Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PORTELA - Águia 2005

ASAS DE FERRO (O DIA - 14/01/05)
Escultor prepara águia da Portela a sete chaves
Um passarinho que contou: a águia virá mesmo no desfile da Portela. O boato de que o maior símbolo da escola ficaria fora da apresentação se espalhou. Ocorre que a ave está sendo construída há 15 dias em barracão secreto. A grande novidade é que desta vez o pássaro – destaque no abre-alas – será de metal. A tradição da Azul-e-Branca está sólida como ferro.

O revestimento será com chapas, que ganharão forma manualmente. Para a relíquia ficar pronta a tempo da festa, a equipe trabalha duro diariamente das 8h às 22h.

O artista plástico evita dar detalhes sobre o trabalho, guardado a sete chaves pela diretoria da escola. O fato de ser construída fora colaborou para o disse-me-disse sobre a ausência da ave no desfile.

Fazer a águia não é para qualquer um. O serviço exige quase devoção religiosa. Foi justamente a ave-símbolo da Portela que atraiu Juaguaci para o samba. Em 2001, ele bateu às portas da Azul-e-Branca, com algumas peças em metal de sua coleção. Não conseguiu vaga para trabalhar na Águia, mas foi encaminhado à Beija-Flor. Lá, fez o carro alegórico do Grande Cisne, com cavalos alados. A partir daí, fez esculturas para a Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Tijuca e Salgueiro, além da Vai-Vai, de São Paulo.

“Um dia, conversava com um grupo de pessoas na Portela. Era tratado sem distinção. Quando souberam que eu estava fazendo a águia, tudo mudou. Passaram a me dar muita atenção”, conta ele, que receberia muitos conselhos. “Eles ficam preocupados se a águia vai quebrar”, diz, rindo.

Segundo o artista plástico, o mito da Portela pesará 200 quilos de ferro. Terá 11 metros de comprimento. A envergadura da asa chegará a 20 metros. Três dias antes do desfile, a escultura gigante será transportada do esconderijo para o barracão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário