Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



sábado, 30 de julho de 2016

PORTELA 2008 (Preparativos)

PINCELADA VERDE NA AZUL-E-BRANCO (JB ONLINE – 16/12/07)


Quando a azul-e-branco de Madureira pisar a Passarela, um aroma de floresta entrará na Avenida, entranhado nos componentes. Com o enredo Reconstruindo a natureza, recriando a vida: O sonho vira realidade, a Portela - que não ganha um carnaval desde 1984 - vai brigar por uma vaga entre as campeãs. Nesta empreitada, o carnavalesco Cahê Rodrigues tem muitos obstáculos a vencer. Um deles é modernizar uma agremiação tão arraigada no tradicionalismo. 

- É difícil inovar sem agredir, mas esta é nossa meta para o desfile deste ano - admite Cahê e exemplifica, com a ala das Damas da Dodô, seu desafio constante - Elas vêm com sombrinha. São senhoras que não podem estar vestidas de melindrosa. E, ao ver o croqui da nova fantasia, a Dodô me ligou e me emocionou. Disse que, por mim, ela tiraria o chapéu. Posso sair daqui e todas estas pessoas, essa tradição, vão continuar. 

O que fez Dodô se derreter foi saber que suas meninas representam flores do Jardim Botânico. 

A águia também está entre os pontos tradicionais que não ficam de fora dos desfiles em hipótese alguma. E, para 2008, o símbolo da agremiação foi confeccionado ainda maior, com 25 metros de comprimento. Apesar de não dizer como, Cahê garante que irá inovar. 

- É nosso grande amuleto - justifica Cahê. - Já até pensei em tirá-la dos desfiles, mas a idéia não vinga. Há também uma cobrança forte na presença do azul. 

Livros de botânica 

Como nem só de águia se mantém uma escola no Grupo Especial, Cahê foi buscar em livros de botânica e sobre o meio ambiente inspiração para carros e alegorias. 

- Da National Geographic vieram também inspirações. 

Para o enredo meio verde, meio azul, Cahê terá alas coreografadas com movimentos da natureza e um discurso alto astral. 

- A proposta é mostrar soluções viáveis para um planeta saudável. - diz Cahê. - Não teremos carros com poluição. Todas as escolas que já falaram sobre este mesmo assunto levaram para o lado negativo. Mostraram os seres humanos sofrendo. Vamos mostrar o belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário