Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 5 de julho de 2016

PORTELA (Futuro)

ALUNOS E PROFESSORES DE MADUREIRA TORCERÃO PELA VITÓRIA DA PORTELA (site da Escola – 03/12/07)


O futuro Portelense

"Durante toda minha vida de trabalho, jamais vi ou tive conhecimento de um projeto tão importante unindo a Escola de Samba às Escolas Municipais. Ao levar o seu enredo para os nossos estabelecimentos de ensino, a Portela não apenas enriqueceu as pesquisas que nossos alunos já faziam sobre o meio ambiente, mas também despertou em cada um desses jovens a responsabilidade para a preservação ambiental. Esse vínculo tornou-se muito forte e saibam que, em fevereiro, mais de 100 mil pessoas, reunindo diretores, professores, alunos e seus pais estarão todos torcendo pelo sucesso da Portela na Avenida".

As palavras são da coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Município, Célia Napole, na cerimônia de encerramento da primeira fase do Projeto Junte-se a Nós!, desenvolvido pelo Departamento de Projetos Sociais da Portela com a 5ª CRE, da Secretaria Municipal de Educação. 


Emocionada com as palavras da educadora, a coordenadora de Projetos Sociais da Portela, Val Carvalho, afirmou que os projetos sociais da Escola estão de portas abertas para receber as crianças encaminhadas pela 5ª CRE. "Eles poderão aprender a arte do samba na nossa quadra e participar de atividades de aprendizado em nosso barracão. Este é o papel social da Portela para com a sua comunidade" – ressaltou.

De outubro a novembro, alunos com idades entre 6 e 16 anos realizaram trabalhos de desenho, produção textual (redações, pesquisas, poemas, poesias, etc.) e maquetes sobre o enredo "Reconstruindo a Natureza, Recriando a Vida: O sonho vira realidade".

Técnicos e professores da 5ª CRE fizeram a seleção de nove finalistas de cada modalidade, cabendo ao júri integrado pelo carnavalesco Cahe Rodrigues, a publicitária Marta Queiroz, o jornalista Cláudio Vieira – autores do enredo -, os compositores Júnior Escafura e Celsinho de Andrade, dois dos cinco autores do samba-enredo, e técnicos do Departamento de Projetos Sociais da Portela a indicação dos vencedores.

Vencedores – Desenho – 1º lugar: Gustavo Soares de Almeida, EM Bolívia; 2º - Larissa pacheco Cosentino – EM Bolívia; 3º - Linn Marques Sacramento – EM Quintino Bocaiúva; Produção textual – 1º lugar – Pedro Rafael Figueiredo – EM Quintino Bocaiúva; 2º - Caroline da Silva Leite – EM Embaixador João neves da Foutoura; 3º - Tadeu Franco da Fonseca – EM Quintino Bocaiúva; Maquete – Turma 1.401 da EM Astolfo Rezende, orientada pela Profª Mônica.

Prêmios - Os ganhadores receberam livros da Ediouro Publicações e da Íris Editora, além de kits da Fox Film do Brasil sobre o lançamento do filme Horton que acontecerá em janeiro, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – que também distribui mudas de plantas, simbolizando sementes da Portela. A turma vencedora da maquete participará de uma excursão guiada ao Parque de Marapendi.

Autoridades - Além da coordenadora da 5ª CRE, estiveram presentes à solenidade a assessora adjunta Simone Nunes e a diretora da Divisão de Educação Márcia Amenta, daquela Coordenadoria; Danielle Simas, diretora do Centro de Educação Ambiental, representando a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Fernandes; e o presidente do Rotary Club de Madureira e diretor da Associação Comercial de Madureira, Helio Alves Benício.

Delegações - As Escolas Municipais da região foram representadas por delegações de professores e alunos dos seguintes estabelecimentos: Desembargador Montenegro, Bolívia, Maria Baptistina Dufles Teixeira Lott, Olegário Mariano, Mozart Lago, Quintino Bocaiúva, Aldemar Tavares, Embaixador João neves da Fontoura, Sílvio Romero, Irineu Marinho, Oswaldo Goeldi, Barão do Amparo, Ministro Edgar Romero e Astolfo Rezende.

Durante o evento, a Piraquê serviu o lanche da garotada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário