ESCULTOR RESPONSÁVEL PELA ÁGUIA DA PORTELA HÁ QUATRO ANOS PROMETE SURPREENDER NO DESFILE DESTE ANO (Jornal Extra – 03/02/09)
Pelos corredores do barracão da Portela só se fala em um nome: Glauco Bernardi. E não é para menos, depois do traumático desfile de 2005, quando a escola entrou na Avenida com sua Águia sem asas, o artista plástico e escultor passou a integrar o time da escola, com a responsabilidade de dar vida ao símbolo máximo da Azul-e-branco.
O artista conta que, ao assumir, preferiu garantir que nada pudesse acontecer de errado com a escultura e, por isso, ela vaio estática, toda prateada, o que chocou as pessoas, que esperavam por um bater de asas do símbolo da escola.
- No ano seguinte, ela já veio mais graciosa, segurando a bandeira do Brasil (o enredo era sobre os Jogos Panamericanos) - lembra Glauco.
Gigante cortada
Para o artista plástico, o maior desafio aconteceu ano passado, quando os trabalhos no barracão estavam atrasados e a águia era simplesmente gigantesca - era a base do carro abre-alas. A escultura estava pronta, quando, na hora de montar, o problema apareceu.
- Ela não passaria no barracão e nem no sambódromo. Por isso, metade dela foi cortada. Só de uma asa, tivemos que tirar mais de um metro e deio na altura, o que deixou ela toda desequalizada. Naquele momento, passei mal e fui hospitalizado. Mas deu certo - conta.
Para este ano, ele prepara uma águia no melhor estilo gladiador.
- Ela vem com uma armadura, preparada para a disputa. E será a maior águia já construída - revela Glauco, que nunca tinha imaginado a devoção que os portelenses tem ao pássaro.
Entre as situações mais engraçadas já vistas pelo escultor, foi no carnaval do ano passado, quando uma mulher parou em frente ao carro Abre-alas e começou a rezar.
- Nunca tinha visto aquilo. Só senti o peso da responsabilidade e entendi o que é a Águia, o que ela representa, quando vi minha primeira águia desfilar - conta.
Outra situação inusitada foi na praça de alimentação da Cidade do Samba, quando um homem parou ao lado dele e, vendo a águia no barracão, disse não ter gostado.
- Ele esculhambou. Me despedi e disse: ah, eu que fiz. Foi uma cena!
Águia ganha reforços para o desfile
Além da águia que promete surpreender a todos no Sambódromo, a Portela confirmou esta semana quatro nomes de peso para o desfile deste ano. Duas delas prometem levar muito axé para a Azul-e-Branco de Madureira: Mão Meninazinha de Oxum e Mãe Regina de Iemanjá, destaques que sairão perto da ala das baianinhas, que estarão fantasiadas como os dois orixás.
Outro nome forte do samba que reforça o time pertelense é o gari Renato Sorriso, convidado pelo presidente da escola Nilo Figueiredo. Renato viria num carro alegórico, mas vai mesmo desfilar no chão, onde, segundo Nilo, ele sabe o que faz de melhor, sambar.
Ontem, Rinaldo Gaudêlcio Américo, 37 anos, sósia do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, foi convidado para desfilar na escola. Ele estará vestido como o presidente americano. Rinaldo comprou até uma gravata nova, igual a usada por Obama no dia da posse. Sábado ele estará na quadra da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário