Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PORTELA 2007 (Ensaio Técnico)

CONFIRA AS FOTOS DO ENSAIO TÉCNICO PORTELA NA SAPUCAÍ (site da Escola – 17/01/07)
 
Parecia Carnaval. O segundo ensaio técnico da Portela na Sapucaí, realizado no último sábado, 13 de janeiro, ofereceu ao público presente uma amostra do que a escola vai apresentar em 2007. A tensão presente era a mesma que normalmente antecede o desfile oficial.
 
A presença de uma alegoria com a Águia da Portela simbolizando o carro abre-alas ajudou a criar esse clima.  Essa alegoria foi uma idéia de última hora do Presidente Nilo Figueiredo.  O diretor de barracão da Portela, João Lopes, juntamente com sua equipe, cumpriram uma verdadeira prova olímpica pra finalizar o trabalho em tempo.
 
Uma presença que empolgou o público nas arquibancadas foi a do ginasta Diego Hypólito, que evoluiu junto à alegoria da Águia. Durante todo o percurso o ginasta executou no chão da Sapucaí diversos saltos mortais: um verdadeiro campeão em ação. Complementando esse clima, a simpatia da nossa Adriana Bombom à frente da Bateria do Mestre Nilo Sérgio foi um show à parte, demonstrando o perfeito entrosamento da musa com os ritmistas.
 
Em todos os setores da escola pudemos comprovar uma mistura de entusiasmo e responsabilidade, com especial destaque às alas de crianças e passistas mirins, motivo de orgulho para as equipes responsáveis.
 
E, numa verdadeira demonstração de amor à Portela, um das maiores sensações deste ensaio técnico ficou por conta justamente do público presente. E aqui registramos nosso obrigado a esses portelenses, em especial à sempre presente Torcida Guerreiros da Águia que, com sua animação habitual, contagiou o público presente, numa perfeita sintonia com o espírito da nossa azul e branco. 
 
Confira as fotos abaixo:


PORTELA 2007 (Ensaio Técnico)

A ÁGUIA E O CISNE (Passarela do Samba – O DIA – 16/01/07)
 
Apesar de toda chuva que caiu na noite de sábado, o público que prestigiou os ensaios da Estácio e da Portela presenciou um momento histórico. Depois de 27 anos afastada da Portela, Vilma Nascimento aceitou o convite do presidente Nilo Figueiredo para fazer a apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, integrado pelos jovens Diego Falcão e Alessandra Bessa , formados em sua escolinha.
 
Vilma deixou bem claro que a decisão de aceitar o convite em nada afetará o seu vínculo com a Tradição e afirmou que o seu afastamento da Portela não tinha nada a ver com a Escola, mas por motivos pessoais.
 
Antes do ensaio, fomos até a cabeceira da pista para abraçá-la. Vilma mantinha uma certa distância do casal, observando os mínimos detalhes de cada um, pronta para dar as orientações que julgasse necessárias. Brincamos:
 
-  Chegou uma informação lá da Concentração de que a Águia ficou toda boba quando soube que você está aqui.
 
Vilma sorriu e também gracejou:
 
-  Ela ficou arrepiada?
 
Respondemos que sim. Vilma, então, mostrou o braço e retribuiu, agora falando de verdade:
 
-  Diz pra ela que eu também fiquei.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Tabajara 2007 (Tradição)

A TABAJARA DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO (Jornal Extra - 14/01/2007)
 
Nos anos 60, graças a Ari Barroso, a bateria da Portela passaria a ser chamada de a “Tabajara do Samba”, tamanha era a perfeição do som produzido pelos ritmistas. Por ali, já passaram os mestres Betinho, da fundação à década de 60; Cinco, na década de 70; Marçal, na década de 80; e Timbó, na década de 90.
 
Arsênio Netuno de Castro, o Arsênio da Cuíca, de 66 anos, viu toda essa geração. Com 42 anos de Portela, não se sente constrangido por ser regido por um menino de apenas 14 anos.
 
- É bom ver essa garotada chegando. Me identifico melhor com eles — diz.
 
O toque do surdo
 
A bateria da escola tem como característica principal o toque do surdo de terceira, inventado por Sula, na década de 40, e o toque rufado de caixas. Tocar ali, não é tarefa fácil. Mas Wagner Cabral, de 23 anos, também acredita no talento de Gigante.
 
- O Gigante é dedicado e é importante renovar. Mas não dou mole para ele — brinca Cabral, primeiro repique da Portela.

Gigante (Prodígio)

CONTATO COM INSTRUMENTOS DESDE OS 8 ANOS (Jornal Extra - 14/01/2007) 
 
O menino Gigante chegou à Portela pelas mãos do pai Mário Lima Barbosa, o Gaúcho, integrante da ala de compositores da escola. E foi por intermédio dele que começou a tocar instrumentos de percussão, aos 8 anos. Já nessa época, ia aos ensaios para olhar a bateria.
 
- Vinha para a disputa de samba-enredo com meu pai. Mas, meu interesse mesmo era a bateria — conta.
 
Chance em 2003.
 
Foi de fininho que ele começou a se aproximar. Pegando um instrumento aqui, outro ali, em 2003 surgiu a primeira oportunidade de tocar na bateria, dada por Carlinhos Catanha, que o chamou para ensaiar entre os músicos da agremiação.
 
- O pessoal da bateria me ajudou muito. Tive orientação de todos para tocar os instrumentos — reconhece.
 
O primeiro desfile pela agremiação acabou acontecendo em 2004, quando também assumiu a direção da bateria da Filhos da Água, escola mirim da Portela. Ano passado, voltou para a escola principal.
 
- Tenho ciência da minha responsabilidade. Acho que essa é uma chance que não se pode perder — avalia.

Tabajara 2007 (Gigante)

PEQUENO NO TAMANHO, MAS GIGANTE NO TALENTO (Jornal Extra - 14/01/2007) 
 
Menino de apenas 14 anos é o segundo diretor da bateria da Portela!
 
Tamanho pode não ser documento, mas a responsabilidade de Luiz Fernando Barbosa, o Gigante, está acima dos seus 1,60 m de altura.  Grande mesmo, só o fato de, aos 14 anos, ter sido promovido a segundo diretor de bateria da Portela. Sua escolha, aliás, se deu justamente por ele ser pequeno e franzino — motivo do seu apelido. Mas todos dizem que o garoto dá o seu recado.
 
Dom não lhe falta: já aprendeu a tocar quase todos os instrumentos — no momento, vem se dedicando à cuíca. Vontade também não: é o primeiro a dar bronca, quando um ritmista comete uma falha. Às vezes, é ameaçado com um “cascudo”, mas fica só nas palavras.
 
- O pessoal respeita. Percebi que o Gigante tinha facilidade para entrar no meio dos ritmistas para passar as instruções. Eu o escolhi por isso e porque ele é competente — explica Nilo Sérgio, diretor de bateria.
 
Gigante agradece:
 
- É uma boa oportunidade. Quero me aperfeiçoar no toque de instrumentos e aprender outros ritmos.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PORTELA 2007 (Ensaio Técnico)

 
ÁGUIA PORTELENSE NO ENSAIO TÉCNICO
 
SALTOS DE DIEGO HYPÓLITO CONTAGIAM ENSAIO TÉCNICO DA PORTELA (O DIA – 14/01/07)
 
O Sambódromo foi palco dos saltos e piruetas do ginasta Diego Hypólito, no ensaio técnico da Portela, neste sábado. Desfilando na frente da escola, somente atrás do casal de mestre-sala e porta-bandeira e da comissão de frente, o atleta encantou o público com sua habilidade e não temeu o chão molhado da Sapucaí, por causa da chuva. No Carnaval 2007, Diego vai desfilar em um carro alegórico, o enredo da escola fala sobre o Pan. 
 
Além de Diego, o ensaio da Portela teve a presença das modelos Nana Gouveia e Rachel Blanc e o ex BBB, Agustinho. Para dar brilho ao ensaio, a escola levou seu carro abre-alas de 2006, com a águia, símbolo da agremiação, que estava com uma medalha de ouro e rodeada por homens, representando deuses olímpicos.
 
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego e Alessandra, fez sua estreia na Avenida, e mostrou perfeito entrosamento e segurança. Alessandra, entrou em dezembro no lugar de Andréia Machado, que saiu por motivo de saúde, e não pareceu sentir a estreia, dançando muito bem. Os dois já tinham formado o casal de mestre-sala e porta-bandeira do Arranco, no Grupo de Acesso. 
 
A bateria de mestre Nilo Sérgio mostrou segurança no ritmo, passou com cadência, mas não fez muitas paradinhas. Adriana Bombom, rainha da bateria, estava presente com um vestido transparente e curto. 
 
Com os componentes cantando forte o samba para 2007 e a bela interpretação de Gilsinho, a Portela evoluiu com tranquilidade, sempre com suas alas organizadas, e sem nenhum problema de buraco ou falta de emoção dos portelenses. Aliás, a escola de Oswaldo Cruz e Madureira receberia sempre nota 10, se houvesse um quesito emoção. 
 
Com a presença da ex porta-bandeira Dodô e Wilma Nascimento, a torcida lotando os setores da Sapucaí, fazendo uma grande festa, com direito a fumaça, bandeiras e acima de tudo paixão pela escola do coração, a Portela sempre pisa no chão do Sambódromo com força e comprova a cada dia, ser mais que uma escola de samba, uma verdadeira escola de vida. 

PORTELA 2007 (Enredo)

JORNAL DE BAIRROS (O Globo – 14/01/07)
 
Conduzida pela dupla de carnavalescos Cahê Rodrigues e Amarildo de Mello, a Portela vai falar sobre o esporte no enredo “Os deuses do Olimpo na terra do carnaval: uma festa do esporte, da saúde e da beleza”. Seus carros também estão entrando na fase de decoração. Mas o grande efeito só será visto na avenida, promete Cahê:
 
-  Vamos ter atletas executando movimentos de suas modalidades em alguns carros.

PORTELA 2007 (Ensaio Técnico)

CARNAVALESCOS DA PORTELA LEVAM ÁGUIA E BELDADES PARA ENSAIO TÉCNICO DESTE SÁBADO (O DIA – 13/01/07)
 
Novidades no ensaio técnico da Portela deste sábado. Os carnavalescos Cahe Rodrigues e Amarildo de Mello prepararam o último abre-alas da escola, que trazia a tradicional águia, para o treino deste sábado à noite na Marquês de Sapucaí. A alegoria, toda metálica, terá efeitos especiais, e é uma forma de abrilhantar ainda mais o evento, que já se transformou em palco de espetáculos. 
 
A outra atração da azul-e-branca, além da presença de sua guerreira comunidade, é o desfile de beldades femininas entre os setores. Cahe e Amarildo convidaram mulheres que já se apresentaram várias vezes no nosso carnaval, como Raquel Blanc, Nana Gouveia, Renata Santos, Janaína Guerra e a passista Keila para delimitarem os setores do enredo "Os deuses do Olimpo na terra do carnaval: uma festa do esporte, da saúde e da beleza".
 
O segundo ensaio técnico da agremiação de Madureira na Passarela do Samba em preparação para a folia deste ano está previsto para às 21h deste sábado. 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PORTELA 2007 (Porta-Bandeira)

A MAIS NOVA DO ESPECIAL  (Jornal Extra - 11/01/2007)
 
Alessandra, de apenas 19 anos, agora é a porta-bandeira mais nova do Grupo Especial. Ela substitui Andréa na Portela e admite que está sentindo um friozinho na barriga. Alessandra já dançou com Diego no Arranco e corre contra o tempo para recuperar o entrosamento. “Estamos ensaiando todos os dias”, conta.

Teresa Cristina (Circo Voador)

BATE-PAPO (Jornal Extra - 11/01/2007)
 
O encontro de duas gerações
 
Teresa Cristina e Beth Carvalho, que cantam juntas hoje no Circo Voador, conversam sobre suas trajetórias no mundo do samba.
 
Buscando se firmar de vez no cenário musical brasileiro, Teresa Cristina queria aprender um pouco mais com Beth Carvalho. Experiente, a Madrinha do Samba quis saber mais a fundo como surgiu uma das grande estrelas da nova geração do gênero. Num papo promovido pelo EXTRA, a dupla, que se encontra hoje, às 22h, em show no Circo Voador (na Rua dos Arcos, com ingressos a R$30), trocou figurinhas e mostrou que a descobridora da turma do Cacique de Ramos e a atual musa da Lapa podem até ter algumas diferenças, mas têm uma coisa em comum: o amor ao samba.
 
- Temos nossas características próprias, mas o samba nos une. Ele é nosso ponto em comum — diz Teresa.
 
Beth exalta a renovação:
 
- É sempre o jovem que faz ressurgir o samba. Foi assim lá no Cacique, e a história se repete agora na Lapa.
 
O show de hoje promete ser um prato cheio para os amantes do gênero. No repertório, a dupla lembrará canções que fizeram história.
 
- Vou cantar “1.800 colinas”, a primeira música que ouvi na voz de Beth, e também “Exaltação à Mangueira”, sua escola do coração — diz Teresa.
 
Além da verde-rosa, outra agremiação estará presente:
 
- Teresa sugeriu que eu cantasse uma sequência de músicas da Portela, porque eu sou a cantora que mais gravou sambas da escola, mesmo sendo mangueirense. 
 
Teresa, inclusive, brinca com essa característica.
 
- Como todo mundo no Rio, acho que, no fundo, Beth é um pouco portelense — diz ela.
 
Juntas, as duas vão cantar “Dor de amor”, além de um número especial no fim.
 
- Faremos uma homenagem a Braguinha — diz Beth.

Monarco (Atração)

SAMBA COM MONARCO  (Jornal Extra - 05/01/2007)
 
Compositor da Velha Guarda da Portela é a atração de hoje, à noite, na Quinta do Parque.
 
Autor de alguns dos mais belos sambas da história da Portela, Monarco é a grande atração na Quinta do Parque, no Maceió, em Niterói, hoje, a partir das 20h. Morador de Madureira, o sambista não esconde de ninguém a alegria de cruzar a ponte para cantar na cidade.
 
-  Niterói é uma cidade onde tenho muitos amigos e a turma gosta de samba — diz Monarco, que vai cantar músicas próprias como “De Paulo a Paulinho”, “Vai vadiar” e “Coração em desalinho”.
 
-  E com a proximidade do carnaval, o sambista já começa a se preparar para a grande festa:
 
-  Como bom portelense, nesta época já vou me preparando para a festa. A Portela é a minha cachaça.

PORTELA 2007 (Ginastas)

DANIELE E DIEGO HYPÓLITO VISITAM, AMANHÃ, O BARRACÃO DA PORTELA (Site da Escola – 04/01/07)
 
Com enredo sobre os esportes para o próximo Carnaval, a Portela já começou a convidar atletas das mais variadas modalidades para participar do desfile da escola esse ano. Campeão mundial de ginástica olímpica, Diego Hypólito foi o primeiro a ser chamado pelos carnavalescos Cahe Rodrigues e Amarildo de Mello e aceitou o convite.
 
Incentivada pelo irmão, a também ginasta Daniele Hypólito vai, amanhã, às 14h, conhecer o barracão da azul e branco na Cidade do samba. Quem vai apresentar à atleta as dependências da agremiação é Diego, que vai desfilar como o principal destaque da 6ª alegoria, representando os jogos Pan-americanos.
 
O barracão da Portela fica na Rua Rivadavia Corrêa, 60, na Cidade do Samba.