Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

PORTELA (Tabajara do Samba)

MESTRE NILO SÉRGIO CONVOCA TODOS OS RITMISTAS PARA O PRIMEIRO ENSAIO DE BATERIA DA PORTELA (o carnavalesco – 31/05/09) 

Nesta segunda-feira, a partir das 19h, a Portela faz o seu primeiro ensaio de bateria do ano. O mestre Nilo Sérgio convoca todos os ritmistas para estarem na quadra da agremiação. 

- Conto com a presença de todos com a mesma garra e união de sempre. Temos sempre que melhorar a cada ano, por isso que tenho a necessidade de contar com meus ritmistas a cada semana, desta forma vamos atingir o nosso objetivo, fazer um desfile sem erros e conseguir os quarenta pontos dos jurados - disse o mestre.

PORTELA 2010 (Patrocínio)

SÓ COM PATROCÍNIO (Jornal de Bairros - 31/05/2009)

A Portela está em dúvida entre dois enredos patrocinados para 2010, um sobre Angola. 

Segundo o presidente, Nilo Figueiredo, não há possibilidade de a azul-e-branco desfilar com um tema autoral. 

A Escola ficou em terceiro lugar este ano, a melhor colocação desde 1995. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

PORTELA 2010 (Enredo)

MILTON CUNHA GANHA MAIS DEZ DIAS PARA CONSEGUIR ENREDO SOBRE ANGOLA (o carnavalesco – 26/05/09) 


Nilo Figueiredo, presidente da Portela, aumentou o prazo para a chegada da primeira parte do patrocínio do enredo sobre Angola. Ao invés de final de maio, passou para 10 de junho. 

O carnavalesco Milton Cunha, que tem contrato assinado com a Acadêmicos do Cubango, do Grupo de Acesso, é autor de um tema que aborda o país africano. Ele também está tentando trazer recursos para o carnaval da azul-e-branca. 

- Ganhei mais dez dias. Acredito que até o dia 10 de junho chegue a primeira parte, que é de R$ 1 milhão - disse Milton. 

Caso a verba seja depositada, a escola de Niterói desenvolverá o enredo e Milton provavelmente integrará a equipe de carnaval, que atualmente é composta pelos carnavalescos Alex de Oliveira e Amauri Santos. 

Outra possibilidade de enredo na Portela é Brasília. A escola escolhida pelo governo do Distrito Federal será conhecida na próxima sexta-feira.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Velha Guarda da PORTELA (O Mistério do Samba)

FILME SOBRE A VELHA-GUARDA DA PORTELA RECEBE PRÊMIOS EM FESTIVAL DO CINEMA (o carnavalesco - 15/04/09)




Na noite desta terça-feira, o Vivo Rio foi palco da festa de premiação do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro. 

O mundo do samba e principalmente a Portela estiveram presentes no evento e saíram com dois troféus: Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Montagem Documentário. Todos através do filme "O Mistério do Samba", de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, que retrata o cotidiano e as histórias da Velha-Guarda da Portela.

O filme também mostra a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. 

O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

PORTELA (Certidão de Nascimento - 04/2009)




Aqui no Brasil, era muito comum que filhos fossem registrados tardiamente. Com a Portela não foi diferente. Em agosto de 1978, Caetano, Rufino e Cláudio decidiram registrar o Bloco Carnavalesco Escola de Samba de Oswaldo Cruz. Muito justamente fizeram menção a Paulo da Portela.

Declaramos, para os devidos fins, que no dia 11 de abril de 1926 formamos uma Junta Governativa para o grupo chamado Bloco Carnavalesco Escola de Samba de Oswaldo Cruz, cuja constituição era a seguinte:

Presidente: Paulo Benjamim de Oliveira, falecido em 30/01/1949
Secretário: Antônio da Silva Caetano
Tesoureiro: Antônio Rufino dos Reis

Esclarecemos outrossim que os outros cargos foram surgindo posteriormente até que se formasse uma Junta Governativa complete e uma diretoria.

Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1978.

Assinaram o documento:

Secretário: Antônio da Silva Caetano
Tesoureiro: Antônio Rufino dos Reis
Testemunha: Cláudio Bernardo da Costa

terça-feira, 11 de setembro de 2018

PORTELA 2010 (Carnavalescos)

LANE SANTANA: "DESEJO SORTE AOS DOIS NOVOS CARNAVALESCOS DA PORTELA" (o carnavalesco – 04/09)

Recém-chegado da Bélgica, onde trabalhou no carnaval local, o ex-carnavalesco da Portela Lane Santana disse, que não foi procurado pelo presidente da azul e branco de Madureira, Nilo Figueiredo.

-  Agradeço o Nilo, a Val (esposa dele), que coordenou o ateliê das fantasias da comunidade. Foi um ano difícil de trabalhar, mas o balanço é positivo. Conseguimos uma excelente colocação - afirmou Lane.

Com o aumento dos materias usadas no carnaval, Lane admitiu que precisou substituir materiais. Tudo para preservar o projeto inicial da escola e preservar as cores azul e branco da agremiação. - Queria manter as cores da Portela, manter a identidade da escola.

Ele desejou sorte aos dois novos carnavalescos, Amauri Santos e Alex de Oliveira. Sobre o futuro, Lane disse espera trabalhar numa escola do grupo de Acesso.

- Estava na Bélgica até semana passada, cheguei tem pouco tempo. Acho que a maioria das escolas do Grupo Especial já fecharam com algum carnavalesco, mas quero continuar no carnaval.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

PORTELA 2010 (Contratados)

PORTELA APRESENTA SEUS CONTRATADOS (o carnavalesco – 06/04/09)



Rogerinho, Dodô e Lucinha


Na tarde do último sábado, a Portela realizou com muita festa, mais uma edição da tradicional feijoada da família portelense. O presidente Nilo Figueiredo aproveitou para apresentar os novos carnavalescos para o carnaval de 2010, Amauri Santos e Alex de Oliveira.

A dupla agradeceu a oportunidade de fazer parte da família portelense. 

Em seguida, foi a vez do casal de mestre-sala e porta-bandeira Lucinha Nobre e Rogério Dorneles receber o pavilhão da agremiação e se apresentar para a comunidade . O casal bailou ao som do intérprete oficial Gilsinho, acompanhado da bateria do mestre Nilo Sérgio. 

sábado, 28 de julho de 2018

Portelenses (Entrevistas)

SE EU FOR FALAR DA PORTELA.... (Abril 2009) – Entrevista


Dirceu, Walter Santos e Ciloca

Quem chegar à Portela e perguntar por Damasceno de Souza, talvez possa passar pelo dissabor de ouvir um “não conheço ninguém com esse nome”. Mas se o visitante procurar por Ciloca vai ser indicado a conversar com um dos grandes baluartes e fundadores da velha guarda da escola. Desde 1941 na Portela, “Seu” Ciloca vivenciou várias transformações nos desfiles das escolas de samba, quando entre outras coisas, foi o responsável por ser o criador dos movimentos da asa da águia. Como não poderia deixar de ser, o Agogô Samba e Carnaval foi a Madureira conversar com o pessoal que fez a história da escola mais vezes campeãs do carnaval carioca, com um total de 21 títulos. Figuras tradicionais como Walter Santos, Dirceu e além do próprio Ciloca falaram dessa paixão que é a Portela.

Seu Ciloca, conta pra gente como é sua história na escola.

Ciloca – Nunca sai daqui para escola nenhuma, sou do tempo da D. Esther, uma das fundadoras da “Quem fala de nós come mosca”. Havia também outros grupos como “As baianinhas de Oswaldo Cruz” e “Vai como pode”. Foi a união desses grupos que em 1935, originou a Portela. O Dulcidio Gonçalves, que era o chefe de policia, na época ordenou a mudança do nome para Portela. Ele considerava o nome “Vai como pode” ordinário e impróprio... Em 1936 coloquei aço nas saias das baianas, que eram de goma, em 1970 eu fiz a primeira águia batendo asa, e, em 1976 coloquei os primeiros carros de ferro, também fogos na avenida. A Portela foi à primeira escola a colocar fogos.

E o nome Portela, foi em homenagem ao Paulo da Portela?

Ciloca – Não, foi por causa da Estrada da Portela, o Dulcidio Gonçalves polícia, como já te disse foi quem botou esse nome. Ele nos perguntou: vocês são de onde? Então, eu respondi: Estrada da Portela.

Dirceu - Isso, inclusive o Paulo acabou por herdar esse nome Portela pelo mesmo motivo e também por causa da escola. Todos moravam na região.

Como foi a convivência com o Natal?

Ciloca - O Natal não era da Portela, ele era de futebol. Ele veio pra Portela em 1964, na verdade o irmão dele, o Nozinho é que era da escola. Fez muito pela Portela e por Madureira.

Dá pra fazer uma comparação da Portela de tempos atrás até os dias atuais? Tem muita diferença da década de 70, 21 carnavais?

Dirceu – Agora ta melhor que antigamente, está mais organizado. Esse novo Presidente, o Nilo Figueiredo está dando uma vida para Portela fora de série.

A briga entre as escolas é só falácia ou existe realmente essa de levar troféu pra casa?

Dirceu – Quero falar um negócio para você, nem dentro da Marquês de Sapucaí tem briga, se você tiver que passar por dentro de uma co-irmã vão abrir para você passar. Dificilmente vão dizer que sua fantasia é feia, existe uma harmonia muito grande no mundo do samba, antigamente não existia isso, hoje isso acabou. Outro detalhe, na Portela eu desfilava com a minha mulher e nunca disseram gracinha para ela, não parece, mas isso é muito serio.

A cultura, o respeito que as escolas de samba produzem, qual à importância disso?

Dirceu - Hoje em dia, não se pode mais desvincular uma escola de samba com assistência social. Todas elas têm obras e cursos profissionalizantes. Na Portela, por exemplo, tem um curso que forma pessoas para trabalhar no barracão. São artesões, vidraceiros, carpinteiros, escultores, que depois vão trabalhar até em outras escolas, já com uma profissão.

São varias noites sem dormir, costurando fantasia, apertando o couro dos surdos, das caixas e dos tamborins. O que vocês tem a dizer sobre a Portela, da emoção em viver e fazer uma escola de samba, como é isso?

Walter dos Santos – Nas escolas de samba você tem que lidar muitas cabeças diferentes. Se para um está bom, para maioria não está. Há uma discordância e é preciso haver o debate, só assim as coisas funcionam. Não tem jeito, o clima de insatisfação vai existir até a aprovação de alguma idéia. Uma escola de samba é assim, se briga muito, mas o que vale é o convívio sadio e organizado.

Dirceu – Olhe com atenção! – nesse momento, Seu Dirceu aponta o dedo indicador para um grupo de meninas - Veja o número de crianças que brincam aqui, na escola. É um ambiente bem familiar, aqui não tem briga, aqui as pessoas se gostam. A Portela é harmonia e respeito, nós respeitamos a todos que vem, isso faz parte da nossa rotina. E nós consideramos se não o berço do samba, pelo menos um grande reduto do samba, daqui saíram grandes compositores e ícones da MPB, muitos estão por ai: Paulinho da viola, Zeca pagodinho, Marisa Monte e outros... “E se eu for falar da Portela não vou terminar”, como diz o samba do Monarco. 

sexta-feira, 20 de julho de 2018

PORTELA (Desfile)

PORTELA DESFILA PELAS RUAS DE OSWALDO CRUZ E MADUREIRA NESTE DOMINGO (o carnavalesco – 03/09)

Neste domingo, a partir das 17h, a Portela realiza um desfile de confraternização pelo terceiro lugar no Grupo Especial, conquistado no Carnaval 2009. 

O desfile será pelas ruas de Oswaldo Cruz e Madureira. Os diretores da comissão de carnaval e de harmonia convocam todos os componentes.

- A comunidade é nota mil e merece comemorar. A idéia é desfilar o amor pelas ruas de Oswaldo Cruz e Madureira.


segunda-feira, 9 de julho de 2018

PORTELA 2010 (Carnavalescos)

NOVA DUPLA DE CARNAVALESCOS DA PORTELA DETALHA PLANOS PARA O DESFILE DE 2010 (O Dia – 28/3/09)


Alex de Oliveira e Amauri Santos são recebidos com festa no barracão da azul e branco!

A Portela apresentou na tarde desta sexta-feira seus carnavalescos: Alex de Oliveira e Amauri Santos. 

Durante o evento, a dupla falou sobre o estilo de cada um e suas apostas para o Carnaval de 2010. 

Amauri Santos é desenhista industrial. Já Alex, além de arquiteto e designer de moda, foi Rei Momo por 10 anos e estreou como carnavalesco em 2009 na Unidos do Jacarezinho. Confira os principais trechos do papo com Alex e Amauri:

Como surgiu o convite para fazer o carnaval de 2010 da Portela?

Amauri: Ao deixar a Portela após o carnaval de 2008, deixei as portas abertas para o meu retorno, inclusive manifestando a vontade de um dia retornar, não com a pretensão de ser carnavalesco e sim, fazendo parte da equipe. Ao aceitar o convite da União do Parque Curicica, descobri que ser carnavalesco está no meu sangue e quando fui procurado pela direção da escola não hesitei em aceitar a proposta, pois sei que será a grande oportunidade de mostrar meu trabalho de 17 anos no Carnaval.

Alex: Fui procurado pela direção da escola que estudava a possibilidade de contratação de vários nomes além do meu e, graças a Deus, tudo correu bem e aceitei o convite desde o primeiro momento.

Como está sendo a transição do Alex Rei Momo para o Alex carnavalesco?

Alex
: Foram dez anos de sucesso no reinado de Momo e senti que a missão estava cumprida de uma maneira muito positiva. A decisão de passar a coroa surgiu de maneira muito natural. Porém, a minha ligação com a arte não se dá somente através da folia. Antes de ser Rei Momo, o Alex Oliveira é formado em arquitetura e professor universitário, pós-graduado em design de moda e Carnaval. É verdade que não tenho muitos anos de prática como carnavalesco, mas estou certo de que tenho conhecimento para assumir tal responsabilidade.

Como estão encarando o desafio de assumir o carnaval de uma agremiação como a Portela?

Amauri
: A ficha ainda não caiu. O que posso dizer é que estou muito feliz em retornar à escola onde sempre tive um relacionamento muito bom com todos e sei da exigência do torcedor portelense em relação aos resultados. Mas tenho certeza de que profissionalismo e seriedade não irão faltar em nosso trabalho. Conto com a energia positiva de todos para que os resultados sejam alcançados.

Alex: Estar na Portela é uma responsabilidade muito grande e com certeza a cobrança virá não só dos torcedores como de nós mesmos. Ao assumir essa responsabilidade estamos dispostos a trabalhar com muita garra para que os resultados sejam uma feliz surpresa para todos. Tudo o que faço na vida, coloco total dedicação. Assim foi nos 10 anos como Rei Momo e assim será como carnavalesco.

Como pretendem adequar o estilo mais moderno de fazer carnaval ao estilo tradicional da agremiação?

Amauri:
Acredito que desde 2008 a Portela vem se modernizando. O Presidente Nilo Figueiredo vem apostando nisso e meu estilo realmente é mais moderno. É possivel fazer um grande carnaval aliando modernidade e tradição. É esta a proposta que vamos levar para a Avenida em 2010.

Alex: Ao adequar elementos modernos cenográficos ao bom gosto clássico da Portela, nós podemos construir uma estrutura inovadora sem perder as raízes.

domingo, 1 de julho de 2018

PORTELA 2010 (Mestre-Sala e Porta-Bandeira)

LUCINHA NOBRE E ROGERINHO ACERTAM COM A PORTELA (O Dia – 27/3/09)


Rogerinho e Lucinha Nobre formam o novo casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela. A contratação foi acertada na tarde desta sexta-feira durante uma reunião com o presidente Nilo Figueiredo no barracão da escola, na Cidade do Samba.

Na ocasião, Rogerinho e Lucinha chegaram a dançar ao som do samba-enredo de 2009 da azul e branca e foram bastante aplaudidos por funcionários. 

Muito feliz com a contratação, o mestre-sala Rogerinho festejou: 'Hoje estou realizando um grande sonho de infância que é ser mestre-sala da Portela'. A porta-bandeira Lucinha Nobre fez coro. 'É uma honra fazer parte da Portela por ser a escola de grandes porta-bandeiras da história do carnaval'. 

O casal será apresentado à comunidade na próxima feijoada da escola, marcada para o dia 4 de abril, assim como os carnavalescos Alex de Oliveira e Amauri Santos.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

PORTELA (Carnavalesco)

EX-REI MOMO SERÁ O NOVO CARNAVALESCO DA PORTELA (O DIA – 23/3/09)

Novidade na Portela. Uma reunião nesta segunda-feira acertou a contratação de Alex de Oliveira, ex-Rei Momo do Carnaval, para o cargo de carnavalesco da escola. 

Ele dividirá a responsabilidade com o Amauri Santos, que em 2009 foi o responsável pelo desfile da União do Parque Curicica, do Grupo B. Alex, que é arquiteto, estreou como carnavalesco este ano assinando o desfile da Unidos do Jacarezinho. 

A dupla será apresentada oficialmente no dia 11 de abril, quando a Portela completará 85 anos. No último carnaval, a azul-e-branco ficou em terceiro lugar.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Portelenses (Depoimentos)

SAMBISTAS DERAM DEPOIMENTO PARA O CENTRO CULTURAL CARTOLA (o carnavalesco – 19/3/09)

O Centro Cultural Cartola recebeu Tia Surica e os compositores Noca da Portela e Zé Katimba no último sábado. 

Noca falou que foi descoberto depois de um elogio de Paulinho da Viola. 

Mais tarde, foi a vez de Zé Katimba, autor de 'O teu cabelo não nega' e 'Martin Cererê', clássicos sambas da Imperatriz Leopoldinense. Ele criticou o peso das fantasias que os componentes usam para desfilar e os rumos do carnaval atual. 

Por fim, foi a vez de Tia Surica, que contou seu amor pelo samba e o que já fez por ele. Ela lembrou em uma ocasião que precisou empenhar uma pulseira para comprar sua fantasia. 

Já passaram pelo Centro Cultural Cartola nomes como Dodô da Portela, Nelson Sargento, Monarco, Delegado, entre outros. De acordo com a instituição, até o final do ano, pelo menos mais vinte sambistas serão ouvidos. 


segunda-feira, 25 de junho de 2018

Gilsinho (Puxador)

GILSINHO CONTINUA NA PORTELA (o carnavalesco – 15/3/09)



Desde 2006 como a voz oficial da Portela, Gilsinho renovou com a escola de Madureira para o próximo carnaval. O presidente Nilo Figueiredo confirmou a presença do intérprete para 2010 e negou qualquer convite para desenvolver um enredo sobre os 50 anos de Brasília.

-  Não recebi nada. Posso receber amanhã, mas hoje não tenho nada.

Em relação a situação do casal do mestre-sala e porta-bandeira, o presidente ainda não tem uma decisão sobre o futuro dos dois na escola.

Outra dúvida é a situação do carnavalesco Lane Santana. O presidente Nilo ainda não renovou com o profissional para o próximo carnaval.

terça-feira, 5 de junho de 2018

PORTELA (Carnavalesco)

PORTELA: LANE GOSTARIA DE PERMANECER (o carnavalesco – 12/3/09)

Terceira colocada em 2009, a Portela voltou para o desfile do sábado das campeãs pela segunda vez consecutiva, fato que não acontecia há alguns anos. Lane Santana, carnavalesco que trabalhou em parceria com Jorge Caribé, gostou da experiência, que culminou com um bom resultado.

-  O maior resultado foi a superação da Portela em um ano tão difícil na questão financeira, não só para a escola, como para as co-irmãs. Felizmente, contei com uma equipe de barracão muito boa e dedicada. Trabalhar em parceria com o Caribe foi bem tranqüilo. Sob uma pressão imensa, conseguimos dar o nosso recado - disse.

Segundo ele, com o decorrer do tempo a agremiação de Madureira está em evolução, deixando de lado certas coisas que só atrapalhavam as tentativas de melhora. E isso tem se refletido nas boas colocações dos últimos anos, como conta:

-  Em 2009, eu coloquei pessoas ligadas ao enredo entre as baianas. Caso eu continue, vou tentar melhorar esse resultado. Provamos que é possível. A escola está se organizando, acertando a equipe. Ano após ano vai se aperfeiçoando. A cada carnaval se aprende mais. 

Ao ser perguntado sobre a razão de nenhuma nota máxima no quesito Alegorias e Adereços, o carnavalesco apontou a falta de dinheiro como o maior problema para a decoração dos carros. 

- Todas as escolas tiveram problemas financeiros. Talvez isso tenha sido um agravante. Dependo da dedicação dos decoradores e dos profissionais do ateliê. Sem dúvidas, o lado financeiro atrapalhou, mas conseguimos superar - afirmou.

sábado, 2 de junho de 2018

Walter Alfaiate

COM WALTER ALFAIATE (O Globo - 03/2009) 


Em geral associam você à elegância e à malandragem. Você se considera malandro? 

WALTER ALFAIATE: Me considero. Confundem malandro com pilantra, vigarista, vagabundo. Mas malandro trabalha, gosta de brincar, de sambar, de namorar. Malandro anda de cabeça em pé, chega bem chegado, todo mundo aplaude. Nunca gastei gasolina de camburão nem folha do Estado para bater processo (ou seja, nunca foi preso). 

Como vai sua alfaiataria? Você gosta de ser chamado de alfaiate, costureiro, estilista ou personal stylist? 

-  Per... o quê? Soa sonoro, mas nunca ouvi falar. Não quero esse negócio de coisa em inglês e francês. Negativo. Chama de alfaiate que está tudo bem. Não sou estilista, que só desenha, nem costureiro, que costura muito para mulher. Aliás, vejo cada roupa esquisita nos desfiles que vou te contar. Mas minha profissão está em extinção. Os da antiga estão morrendo, e ninguém mais aprende o ofício. O chinês chegou aqui para bagunçar a gente. Ele vende pastel, caldo de cana e roupa barata que não vale nada. E hoje o sujeito vai de calça jeans a casamento e formatura. Os fregueses sumiram todos. Não entra gente nem para fazer bainha. 

Como surgiu o apelido Walter Alfaiate? 

-  Nasci Walter Nunes Abreu. Virei Walter Sambista porque só trabalhava cantando. Depois passei a Walter Sacode (por causa do sucesso de “Sacode carola”). E aí Sérgio Cabral me batizou de Walter Alfaiate (dizia que era mais popular). Deu certo. 

Como será seu carnaval? 

-  Além do desfile na Portela, vou a Maricá defender uma grana. Eu, Monarco, Wilson Moreira e Nelson Sargento vamos fazer shows. Tem gente que me confunde com o Nelson, não sei por quê. Não pareço nada. Assim como me chamam de Walter Sargento, devem chamá-lo de Nelson Alfaiate. Ele que não fique zangado, mas sou mais bonitinho. (Risos.) Também vou aos blocos. Quando garoto, criei muitos, como o Bloco da Bacia. Tinham jogado fora uma bacia, peguei-a de brincadeira e fui para a frente do bloco. Começaram a botar dinheiro. A gente gastava em cachaça e cerveja. Antes, no carnaval de rua, o cara saía fantasiado de mulher, e a mulher de homem. Hoje não precisa, porque já andam vestidos assim o ano todo. Após o carnaval, entro em estúdio para gravar meu quarto CD. É um apanhado de sambas da antiga, tipo Ciro Monteiro, junto com meu lado crooner, de canções de dor-de-cotovelo. 

Quando você era crooner de boate, nos anos 50, foi convidado para o rádio, mas “tremeu”. Arrepende-se?

-  Não. Tinha 23 anos, sei lá o que seria de mim hoje se estourasse na época. Se tivesse explodido ali, podia ser que, com 68 anos (quando lançou seu primeiro disco), dissessem: “Já tá velho.” Como comecei tarde, hoje em dia me acham até broto. Por isso digo que me trato com pediatra. Ninguém diz que vou fazer 79 anos (dia 7 de junho). A voz está ótima. Em 2006 tive um edema, fiquei 28 dias internado. Sou hipertenso, mas me cuido. Afinal, o coração já é traiçoeiro de nascença. Além disso, ele se apaixona e depois fica chorando a traição das mulheres. E o meu parece que gosta de sofrer, minha vida amorosa é um desacerto danado (ele foi “amigado” quatro vezes e hoje “tá ficando”). Em 2008, tive pneumonia, mas já está legal. O samba me faz bem. Ele tem tudo: S de saúde, A de amor, M de mulher, B de bondade e A de amizade. 

terça-feira, 29 de maio de 2018

PORTELA (Estrela do Carnaval 2009)

PORTELA PROMETE FAZER FESTA PARA RECEBER O PRÊMIO ESTRELA DO CARNAVAL 2009 (O CARNAVALESCO – 03/3/09)

O reconhecimento dos jornalistas estrangeiros que trabalham no Rio e na cobertura do Carnaval 2009 encheu de orgulho a nação portelense. No próximo domingo, a azul-e-branca de Madureira promete estremecer as estruturas do Hotel Intercontinental, em São Conrado, local da premiação do Estrela do Carnaval 2009, oferecido pelo SRZD-Carnavalesco, para receber o troféu de Melhor Escola do Grupo Especial, na opinião da Associação dos Correspondentes Estrangeiros.

De acordo com um dos diretores de carnaval da escola, Alex Fab, o enredo "E por falar em amor, onde anda você?" provou que não tem fronteiras.

-  O enredo é universal. O amor está em cada pessoa, em cada canto do mundo. O enredo foi passado de forma responsável. Se eles tiveram essa visão, é porque a mensagem é positiva. A proposta do tema era levar o amor entre as pessoas, fico feliz que os jornalistas estrangeiros também tenham compreendido isso - comemorou Alex, que trabalha em parceria com Marcelo Jacob.
 
Uma das características do desfile da azul-e-branca foi a emoção aliada ao canto. Para Alex, isso foi possível graças aos ensaios na quadra, Sapucaí e em Madureira.

- Dentro das nossas apostas havia o fator emoção. Percebemos isso nos nossos componentes, nas arquibancadas, camarotes e frisas. Até porque o samba e o enredo têm esse apelo.

PORTELA 2009

Fotos – Desfile das Campeãs (o carnavalesco – 01/03/09)




 

domingo, 13 de maio de 2018

Luma de Oliveira (Rainha da Tabajara 2009)

LUMA DE OLIVEIRA PARA A PORTELA E EXIBE CORPO MAIS ENXUTO (O Globo – 19/02/09)


Luma atraiu os flashes na quadra da Portela. 

Ela atrai flashes, olhares e comove a Marquês de Sapucaí. Durante a estada de Luma de Oliveira no último ensaio técnico na Portela - escola da qual é rainha de bateria - na quarta-feira, 18, não foi diferente. 

Luma chegou meia hora após o início do ensaio e se postou à frente dos ritmistas, que já tocavam. Antes de mostrar samba no pé, ela cumprimentou o mestre de bateria, Nilo Sérgio, que aniversariava no dia, deu tchauzinho para os componentes da escola e, só depois, mostrou um pouco do que deve marcar a sua volta à Sapucaí. 

No último ensaio, ficou claro que o retorno da musa será em grande estilo, com direito a coreografia com um grupo de ritmistas que, em dado momento, se destacam da bateria para sambar com ela. Luma também já está com o corpão em dia. Usando um vestido curto e justo com as cores da escola, ela exibiu uma silhueta bem mais enxuta e que deve fazer a alegria dos marmanjos. 

Truculência deve ser marca do desfile 

Esse deve ser um dos pontos altos que devem coroar a volta de Luma de Oliveira ao Sambódromo depois de quatro anos afastada. Deve marcar o desfile também, a truculência com que os seguranças agem contra e imprensa, que tenta registrar a presença da rainha de bateria da Portela. Eles não economizaram empurrões durante o ensaio técnico de hoje e devem seguir a mesma linha no desfile da agremiação. Tomara que o show seja só de Luma.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

PORTELA 2009 (Ensaio Técnico)

PORTELA NO EMBALO DE EDUARDO PAES (ocarnavalesco – 15/02/09)




Embalada pelas "21 estrelas" exaltadas no samba-enredo e pelo bom resultado no Carnaval 2008, em que ficou na quarta posição, a Portela fez, neste sábado, uma boa apresentação no seu último ensaio técnico antes do desfile oficial, que acontece na segunda-feira, dia 23 de fevereiro. A escola de Madureira fez a estreia oficial do sistema de som da Sapucaí. Apesar de ainda um pouco abafado e uma caixa bem estourada no setor 11, o sistema passou no teste.

Ainda na concentração, o intérprete Gilsinho agitou o público que encheu as arquibancadas com o samba "Contos de Areia", de 1984, e que foi reeditado pela Tradição em 2004. Com quase 4.200 componentes (número divulgado pela direção), a Portela conseguiu corrigir os erros do primeiro e do segundo ensaio, mas não teve um ponto alto. O diretor de harmonia Marcelo Jacob explicou as mudanças.

- Hoje, a escola veio praticamente completa. Conseguimos o ensaio mais compacto, de forma mais técnica.


A comissão de frente, formada apenas por homens e que pareciam representar guerreiros, fez uma boa apresentação. O compromisso dos bailarinos, comandados pelo coreógrafo Jorge Teixeira, com a coreografia, quase toda ela oficial, chamava a atenção. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício e Danielle, foi bem. Sem cometer praticamente nenhum erro, eles ensaiaram com uma fantasia preparada para o treino no Sambódromo. Interessante observar que os guardiões que os cercam são casais de jovens bailarinos.

As baianas estavam em grande número, como de costume na Portela. Para evitar problemas com o andamento, a escola trará a ala no primeiro setor. Marcelo Jacob comemorou a apresentação no último ensaio técnico e fez uma promessa.

- A escola está pronta, com muita garra e muita vibração. Há muito tempo que eu não vejo uma comunidade tão unida e o povo tão interessado. Vai ser um ano diferente, pode esperar comunidade portelense, esse ano a Portela vai trazer o título - afirmou, confiante.

Quanto ao sistema de som do Sambódromo, o diretor de harmonia gostou do resultado. 

- Eu que vim na frente, achei excelente. Não tenho nenhuma reclamação, muito bom.



Como realizou nos dois primeiros ensaios técnicos, a bateria da Portela voltou a fazer bonito na Sapucaí, sendo que desta vez já com o som oficial do desfile. O ritmo cadenciado e as paradinhas bem ensaiadas foram os destaques do segmento, que manteve o andamento em 146 batidas por minuto (BPM) durante praticamente todo o treino. 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que é portelense, tocou agogô até a dispersão. Bem à vontade entre os ritmistas, com chapéu nas cores da escola, ele cantou o samba e recebeu o apoio de alguns componentes. Uma senhora o chamou de Dudu da Portela. 

- É difícil tocar agogô, mas deu pra brincar. Este vai ser o pior carnaval da minha vida, porque não vou poder desfilar. É capaz do samba atravessar se eu desfilar. Cheguei a pensar em desfilar na bateria da Portela, tocando repinique, mas teria que ter ensaiado, achei que fosse atrapalhar - disse Eduardo, que completou afirmando que agora torce para todas as escolas. 

Quando a bateria deixou o primeiro recuo, a comissão de frente já estava próxima do terceiro módulo de cabine dos jurados. Ao longo do desfile, as três bossas ensaiadas foram apresentadas várias vezes. No entanto, Mestre Nilo Sérgio, diretor de bateria da Portela, disse que no carnaval não haverá exageros na quantidade de paradinhas. 

- A afinação está perfeita e as paradinhas também. A cada cabine de jurados, a harmonia parava a escola. Nesses momentos, eu aproveitei para executar as três bossas várias vezes, mas no dia do desfile vou fazer menos, sem exageros - afirmou Nilo Sérgio. 

No final do ensaio, os ritmistas ainda tiveram tempo para treinar uma paradinha e coreografia que contarão com a interação de Luma de Oliveira, a rainha de bateria da azul-e-branca, que mais uma vez não compareceu ao ensaio. Ela só quer aparecer no dia do desfile oficial, conforme disse no dia da sua apresentação na quadra.

sábado, 14 de abril de 2018

PORTELA 2009 (Águia)

ÁGUIA (Jornal Extra – 15/02/09)




Um passarinho me contou que o clima no barracão da Portela não é dos melhores. Embora a escola não possa ser considerada uma das mais atrasadas na confecção de suas alegorias, a diretoria faz cara de poucos amigos para o que já está pronto. A ponto de o presidente Nilo Figueiredo ter determinado mudanças mais profundas em pelo menos um dos carros.

Uma dessas alegorias, que não encheram de alegria os manda-chuvas da escola, é exatamente o abre-alas. A psicodélica águia de 2008 deu lugar a uma ave humilde, sem demonstrar tanta imponência, e que, não sei bem o porquê, aparece pintada de amarelo, conforme mostra a foto acima.

Será que é assim que o símbolo da Portela vai para a Avenida?

segunda-feira, 9 de abril de 2018

PORTELA (LIESA)

PAES DEFENDERIA NILO FIGUEIREDO NA PRESIDÊNCIA DA LIESA (Jornal Extra – 15/02/09) 

Saí estarrecido da Sapucaí com uma história que ouvi já na madrugada de hoje. O prefeito Eduardo Paes estaria em aberta campanha para que Nilo Figueiredo, presidente da Portela, seja o substituto de Jorge Castanheira na próxima eleição da Liga Independendente das Escolas de Samba. 

A alegação seria de que o prefeito não aceita mais negociar com uma entidade comandadas por banqueiros do Jogo do Bicho. 

Não vou aqui entrar no mérito da questão. O prefeito tem o direito de predileção pelo candidato que bem entender. O problema surge a partir do momento em que, com esta atitude, ele tenta manter algum tipo de ingerência sobre a Liesa. 

O prefeito tem, sim, obrigação de intervir sobre o desfile do Grupo Especial. E, para isso, tem em mãos as armas institucionais que o permitem até promover uma licitação pela direção artística do espetáculo. 

O que ele não pode é querer alongar os seus tentáculos sobre a entidade que atualmente gerencia o desfile para justificar a relação que o Município teria de manter com ela.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

PORTELA 2009 (Comissão de Frente)

BAILARINO DO ROYAL BALLET INTEGRA COMISSÃO DE FRENTE DA PORTELA (JB – 13/2/09) 

Primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, o carioca Thiago Soares confirmou a participação na Comissão de Frente da Portela no carnaval 2009. O bailarino estará na Marquês de Sapucaí neste sábado, às 21h, no último ensaio da Portela na avenida antes do carnaval. 

Na Comissão, Thiago representará o Rei Arthur, e os demais componentes serão os Cavaleiros da Távola Redonda, em coreografia assinada por Jorge Teixeira. O enredo da Portela para 2009 é "E por falar em amor... Onde anda você?", de Jorge Caribé e Lane Santana.

domingo, 1 de abril de 2018

Luma (Rainha da Tabajara 2009)

A VOLTA TRIUNFAL DE LUMA (Jornal Extra – 13/02/09)




Quer ver Luma de Oliveira no carnaval? Então aproveite os 82 minutos do desfile da Portela porque este será o único momento em que a eterna musa da Sapucaí aparecerá publicamente nos dias de folia. “Para mim, a Avenida é sagrada. Eu não vou assistir ao desfile no domingo. Só vou lá na segunda para desfilar”, contou Luma à coluna. E a primeira aparição da rainha será triunfal: ela chegará à concentração depois de atravessar (andando) por entre todas as alas da azul-e-branco de Madureira. 

-  Normalmente vou ali na altura do Balança Mas Não Cai (edifício próximo à Central do Brasil) e ando até a concentração. Vou pegando a energia das pessoas”, revelou Luma em sua primeira entrevista exclusiva depois de se tornar rainha da Portela.

Faltavam 15 minutos para meia-noite quando Luma recebeu a coluna em sua mansão no Jardim Botânico. Logo na entrada, um grande espelho ocupa quase toda a superfície de madeira branca da porta. “Não é para eu me olhar”, diz a dona da casa explicando que aquilo é apenas uma maneira de se proteger contra o mau-olhado. E é bom mesmo Luma se preservar. Ela está deslumbrantemente linda com seus 64 kg (ela chegou a pesar 68 kg) e 102 cm de quadril (há alguns meses eram 104). Mas nem vá se engraçando. “Eu namoro (o tenente-capitão da Marinha Renato Melgaço) há um ano e quatro meses e estamos muito bem. Ele está comigo nos melhores momentos e nos mais ou menos também. Eu não tenho piores momentos. Ele respeita minha individualidade numa boa e me deu força para eu voltar ao carnaval”, conta Luma, que avisa ainda que ele não irá assistir ao desfile.

Na sala com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, tudo lembra carnaval. Em um quadro o desenho é de um pierrô, em cima do piano está a águia da Portela e o sofá é... azul! “A parte externa da casa também é azul, eu adoro”, diz. Entre um gole e outro de refrigerante light, Luma revela que um dos motivos que a afastaram da Sapucaí por três anos foi um problema no joelho esquerdo. 

-  Qualquer pessoa que malha muito vai ter esse problema um dia. Aconteceu, tive que fazer fisioterapia e não podia usar salto alto nem dançar”, disse a mãe de Thor e Olin, que mesmo milionária ainda conserva muitos amigos da época em que morava em Niterói. 

E os prazeres também são os mesmos, como ir à praia (na Reserva), ver filme até tarde e frequentar o Rio Scenarium, na Lapa. “A minha essência é a mesma. Eu não mudei nada, as pessoas mudaram em relação a mim”.

De fato. Nesta época do ano o telefone de Luma não para. São muitos convites: de musa de camarote da Sapucaí a madrinha do carnaval do Canadá. Educada, ela abre o sorriso encantador e diz não. 

-  Avenida para mim é para falar de amor, não para ganhar dinheiro”, diz a ex de Eike Batista, que pode recusar todos os convites que surgem esta época do ano. Até porque, ela não vive de carnaval. 

-  Eu não trabalho. E não sinto falta, mas é legítima a vida que eu levo, ela é real. Acho que as pessoas deveriam dar mais atenção e valor às donas-de-casa”. Daqui a 10 dias a rainha do lar volta a ser a rainha do carnaval carioca.

quinta-feira, 29 de março de 2018

PORTELA 2009 (Zezé di Camargo)

ZÉZÉ DI CAMARGO VISITA PORTELA (o carnavalesco – 12/02/09)



Se existisse o quesito amor, a Portela já largaria na frente. Foi isso o que se pôde ver na noite de quarta na quadra da agremiação. O clima de amor tomou conta do ensaio da comunidade no Portelão. 

O ponto alto foi a presença do cantor Zezé di Camargo, acompanhado do diretor de núcleo da Rede Globo Aloysio Legey. O cantor fez questão de acompanhar de perto o ensaio, cumprimentando a todos e posando para fotos com a comunidade. 

Durante o ensaio, o presidente da agremiação, Nilo Figueiredo pediu a atenção de todos para prestar homenagem ao cantor com a medalha do mérito portelense. 

O presidente entregou ainda uma placa de agradecimento ao Diretor da Rede Globo, ressaltando sua importância e profissionalismo na transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.

Para a alegria de todos os portelenses, o cantor se mostrou muito honrado e feliz por estar presente e próximo da comunidade, cantando versos de um dos maiores sucessos de sua dupla com Luciano: "É o amor".

terça-feira, 27 de março de 2018

Feijoada Original do Mundo do Samba (Fev/2009)

EDUARDO PAES CANTA NA FEIJOADA DA PORTELA (O DIA – 09/02/09)

Eduardo Paes apareceu de surpresa na feijoada da Portela, no sábado. O prefeito, que foi acompanhado da primeira-dama Cristina Assed e de vários assessores, foi direto para o palco onde ganhou um chapéu azul e branco e surpreendeu o público cantando os versos do clássico da escola de Madureira ‘Portela na Avenida’, ao lado do presidente da escola, Nilo Figueiredo, e da pastora da Velha-Guarda Tia Surica, organizadora da feijoada.

“Ficamos honrados com a presença do prefeito em nossa quadra. Quem não ficaria? Ele cantou muito bem e sem errar várias músicas, inclusive ‘Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida’”, disse Nilo, orgulhoso da visita.

Em outubro do ano passado, durante a campanha, Paes afirmou que gostaria de sair na bateria da Portela, sua escola de coração. Nilo afirmou que o aceitaria se ele tocasse tamborim em apenas dois dias de aula.

PORTELA 2009 (Gari Renato Sorriso)

GARI RENATO SORRISO VAI DESFILAR NA PORTELA (o carnavalesco – 04/02/09)




O barracão da Portela recebeu a visita do famoso gari Renato Sorriso que com a alegria e simpatia de sempre, contagiou mais uma vez a todos, a começar pelo presidente da agremiação Nilo Figueiredo.

A ideia inicial da escola era colocá-lo em uma das alegorias, mas o presidente foi taxativo: 

- Acho melhor mudar essa ideia: nada de alegoria, melhor mesmo é você desfilar no chão, porque de samba no pé você entende muito.

Renato agradeceu - sorrindo - o convite e disse que se sente honrado em desfilar pela escola mais uma vez.

Doca (Pagode)

A VOLTA DO PAGODE (O DIA - 04/02/2009)

Tia Doca, a já saudosa pastora da Portela, se foi — e há de estar se esbaldando no andar de cima com Jamelão, Luiz Carlos da Vila, Xangô e por aí. Mas seu pagode ficou. 

Domingo, seu filho Nem assume os trabalhos em Madureira, reabrindo a roda de samba com uma baita homenagem à mãe. 

sábado, 24 de março de 2018

Águia 2009 (Glaucio Bernardi)


ESCULTOR RESPONSÁVEL PELA ÁGUIA DA PORTELA HÁ QUATRO ANOS PROMETE SURPREENDER NO DESFILE DESTE ANO (Jornal Extra – 03/02/09) 

Pelos corredores do barracão da Portela só se fala em um nome: Glauco Bernardi. E não é para menos, depois do traumático desfile de 2005, quando a escola entrou na Avenida com sua Águia sem asas, o artista plástico e escultor passou a integrar o time da escola, com a responsabilidade de dar vida ao símbolo máximo da Azul-e-branco.




O artista conta que, ao assumir, preferiu garantir que nada pudesse acontecer de errado com a escultura e, por isso, ela vaio estática, toda prateada, o que chocou as pessoas, que esperavam por um bater de asas do símbolo da escola.

- No ano seguinte, ela já veio mais graciosa, segurando a bandeira do Brasil (o enredo era sobre os Jogos Panamericanos) - lembra Glauco.

Gigante cortada 

Para o artista plástico, o maior desafio aconteceu ano passado, quando os trabalhos no barracão estavam atrasados e a águia era simplesmente gigantesca - era a base do carro abre-alas. A escultura estava pronta, quando, na hora de montar, o problema apareceu. 

- Ela não passaria no barracão e nem no sambódromo. Por isso, metade dela foi cortada. Só de uma asa, tivemos que tirar mais de um metro e deio na altura, o que deixou ela toda desequalizada. Naquele momento, passei mal e fui hospitalizado. Mas deu certo - conta.

Para este ano, ele prepara uma águia no melhor estilo gladiador. 

- Ela vem com uma armadura, preparada para a disputa. E será a maior águia já construída - revela Glauco, que nunca tinha imaginado a devoção que os portelenses tem ao pássaro.

Entre as situações mais engraçadas já vistas pelo escultor, foi no carnaval do ano passado, quando uma mulher parou em frente ao carro Abre-alas e começou a rezar. 

- Nunca tinha visto aquilo. Só senti o peso da responsabilidade e entendi o que é a Águia, o que ela representa, quando vi minha primeira águia desfilar - conta. 

Outra situação inusitada foi na praça de alimentação da Cidade do Samba, quando um homem parou ao lado dele e, vendo a águia no barracão, disse não ter gostado. 

- Ele esculhambou. Me despedi e disse: ah, eu que fiz. Foi uma cena!

Águia ganha reforços para o desfile 

Além da águia que promete surpreender a todos no Sambódromo, a Portela confirmou esta semana quatro nomes de peso para o desfile deste ano. Duas delas prometem levar muito axé para a Azul-e-Branco de Madureira: Mão Meninazinha de Oxum e Mãe Regina de Iemanjá, destaques que sairão perto da ala das baianinhas, que estarão fantasiadas como os dois orixás. 

Outro nome forte do samba que reforça o time pertelense é o gari Renato Sorriso, convidado pelo presidente da escola Nilo Figueiredo. Renato viria num carro alegórico, mas vai mesmo desfilar no chão, onde, segundo Nilo, ele sabe o que faz de melhor, sambar. 

Ontem, Rinaldo Gaudêlcio Américo, 37 anos, sósia do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, foi convidado para desfilar na escola. Ele estará vestido como o presidente americano. Rinaldo comprou até uma gravata nova, igual a usada por Obama no dia da posse. Sábado ele estará na quadra da escola.