Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Monarco (Show)

MONARCO, SÍMBOLO DA VELHA GUARDA DA PORTELA SE RECUPERA DE DOENÇA E FAZ SHOW NESTA QUINTA-FEIRA (O DIA – 18/09/08)


"Eu sou Portela/ Desde os tempos de criança/ Ainda guardo na lembrança/ Algo e vou revelar...’ O mundo do samba respira aliviado: o dono desses versos — responsável pelo resgate de sambas que permaneciam obscuros, graças à sua memória prodigiosa — está de volta à ativa.

Recuperado da Síndrome de Guillain-Barré, uma inflamação aguda dos nervos periféricos, Monarco retoma a agenda de shows e se apresenta hoje, no Circo Voador, ao lado dos companheiros da Velha Guarda da Portela e do filho, Mauro Diniz.

Quando a rara doença foi diagnosticada, o sambista, de 74 anos, não conseguia mais andar. “Em julho comecei a sentir um cansaço nas pernas que foi piorando, cheguei a levar um tombo dentro de casa. Fiz vários exames até descobrirem o que eu tinha”. Monarco passou 12 dias internado e recebeu 32 doses de imunoglobulina.

“Passei por momentos difíceis, mas graças a Deus está tudo bem. Em outubro participo de um tributo a Cartola, no Centro Cultural Light, depois vou para Brasília e Salvador. Tenho fé que estarei na Avenida com minha Portela querida”, diz o símbolo portelense, personagem do filme ‘O Mistério do Samba’.

Monarco enfim assistiu ao documentário e ficou feliz com o resultado. “Está muito bonito, simples e real. Marisa (Monte) e Paulinho (da Viola) vêm fazendo com a Velha Guarda uma coisa tão sincera, tão honesta. Não deixando morrer os sambas que eram feitos ali na comunidade, cantados sem se pensar em gravar, em sucesso”, avalia. 

O show de lançamento, também no Circo Voador, há três semanas, quando se apresentou ainda debilitado, está na lembrança. “Fui lá atrás na memória. Lutei tanto pela Portela, fico tão triste quando fazem alguma coisa contra ela. Senti emoção tão grande que não consegui me conter. Junto com o problema de saúde, uma mistura de felicidade e tristeza, o Circo gritando nosso nome”, diz, comovido. 

Emoção que novamente tomará a grande lona da Lapa, quando o líder da Velha Guarda entoar sucessos como ‘Tudo Menos Amor’, ‘Corri Pra Ver’, ‘Vai Vadiar’ e ‘Esta Melodia’ — um samba de terreiro, composto por Jamelão e Bubu da Portela, gravado por Marisa Monte e que também está no novo disco de Zeca Pagodinho.

Memória da Portela com 300 pessoas

Conversar com Monarco é mergulhar no universo que seduziu Marisa Monte. “Naquele tempo não tinha dinheiro como tem hoje, mas havia uma coisa mais sincera, sabe? Quando cheguei à Portela, o contigente da escola era de 300 pessoas, todos se conheciam”, lembra. 

“Seu Rufino, o primeiro tesoureiro, pagou 90 passagens de trem na estação de Oswaldo Cruz para os compontes da escola num desfile. Essa era a Portela em 1929... A gente sente essa saudade”.

Outros companheiros também ficaram na lembrança. “João da Gente, Vicentino, Ventura, Alvaiade, Manacéa, foram todos embora. Daquela turma, quem está aí somos eu e o Casquinha”, diz, saudoso. Mas existe renovação na Velha Guarda: Serginho Procópio, Áurea Maria, Neide Santana e Timbira dão expediente no grupo. 

“Mas só veste o fardão quem tem um passado, não é qualquer um”, avisa o guardião da azul-e-branco. “Todo mundo fala que o Brasil é um país sem memória, não quero a minha escola sem memória. Quero que os jovens saibam quem era Paulo da Portela”. Muitos já sabem, Monarco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário