MUITO TRABALHO E PARCERIA
NA PORTELA (Bom dia
Rio - 15/01/08)
Componentes trabalham em ritmo dobrado para deixar tudo pronto para o carnaval. A escola conta ainda com a parceria com o Ibama.
A águia da Portela vai ganhar a companhia de leões e outros animais selvagens. Para se aproximar da realidade da nossa flora e fauna, os aderecistas estão caprichando nos detalhes com a consultoria do Ibama. O enredo que a azul-e-branca de Oswaldo Cruz vai levar para a Avenida é "Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade".
Basta entrar no barracão da escola para perceber que o trabalho delicado, artesanal, segue em ritmo de linha de produção. E nessa fábrica que corre contra o relógio, os operários passam mais de 14 horas por dia. A dedicação é para que tudo fique perfeito e pronto a tempo do espetáculo.
O resultado depois de um dia inteiro de trabalho é ir...
“...direto para a cama. É acordar e voltar para o barracão”, diz o auxiliar de aderecista, Laion de Lima.
Vale a pena esse esforço todo?
“Vale. Depois que a escola entra vale muito a pena, a emoção é muito grande”, completa.
A perfeição no acabamento não é suficiente. Os aderecistas têm que abusar da habilidade e ter rapidez durante a confecção das peças.
“O carnavalesco propôs fazer hoje oito peças. O que leva, mais ou menos, entre quatro a cinco horas”, conta uma das integrantes.
Tem que ser ágil e bom.
“Correto!”
Não pode sambar.
“Aqui não. Só na Avenida”.
É com esta determinação de quem faz o carnaval, que a Portela pretende mostrar suas garras na Avenida do Samba. O Bom Dia Rio descobriu que alguns carros alegóricos que sairão como leões vão rugir na Sapucaí.
Entre geleiras, os mistérios do fundo do mar e animais selvagens, a azul-e-branca vai falar de um assunto sério no carnaval: a natureza.
A Portela vai levar para o Sambódromo um enredo sobre o meio ambiente e conta com uma parceria fundamental, a do Ibama. O Bom Dia Rio conversou com o carnavalesco Cahê Rodrigues sobre essa sociedade.
Bom Dia Rio: Há funcionários do Ibama trabalhando no barracão?
Cahê Rodrigues: Ainda não, mas em breve eles virão trabalhar. Estão dando uma força muito grande para a gente em pesquisa, em defesa de alegorias. Está sendo muito legal contar com a ajuda deles.
A águia, símbolo da escola, ainda é mistério. Está sendo fabricada, mas será a maior da história da Portela com 25m de comprimento. Um monumento a altura da festa.
“Vai ser um grande hino de esperança para toda humanidade. A Portela fará um desfile clamando a vida”, finaliza Cahê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário