma numerosa comissão de carnaval participa dos trabalhos de barracão: Nil (filho de Natal), Carlos Monte (diretor cultural), Adílson (diretor social), Cláudio Cruz (assessor de imprensa), Marçalzinho (diretor de bateria), Walfler Silva, Verinha da Portela e Lotar, já realizaram pesquisas e estão ajudando os carnavalescos a colocarem em prática as idéias que poderão encantar o mundo.

Confira o roteiro que a azul-e-branca 21 vezes campeã do carnaval mostrará na Sapucaí:


Abre-alas: "Caos da humanidade" - Exibirá o possível futuro reservado à espécie humana, retratando um planeta robótico, high-tech e frio.

Primeiro setor: "O mundo está doente" - as alas mostrarão que o ser humano precisa de alimentação e lembrarão que falta comida na mesa de boa parte da humanidade.

Segundo setor: "Cio da Terra" - esta parte engloba somente o carro a seguir.

Segundo carro: "Cio da Terra" - visa destacar a vontade da azul-e-branca em tornar realidade a erradicação da fome no mundo.

Terceiro setor: "Ensino básico e brincadeira" - as fantasias vão retratar a esperança de que toda criança tenha educação de qualidade.

Terceiro carro: "Trabalho de criança, estudo e brincadeira" - falará sobre a importância dos jovens brincarem, desde que esteja estudando e não esteja na rua trabalhando.

Quarto setor: "Igualdade entre sexos, mortalidade infantil e saúde da gestante" - um grito de alerta para o mundo para que os direitos das mulheres e das crianças sejam respeitados e diminuam os índices de violência.

Quarto carro: "Paz, segurança e desarmamento" - exibirá o combate a todos os tipos de violência.

Quinto setor: "Combate às endemias" - faz referência a diversos tipos de doenças que castigam a Terra, como a africana, amazônica e global, representada pelo vírus HIV.

Quinto carro: "Palácio da saúde, contra os monstros das endemias" - uso da tecnologia em prol da saúde com as produções e pesquisas em solo brasileiro de diversos tipos de vacina.

Sexto setor: "O meio ambiente e a sustentabilidade" - alas simbolizando águas limpas e a preservação das riquezas naturais, fauna e flora integrarão esta parte do desfile.

Sexto carro: "A mãe natureza exige respeito" - apelo para a preservação do meio ambiente e das fontes de recursos naturais.

Sétimo setor: "União dos povos para o desenvolvimento e pela paz" - nomes como Gandhi, Dalai Lama, Sérgio Vieira de Mello, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King representarão a esperança de um mundo mais pacífico e solidário.

Sétimo carro: "A ONU" - homenagem a Organização que tenta promover o diálogo entre as nações do planeta, evitando possíveis conflitos e guerras.

Oitavo setor: "Carnaval: oito idéias para mudar o mundo" - os objetivos do milênio propostos pela ONU terão seu ponto alto aqui no Brasil com o desfile da Portela, quando serão divulgados para todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário