Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 29 de março de 2017

Surica (Sucesso)

TIA SURICA COMENTA SUCESSO DO FILME DA VELHA-GUARDA DA PORTELA (o carnavalesco – 14/05/08)

Madureira vai ganhar fama na França. O filme “O mistério do samba”, que mostra a história, as músicas e o cotidiano de alguns integrantes da velha-guarda da Portela, foi indicado ao Festival de Cinema de Cannes (de 14 a 25 de maio). E será no último dia que a obra encerrará pela noite a Mostra Cinéma de la Plage.


O documentário conta também com a participação de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, dois ilustres portelenses, além dos bambas Tia Surica e Monarco. O longa-metragem traz o trabalho de pesquisa feito por Marisa Monte, que recuperou composições esquecidas e assina o roteiro. A obra está prevista para estrear no Brasil no segundo semestre deste ano. A direção é dos talentosos Carolina Jabour e Lula Buarque de Hollanda.

Durante uma gravação em Madureira, mais precisamente na rua Julia Fragoso, os diretores, equipe de produção, técnicos, integrantes da velha-guarda portelense e famosos comeram peixe no quintal da casa de Tia Surica.

- O Monarco foi à feira e comprou os peixes. Aqui em casa, eu ajudei a temperá-lo. Foi praticamente um dia inteiro de muita animação. Todos adoraram – relembrou Tia Surica.

Confira a entrevista que tivemos com Carolina Jabour, diretora de “O mistério do samba”:

- Qual foi a sua reação ao saber da indicação do filme ao Festival de Cannes?

“Ficamos bem felizes. Uma honra nossa primeira exibição ser no Festival de Cannes”.

- Qual é a sua expectativa para a repercussão do filme em Cannes e em outros países?

”Espero que o filme seja bem recebido pelos europeus. É um filme sobre a raiz do samba, sobre a musica brasileira, tudo que eles adoram”.

- Como foi gravar o filme com a velha-guarda da Portela?

”As filmagens foram acontecendo e nós nos apaixonando pelos personagens e suas estórias. São pessoas que praticamente não existem mais, com valores preciosos sobre a vida. Aprendi muito sobre a alegria,a tristeza,a elegância, a generosidade”.

- Quais foram os melhores momentos da gravação?

”Foram tantos! Mas um bom momento foi uma das ultimas filmagens que fizemos. Um grande pagode na Portelinha (antiga quadra da Portela) com toda a velha-guarda, Marisa e Zeca Pagodinho. Foi lindo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário