Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PORTELA de Monarco

UM AMOR CHAMADO PORTELA (Coluna Viva mais e Melhor - Sérgio Cabral - 31/01/05).
Monarco fala de shows, da homenagem da Unidos do Jacarezinho e da escola do coração.
Ele será homenageado pela Unidos do Jacarezinho, vai desfilar na sua escola do coração, e fará um grande show, com a Velha Guarda, no mês de abril, na França. Monarco da Portela está com a agenda cheia até o fim do primeiro semestre.

“Fui convidado para participar do projeto do Centro Cultural Banco do Brasil sobre o Ismael Silva, estou sendo homenageado pela Unidos do Jacarezinho, vou para a França com a Velha Guarda e ainda cantarei nos Arcos da Lapa no Carnaval!”, avisa o entusiasmado sambista de 71 anos e 40 de carreira.

Para Monarco, que começou a fazer sambas ainda pequeno, o sucesso e o reconhecimento de sambistas novos e de sua geração é considerado um grande presente de Deus e do destino.

O ex-vendedor de peixe, hoje, agradece ao samba tudo o que conseguiu na vida. “Ao lado do samba sofri, quase passei fome, mas Deus foi muito bom comigo e agora posso dizer que vivo e sobrevivo de samba”, diz o mestre.

O compositor se orgulha de nunca ter cedido a imposições comerciais e faz questão de ressaltar a sua fidelidade ao samba de raiz. “Sempre fui fiel à minha linha de compor. Nunca entrei em modismos. Nunca me prostituí”, conta. “Adoro fazer samba e a melhor coisa é poder mostrar aos amigos e saber que as pessoas gostaram”, acrescenta o pai do maestro Mauro Diniz que, em 1995, ganhou o prêmio Sharp, na categoria Cantor de Samba.

O compositor de músicas como Vai Vadiar e Coração em Desalinho, parcerias com o amigo Ratinho de Pilares, ao falar da “querida Portela”, não mede os adjetivos. “O samba está muito bonito. Fui eu que, no sorteio, consegui colocar a Portela para ser a quarta a desfilar na segunda-feira. Me chamaram de mão santa! Nossos últimos desfiles foram de manhã cedo. Desta vez sairemos no início da madrugada”, avisa. “Vamos mostrar a beleza da nossa azul-e-branco na Sapucaí. A águia vai entrar na Avenida com força total”, completa o sambista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário