Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Jovem Guarda Portelense (Diogo Nogueira)

FAMÍLIA NO CAMINHO DO SAMBA  (Jornal de Bairros – O Globo 09/03/2008)


Enquanto torce para que Estrada da Barra ganhe o nome de João Nogueira, Diogo repete sucesso do pai.

O Clube do Samba fechou suas portas na Estrada da Barra no final da década de 1980, mas a memória musical de João Nogueira, idealizador da casa, continua a ecoar no berço da boemia no bairro, seja na voz de seu filho Diogo Nogueira ou na iniciativa de Cesar Mariano, dono do Bom Sujeito, de mudar o nome de um trecho da via para Estrada Sambista João Nogueira. 

O abaixo-assinado lançado por Cesar no carnaval ganhou o apoio do ex-jogador Júnior e já tem mais de 500 assinaturas. O subprefeito da Barra, André Duarte, diz que a homenagem é justa e aguarda a solicitação formal, com a adesão dos moradores, para encaminhá-la à Comissão de Nomenclatura da prefeitura, que avaliará o pedido. 

Enquanto isso, Diogo segue os passos do pai. Seja no Recreio, onde mora, ou nos palcos da vida, o flamenguista, que chegou a jogar no time profissional do Fluminense mas teve de largar o futebol por causa de uma contusão no joelho, descobriu que sua praia é outra. 

- Freqüentava as rodas de samba desde criança, com meu pai. Até que pintaram os convites para cantar profissionalmente, e eu estava precisando da grana — conta Diogo, que em 2007 lançou um CD e um DVD com sucessos do pai e músicas próprias. 

Apesar do sucesso, Diogo mostra a mesma simplicidade de João por onde passa.

- Ele morreu em meus braços. Tenho o maior orgulho de ser filho dele e de ser comparado a ele. Quer dizer que tenho alguma virtude — brinca o cantor, que traz na voz o mesmo código genético. 

Compositor vencedor dos dois últimos sambas da Portela, Diogo herdou do pai também o amor pela escola. 

- Tinha 5 anos na primeira vez que fui lá. Chorei compulsivamente e depois ri. Era uma energia muito boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário