Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 8 de março de 2018

Rainha da Tabajara 2009 (Luma)

LUMA REINA NA QUADRA DA PORTELA (ocarnavalesco – 07/01/09)

Aos 43 anos de idade, Luma de Oliveira está com tudo. A Rainha de Bateria da Portela foi apresentada à comunidade, na noite desta quarta-feira, na quadra. Durante a festa, ela mostrou samba no pé e, como sempre, esbanjou simpatia.

O evento começou antes mesmo da chegada de Luma em Madureira. A quadra foi enchendo aos poucos e por volta das 21h já havia um bom público. As alas de comunidade ocuparam a parte coberta e sambaram ao som de sambas-enredo de sucesso da azul-e-branca, cantados por Gilsinho, o intérprete oficial. A bateria de Mestre Nilo Sérgio ficou posicionada bem próxima do povão, na parte de baixo da quadra, ao invés do tradicional palanque.

Luma chegou à quadra quase às 22h com um vestido brilhoso, em tons prata, colar com um pingente de águia, símbolo da escola, e logo foi cercada por seguranças e fotógrafos que estavam atrás de uma boa foto da musa. Ela foi levada ao palco, onde o presidente Nilo Figueiredo a recebeu. Logo depois, Luma esteve no camarote para cumprimentar os carnavalescos Jorge Caribé e Lane Santana, além de alguns convidados. Enquanto isso, as alas de comunidade evoluíam ao som do samba-enredo para o carnaval deste ano.


No ponto alto do evento, a bateria subiu ao palco para saudar a sua nova rainha. O presidente fez um rápido discurso e explicou o motivo de ter convidado a morena para o posto.


- Eu não fui buscar uma rainha de bateria que fosse sambista. Sambista a Portela tem várias. Busquei a grande dama do carnaval da Portela que ficou três anos fora do carnaval. Trouxemos uma pessoa com luz própria. Espero que essa junção dê o fruto que nós tanto almejamos. Ela pediu que fosse apresentada à comunidade ao som de um samba que tanto.



Antes de Gilsinho cantar "Portela na Avenida", o samba pedido pela nova rainha de bateria portelense, Luma fez questão de falar para o público presente. O discurso só não foi perfeito por causa de uma gafe. Ao invés de dizer que quer vencer o Carnaval em 2009, Luma disse 2010. Alguns torcedores até tentaram vaiá-la, mas foram abafados pela maioria, que timidamente aplaudiu Luma.


-  Obrigada pela recepção e pelo carinho, Portela. Sei que sou bem-vinda aqui e que estou no coração de vocês. Vocês também estão no meu coração. Estou aqui para somar e espero estar à altura da escola, juntamente com vocês. Tenho certeza que em 2010 (sic) vamos ganhar. Foi na Portela que desfilei pela primeira vez aos 16 anos de idade, quando morava em Niterói - declarou Luma.

Ainda no palco, após discursar, Luma foi corrigida por Nilo Figueiredo. Imediatamente, ela voltou ao microfone para a correção:

-  É 2009. É que já estou fazendo planos para 2010.

Encerrados os depoimentos, Luma recebeu das mãos de Nilo Sérgio, diretor de bateria, um troféu em forma de águia, em azul e branco, as cores da agremiação. No finalzinho da cerimônia, mais samba no pé de Luma de Oliveira. Sorridente, ela sambou à frente dos ritmistas, que preparam uma surpresa: após cada paradinha gritavam "Luma!" para felicidade da musa. Outro detalhe interessante que pôde ser percebido era as camisetas dos ritmistas, que estavam estampadas com a foto da nova musa portelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário