Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PORTELA 2007 (Novidades)

 
A dupla de carnavalescos da Portela, 
Cahê e Amarildo, com o símbolo maior da Escola
 
 
ÁGUIA DA PORTELA JÁ ESTÁ PRONTA E TERÁ MUITAS NOVIDADES EM 2007 (O DIA – 05/12/06)
 
Um dos principais símbolos do Carnaval carioca, e surpresa das mais esperadas a cada ano na Sapucaí, a Águia da Portela já está pronta e terá muitas novidades em 2007. E o que é melhor: a criação da alegoria contou com as sugestões dos torcedores da Azul-e-Branco de Madureira. 
 
Os carnavalescos Cahê Rodrigues e Amarildo de Melo usaram a Internet para saber a opinião dos portelenses sobre o símbolo maior da agremiação. “Criei um tópico de discussão na comunidade da Portela no Orkut. Várias pessoas responderam. Imprimimos todas as idéias e vimos o que era viável”, conta Cahê, lembrando que teve torcedor que pediu para que ela fosse enorme, articulada e emitindo som. 
 
Para manter o suspense, os carnavalescos pouco divulgam sobre a obra. “Podemos adiantar que ela será uma alegoria que virá entre a comissão-de-frente e o abre-alas”, adianta Cahê, que teve ajuda de profissionais do Festival de Parintins para montar a Águia.

Outro motivo de orgulho dos carnavalescos é que o símbolo maior da escola faz parte do enredo Os deuses do Olimpo na terra do Carnaval: Uma Festa dos Esportes, da Saúde e da Beleza. “Vamos falar dos esportes a partir da Grécia, e nas nossas pesquisas, descobrimos que a águia era o animal preferido de Zeus, deus mais poderoso da mitologia grega”, explica Amarildo, que faz questão de não apresentar um desfile óbvio. “Esse será um desfile para o portelense se orgulhar. A águia vai hipnotizar.”
 
Nem todos os anos os carnavalescos da Portela conseguem ver suas criações funcionarem. Em 2003 e 2004, os criadores apostaram nas cores para ressaltar a Águia. Em 2005, com um visual futurista, a águia entrou na Marquês de Sapucaí sem uma das asas. No mesmo desfile havia outra águia, só que esta nem apareceu porque o carro quebrou. No desfile de 2006, o símbolo foi aplaudidíssimo ao entrar na Sapucaí.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário