Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Monarco (Recuperação)

MONARCO TERMINA FISIOTERAPIA, RECUPERA MOVIMENTOS NAS PERNAS E DIZ QUE ESTÁ 'PRONTO PARA OUTRA (O DIA – 09/09/08)


Menos de um mês após deixar o hospital onde ficou internado durante quase 15 dias, Hildemar Diniz, o compositor Monarco da Portela, de 74 anos, está mais animado do que nunca. Curado depois de ser diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença pouco comum na qual os nervos periféricos se deterioram, o baluarte conversou com o Dia na Folia sobre sua saúde e a recuperação. 

No bate-papo, o líder da Velha Guarda Show falou também de sua felicidade com a realização do filme "O Mistério do Samba", cujos parceiros bambas são os protagonistas, e da parceria de sucesso com a cantora Marisa Monte, que co-produziu o documentário e desde 1998, com o disco "Tudo Azul", está em contato com os sambistas. 

Cheio de disposição, o autor de clássicos como "Passado de Glória" e "Tudo menos amor" ressaltou sobre seu amor pela azul-e-branco de Oswaldo Cruz e o prazer de desfilar. O enredo do Carnaval 2009, que falará sobre o amor", foi exaltado pelo mestre. Viva Monarco.

Como está a saúde do senhor hoje?

"Estou bem. Larguei o tal do andador e estou usando uma bengala de leve. Fiquei feliz porque recuperei a força nas pernas. A fisioterapia terminou hoje (terça). Fui até comprar jornal sozinho. Estou pronto para outra. Os médicos só pediram para eu não me empolgar muito, porque fui no show do Circo Voador para lançar o filme e cantei sentado"

O que aconteceu realmente quando descobriu que tinha a Síndrome de Guillain-Barré?

"No princípio de julho, comecei a perder a força nas pernas, mas não tinha a noção do que era. Cheguei a tentar tratar com bolsa de água quente e remédio de reumatismo. Só que o problema era muito maior. Foi aí que os médicos tiraram um líquido da minha coluna e descobriram meu problema. Depois tomei 32 doses de imunoglobulina e fui melhorando".

Teve medo de morrer?

"Não, porque essa doença ainda não registrou nenhum óbito. Mas o grande risco é ficar aleijado e disso tive receio sim".

O que achou do filme "O Mistério do Samba" que homenageia a Velha Guarda?

"Não consegui ver o filme ainda. Só um pedaço bem pequeno ainda na produtora, mas mesmo assim fiquei feliz com o resultado. O filme resgata sambas antigos nossos e lembra de integrantes da Velha Guarda que já se foram como Seu Jair e Argemiro. Foi bom para todo mundo, para o samba e para nós".

Como o senhor avalia a relação de Marisa Monte com os sambistas da Portela?

"A Marisa sempre gostou a gente. Além de ser filha de portelense, ela nasceu para a música. Hoje, virou uma estrela nacional e sabe procurar o que é bom. Ela sabe da importância da Velha Guarda da Portela"

No filme, aparece uma caixa do senhor com mais de 50 fitas de sambas. Todo esse materia é inédito?

"Meu baú é precioso (risos). Tem muita coisa boa ali. Agora mesmo, o Zeca gravou "Não há mais jeito", uma música que só tinha a primeira parte. Dei para meu filho Mauro e ele fez a segunda. Realmente, o material daria para fazer vários discos"

O enredo da Portela de 2009 fala sobre o amor. É do seu agrado o tema?

"O amor é a luz do mundo. Desejo sorte aos carnavalescos pois é um tema que ajuda tanto o samba-enredo quando o desfile. É um ótimo enredo"

Como se sente quando chega o carnaval e a Velha Guarda é chamada para o desfile?

"Faço sempre o meu dever na Portela e espero que todos façam a sua parte. De qualquer forma, meu maior prazer na vida é defender a Portela na Avenida ao lado dos meus filhos e minha esposa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário