GRUPO ABC DA PORTELA (site grupoabc – 03/08)
Colombo, Edir e Noca
Origem:
“O primeiro passo de uma criança no mundo mágico das letras é pelo alfabeto, pelo ABC. Dessa forma, somos o Trio ABC da Portela”. Foi dessa forma que Colombo explicava a origem do nome do Trio ABC da Portela, que na primeira formação era composta por JORGE DO VIOLÃO, PICOLINO E COLOMBO, no início dos anos 60.
Com a saída de Jorge do Violão, Colombo convida Noca para compor a nova formação do Trio ABC.
Em 1969 Picolino resolveu investir numa carreira solo, e, então, Colombo convida Edir Gomes para aquela que seria terceira formação do Trio ABC da Portela, que durante anos alcançou grandes sucesso na música popular brasileira.
Em 1977, Noca também deixa o Trio ABC, para também investir em sua carreira. Colombo e Edir Gomes passam assim, a investirem em carreira individual.
Após algum tempo, um grupo de compositores da Portela passa a se reunir na Casa Amarela do compositor Zilmar, com a intenção de formar um novo grupo de Samba de Raiz. Desse grupo faziam parte Edir Gomes, Poli, Zilmar, Paulo César e Marquinho do Pandeiro, todos pertencentes da ala dos compositores da Portela.
Com a finalidade de resgatar a luminosa história do Trio ABC da Portela, Colombo, convida Edir Gomes, Poli, Zilmar, Marquinho do Pandeiro e Wallace do
Cavaquinho para comporem o que passará a ser o Grupo ABC da Portela, trazendo
em suas composições o verdadeiro samba de raiz.
Em janeiro de 2006 o grupo ABC da Portela grava seu primeiro CD – Semente do
Samba – com regravações de sambas antigos, como Portela Querida, Recordar e
Viver, O Homem do Pacoval, Hoje tem Marmelada e também gravações inéditas, como
Semente do Samba, Esse Cara é Bom, Portela Charmosa, Cortando a Solidão, e A
Chama, entre outros sucessos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário