Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 31 de janeiro de 2017

PORTELA (85 Anos)

PORTELA CHEGA AOS SEUS 85 ANOS (O DIA – 10/04/08)

Escola de Madureira, que faz aniversário amanhã, festeja e acredita ter retomado o caminho das glórias perdidas.

São mais de oito décadas de histórias embaladas pelos sons de repiques e tamborins. Maior colecionadora de títulos do Carnaval carioca — foram 21 campeonatos —, a Portela completará amanhã 85 anos de existência. Vai comemorar com festa na quadra em Madureira, onde celebrará também a retomada dos bons resultados na competição: foi a quarta colocada no desfile deste ano após 10 anos de jejum no Sábado das Campeãs.

Personagem histórica, mais velha até do que a agremiação, Maria das Dores Alves Rodrigues, a Dodô, 88 anos, garante ter fôlego para os festejos. Presente em 18 dos títulos e ex-porta-bandeira, a baluarte, que já desfilou até como madrinha de bateria, em 2004, acredita que o último Carnaval foi o da retomada, depois de anos difíceis. “A Portela nunca deixou de ser grande, mas este ano mostrou que tem condições de voltar a brigar para ser campeã”, diz ela.

Dodô afirma ter um motivo a mais para comemorar: “A festa é ainda maior para mim, pois no mesmo dia 11 de abril, em 1934, segurei pela primeira vez a bandeira da Portela”, conta Dodô, que foi porta-bandeira até 1956.

INOVAÇÕES

Saíram de Madureira muitas das inovações nos desfiles das escolas de samba. Se hoje são obrigatórias, as alegorias causaram furor quando foram usadas pela primeira vez, em 1935. A agremiação também foi a pioneira no uso do reco-reco na bateria e na adoção da comissão de frente uniformizada.

É esse tipo de coisa que os veteranos da Portela gostam de lembrar. Nada de recordar, por exemplo, o Carnaval de 2005, quando a Velha Guarda foi impedida de desfilar para não estourar o tempo. O diretor Aluízio Duarte, o Coelho, 83, diariamente reserva algumas horas para ir à quadra relembrar os velhos tempos. 

Viúva do compositor Manacéia, Iolanda Andrade, a Dona Neném, tem a mesma idade de sua escola, na qual começou a desfilar aos 14. “Há 12 anos voltei, depois da morte de meu marido”, conta, acrescentando que o maior orgulho é ver filhos, netos e bisnetos também defendendo o azul e branco.

Quadra ficará ainda melhor

As comemorações do 85° aniversário, que incluem missa em Ação de Graças e shows de grupos de pagode, acontecerão dias antes da quadra da Portela ser fechada para obras. Em maio, serão construídas 20 salas de aula, onde a escola oferecerá cursos de formação profissional para jovens da comunidade. “É aniversário da Portela, mas é a comunidade quem ganha o presente. Ampliaremos ainda mais nossos projetos sociais”, diz o presidente da escola, Nilo Figueiredo, que comemora o aniversário confiante em que a Portela voltará a ser campeã: “Ninguém é mais importante do que a Portela. Somos berços de grandes compositores. E os nossos baluartes estão voltando a freqüentar a quadra”, ressaltou ele.

O último campeonato da Portela foi em 1984, com o enredo ‘Contos de Areia’, dividido com a Mangueira. Desde 1970, a escola não vence o Carnaval sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário