Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



segunda-feira, 6 de março de 2017

Feira das Yabás (Inauguração)

FEIRA GASTRONÔMICA DO SAMBA (site ocarnavalesco – 05/05/08)



Marquinhos de Oswaldo Cruz e Dona Ivone Lara

O Rio de Janeiro vai ganhar, este mês, a Feira Gastronômica do Samba, a Feira das Yabás. O projeto é obra do cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, que tem por objetivo principal reunir as melhores cozinheiras do samba e resgatar a cultura negra, num encontro mensal na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz.

No evento, os amantes da boa culinária vão encontrar barracas com os mais variados tipos de comida, como feijoada, galinha com quiabo, rabada, caldo de mocotó e roupa velha, pratos que serão preparados com o tempero especial de tias bem famosas das escolas de samba cariocas, como Tia Doca e Neide Santana, ambas da Velha Guarda da Portela.

Além das comidas típicas de sambistas, quem for ao evento, marcado para o segundo domingo de cada mês, ainda será contemplado com uma roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz e seus convidados ilustres. E o melhor: de graça. Com patrocínio do Ministério do Turismo, da Prefeitura do Rio e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e apoio do Sebrae, da Fundação Cultural Palmares e do Mercadão de Madureira, o público não pagará ingresso para curtir a Feira. Será cobrado, apenas, o que for consumido nas barracas.

Na tarde de estréia, marcada para 11 de maio, Dia das Mães, a diva do samba, Dona Ivone Lara, vai fazer um show homenageando todas as mulheres, cantando sucessos como "Acreditar" e "Sonho Meu", músicas compostas pela cantora em parceria com Délcio Carvalho.

A bateria do Império Serrano também se apresentará em homenagem às mães, fazendo da roda de samba ainda mais animada.

Marquinhos de Oswaldo Cruz, que todos os anos agita o Rio com o seu já tradicional Pagode do Trem e é um dos criadores da famosa Feijoada da Portela, acredita que a Feira fará muito sucesso entre os fãs do bom samba.

-  Todos esses eventos atraem gente de todas as partes do Rio e até do Brasil porque enaltacem o bom samba. Tenho muito prazer de mostrar o meu trabalho, mas sempre permitindo que outros apaixonados pela nossa cultura façam parte de cada projeto e contemplem o público com o que há de melhor na nossa música. E o carioca e o povo de Oswaldo Cruz merecem um evento desse porte -diz Marquinhos.

Serviço:
Feira Gastronômica do Samba, a Feira das Yabás
Data: 11 de maio (Dia das Mães)
Todo segundo domingo de cada mês
Horário: Meio-dia (Início da Feira) – 14h (Início da Roda de Samba)
Atrações: Roda de Samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz - Convidados: Dona Ivone Lara e Bateria do Império Serrano
Entrada: Gratuita
Pratos: Os valores das comidas terão preços populares
Local: Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz
Classificação etária: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário