Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



sábado, 15 de agosto de 2020

Candeia (Quilombo, 34 anos)

ESCOLA DE SAMBA CRIADA POR CANDEIA COMEMORA 34 ANOS, SÁBADO ( Jornal Extra – 09/12/09)


Candeia, fundador da Quilombo

O aniversário foi nesta terça-feira, mas a tradicional roda de samba que vai comemorar os 34 anos do Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo (Granes Quilombo), idealizado pelo compositor Antônio Candeia Filho, acontece no sábado, a partir das 15h. 

Os grupos Galocantô, Uto Tombo e Jongo da Serrinha, além de Gabrielzinho do Irajá, estão entre as atrações da festa. A sede do Quilombo fica na Rua Ouseley, 810, na Fazenda Botafogo, em frente à estação do metrô. A entrada é franca. 

O Granes Quilombo foi criado em 8 de dezembro de 1975 por Candeia e compositores como Nei Lopes e Wilson Moreira. Eles não aceitavam o gigantismo das escolas de samba tradicionais, nas quais os sambistas estavam perdendo a voz para pessoas estranhas ao meio. 

Relembre o manifesto de criação da nova escola, escrito pelo compositor portelense: 

“Estou chegando... 

Venho com fé. Respeito mitos e tradições. Trago um canto negro. Busco a liberdade. Não admito moldes. 

As forças contrárias são muitas. Não faz mal... Meus pés estão no chão. Tenho certeza da vitória. 
Minhas portas estão abertas. Entre com cuidado. Aqui, todos podem colaborar. Ninguém pode imperar. 

Teorias, deixo de lado. Dou vazão à riqueza de um mundo ideal. O amor é meu princípio. A imaginação é minha bandeira. 

Não sou radical. Pretendo, apenas, salvaguardar o que resta de uma cultura. Gritarei bem alto explicando um sistema que cala vozes importantes e permite que outras totalmente alheias falem quando bem entendem. Sou franco atirador. Não almejo glórias. Faço questão de não virar academia. Tampouco palácio. Não atribua a meu nome o desgastado sufixo –ão. Nada de forjadas e mal feitas especulações literárias. Deixo os complexos temas à observação dos verdadeiros intelectuais. Eu sou povo. Basta de complicações. Extraio o belo das coisas simples que me seduzem. 

Quero sair pelas ruas dos subúrbios, com minhas baianas rendadas sambando sem parar. Com minha comissão de frente digna de respeito. Intimamente ligado às minhas origens. 
Artistas plásticos, figurinistas, coreógrafos, departamentos culturais, profissionais: não me incomodem, por favor. 

Sintetizo um mundo mágico. 

Estou chegando...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário