Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Doca (Roda de Samba)

TIA DOCA VOLTA AO CENTRO (JORNAL DE BAIRROS - 13/04/2008)


Famosa roda de samba de Madureira agora pode ser aplaudida na Estudantina, na Praça Tiradentes.

No Rio, o samba desceu as ruelas dos morros do Centro e se espalhou pela cidade. O ritmo envolvente com gingados da cultura africana fez barracão da Zona Norte à Zona Sul. Décadas e décadas depois, faz o caminho inverso e dá ao Centro um novo espaço para o pandeiro, o cavaco e o tamborim. Dessa vez foi a roda de samba da Família Tia Doca que resolveu voltar à cidade. Agora, o tradicional batuque da portelense, que há 17 anos agita as noites de domingo em Madureira, pode ser aplaudido na Gafieira Estudantina, na Praça Tiradentes, todas as sextas-feiras à noite.

- Vai ser uma batalha. As pessoas não têm costume de frequentar a Praça Tiradentes, mas, para o samba da Tia Doca, nada é impossível — diz, confiante, Nem, filho da portelense e que comanda a roda.

Em 2000, o batuque da Tia Doca ecoou no Largo de São Francisco, quando passou a ser tocado no Centro Cultural Carioca. A cada sexta-feira, o público aumentava e, depois de três anos de festa, foi preciso procurar um lugar maior. A roda, então, passou para o salão na antiga sede do Cordão da Bola Preta, na Cinelândia. Segundo Nem, houve sexta em que a casa recebeu mais de mil pessoas.

- Foram cinco anos de alegria e de casamento perfeito — define o sambista.

Mas, em novembro, o clube, que há anos enfrentava problemas judiciais, perdeu sua sede e a roda de samba ficou sem lugar no Centro.

Mas só por lá mesmo. No Centro Cultural Tia Doca, o agito continuou a todo vapor. Mas Nem e a pastora da Portela não desistiram do público da cidade. Na primeira porta que abriu, quatro meses depois de deixar o Bola Preta, a roda voltou a ter um pezinho no Centro.

- O samba nasceu aqui. De pouco em pouco as pessoas vão chegar. Tenho certeza de que isso aqui vai ficar bonito, igual ao Bola Preta — prevê Tia Doca.

A roda de samba é realizada todas as sextas-feiras, a partir das 21h, e a Estudantina fica na Praça Tiradentes 79.

Público fiel lota Centro Cultural aos domingos

Em Madureira, o quintal do Centro Cultural Tia Doca, na casa 219 da Rua João Vicente, começa a ficar cheio por volta das 18h dos domingos. O público — cerca de 900 por edição — ainda é abençoado pela presença da Tia Doca, que meneia pela roda distribuindo sorrisos.

- Em Madureira, temos um público fiel, que espera a semana inteira e se prepara especialmente para ir à roda. Na Estudantina vemos um público bastante diferente. E essa diferença é interessante — diz.

A receita do sucesso do Pagode da Família Tia Doca é fácil de perceber. O ambiente é familiar, há qualidade no seleto repertório, a estrutura da casa garante a venda de petiscos sem filas grandes e a temperatura da cerveja é ao gosto do cliente: sempre gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário