ZÉZÉ DI CAMARGO VISITA PORTELA (o
carnavalesco – 12/02/09)
Se existisse o quesito amor, a Portela já largaria na frente. Foi isso o que se pôde ver na noite de quarta na quadra da agremiação. O clima de amor tomou conta do ensaio da comunidade no Portelão.
O ponto alto foi a presença do cantor Zezé di Camargo, acompanhado do diretor de núcleo da Rede Globo Aloysio Legey. O cantor fez questão de acompanhar de perto o ensaio, cumprimentando a todos e posando para fotos com a comunidade.
Durante o ensaio, o presidente da agremiação, Nilo Figueiredo pediu a atenção de todos para prestar homenagem ao cantor com a medalha do mérito portelense.
O presidente entregou ainda uma placa de agradecimento ao Diretor da Rede Globo, ressaltando sua importância e profissionalismo na transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.
Para a alegria de todos os portelenses, o cantor se mostrou muito honrado e feliz por estar presente e próximo da comunidade, cantando versos de um dos maiores sucessos de sua dupla com Luciano: "É o amor".
EDUARDO
PAES CANTA NA FEIJOADA DA PORTELA
(O DIA – 09/02/09)
Eduardo
Paes apareceu de surpresa na feijoada da Portela, no sábado. O prefeito, que
foi acompanhado da primeira-dama Cristina Assed e de vários assessores, foi
direto para o palco onde ganhou um chapéu azul e branco e surpreendeu o público
cantando os versos do clássico da escola de Madureira ‘Portela na Avenida’, ao
lado do presidente da escola, Nilo Figueiredo, e da pastora da Velha-Guarda Tia
Surica, organizadora da feijoada.
“Ficamos
honrados com a presença do prefeito em nossa quadra. Quem não ficaria? Ele
cantou muito bem e sem errar várias músicas, inclusive ‘Foi Um Rio Que Passou
em Minha Vida’”, disse Nilo, orgulhoso da visita.
Em outubro do ano passado, durante a campanha, Paes afirmou que gostaria de
sair na bateria da Portela, sua escola de coração. Nilo afirmou que o aceitaria
se ele tocasse tamborim em apenas dois dias de aula.
GARI RENATO SORRISO VAI DESFILAR NA PORTELA(o carnavalesco – 04/02/09)
O barracão da Portela recebeu a visita do famoso gari Renato Sorriso que com a alegria e simpatia de sempre, contagiou mais uma vez a todos, a começar pelo presidente da agremiação Nilo Figueiredo.
A ideia inicial da escola era colocá-lo em uma das alegorias, mas o presidente foi taxativo:
- Acho melhor mudar essa ideia: nada de alegoria, melhor mesmo é você desfilar no chão, porque de samba no pé você entende muito.
Renato agradeceu - sorrindo - o convite e disse que se sente honrado em desfilar pela escola mais uma vez.
Tia Doca, a já saudosa pastora da Portela, se foi — e há de estar se esbaldando no andar de cima com Jamelão, Luiz Carlos da Vila, Xangô e por aí. Mas seu pagode ficou.
Domingo, seu filho Nem assume os trabalhos em Madureira, reabrindo a roda de samba com uma baita homenagem à mãe.
ESCULTOR RESPONSÁVEL PELA ÁGUIA DA PORTELA HÁ QUATRO ANOS PROMETE SURPREENDER NO DESFILE DESTE ANO (Jornal Extra – 03/02/09)
Pelos corredores do barracão da Portela só se fala em um nome: Glauco Bernardi. E não é para menos, depois do traumático desfile de 2005, quando a escola entrou na Avenida com sua Águia sem asas, o artista plástico e escultor passou a integrar o time da escola, com a responsabilidade de dar vida ao símbolo máximo da Azul-e-branco.
O artista conta que, ao assumir, preferiu garantir que nada pudesse acontecer de errado com a escultura e, por isso, ela vaio estática, toda prateada, o que chocou as pessoas, que esperavam por um bater de asas do símbolo da escola.
- No ano seguinte, ela já veio mais graciosa, segurando a bandeira do Brasil (o enredo era sobre os Jogos Panamericanos) - lembra Glauco.
Gigante cortada
Para o artista plástico, o maior desafio aconteceu ano passado, quando os trabalhos no barracão estavam atrasados e a águia era simplesmente gigantesca - era a base do carro abre-alas. A escultura estava pronta, quando, na hora de montar, o problema apareceu.
- Ela não passaria no barracão e nem no sambódromo. Por isso, metade dela foi cortada. Só de uma asa, tivemos que tirar mais de um metro e deio na altura, o que deixou ela toda desequalizada. Naquele momento, passei mal e fui hospitalizado. Mas deu certo - conta.
Para este ano, ele prepara uma águia no melhor estilo gladiador.
- Ela vem com uma armadura, preparada para a disputa. E será a maior águia já construída - revela Glauco, que nunca tinha imaginado a devoção que os portelenses tem ao pássaro.
Entre as situações mais engraçadas já vistas pelo escultor, foi no carnaval do ano passado, quando uma mulher parou em frente ao carro Abre-alas e começou a rezar.
- Nunca tinha visto aquilo. Só senti o peso da responsabilidade e entendi o que é a Águia, o que ela representa, quando vi minha primeira águia desfilar - conta.
Outra situação inusitada foi na praça de alimentação da Cidade do Samba, quando um homem parou ao lado dele e, vendo a águia no barracão, disse não ter gostado.
- Ele esculhambou. Me despedi e disse: ah, eu que fiz. Foi uma cena!
Águia ganha reforços para o desfile
Além da águia que promete surpreender a todos no Sambódromo, a Portela confirmou esta semana quatro nomes de peso para o desfile deste ano. Duas delas prometem levar muito axé para a Azul-e-Branco de Madureira: Mão Meninazinha de Oxum e Mãe Regina de Iemanjá, destaques que sairão perto da ala das baianinhas, que estarão fantasiadas como os dois orixás.
Outro nome forte do samba que reforça o time pertelense é o gari Renato Sorriso, convidado pelo presidente da escola Nilo Figueiredo. Renato viria num carro alegórico, mas vai mesmo desfilar no chão, onde, segundo Nilo, ele sabe o que faz de melhor, sambar.
Ontem, Rinaldo Gaudêlcio Américo, 37 anos, sósia do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, foi convidado para desfilar na escola. Ele estará vestido como o presidente americano. Rinaldo comprou até uma gravata nova, igual a usada por Obama no dia da posse. Sábado ele estará na quadra da escola.
PORTELA
REALIZA FESTA PARA SÃO SEBASTIÃO NESTA TERÇA-FEIRA (O Dia – 19/01/09)
Terça é dia de festa na quadra da azul e branca de Madureira. Como em todos os anos, os portelenses se reúnem nesta terça-feira para comemorar o dia de São Sebastião. As comemorações na quadra começam às 5h e seguem com muita festa o dia inteiro, com a bateria de Mestre Nilo Sérgio comandando a animação.
Programação completa da festa na Portela:
05h - Toque de Alvorada com a participação da bateria e queima de fogos;
10h - Missa solene celebrada pelo padre Isac na quadra da escola;
11h30 - Saída da carreata do Portelão. A imagem do padroeiro é conduzida em carro aberto do Corpo de Bombeiros para a igreja Matriz de São Sebastião de Bento Ribeiro e seguida com cortejo de veículos pelos bairros vizinhos. Na volta os carros passarão pela Portelinha, retornando para a quadra.
13h - Almoço;
14h - A festa segue com o batuque especial da bateria da Portela, a 'Tabajara do Samba'.
TIA DOCA É
INTERNADA APÓS PASSAR MAL EM CASA
(O Dia – 18/01/09)
A pastora da Velha Guarda Show da Portela, Jilçária Cruz Costa, mais conhecida
como Tia Doca, de 76 anos, foi internada neste sábado do hospital Carlos
Chagas, em Marechal Hermes, após passar mal em casa. Segundo um dos seis filhos
da sambista, Nem, Doca teve uma queda de pressão e acabou sofrendo um derrame.
Não há previsão de alta. Residente
em Oswaldo Cruz, Tia Doca é dona de uma das mais famosas rodas de samba da
cidade. Há quase 30 anos, a sambista abre o quintal de sua casa para promover o
famoso Pagode da Tia Doca, que serviu de berço para diversos artistas, entre
eles Zeca Pagodinho.
PORTELA ALIA TÉCNICA E VIBRAÇÃO (o carnavalesco –
17/01/09)
O sentimento de orgulho tomou conta dos corações portelenses que estiveram na Marquês de Sapucaí neste sábado. Muito organizada desde as primeiras alas, a Portela conseguiu ser técnica sem cometer o erro de se deixar levar pela frieza. A agremiação começou a imprimir seu ritmo já com a comissão de frente, que apresentou uma coreografia vibrante e afiada.
Quem também se destacou foi o intérprete Gilsinho, que entoou o samba com a habitual competência, contribuindo para manter o pique dos componentes. Animados, os desfilantes cantaram o samba sem parar e com vontade. Por sinal, o canto e a alegria dos componentes foram decisivos para que a técnica não tirar a animação.
Bateria da Portela entrou mordida
Mesmo debaixo de chuva, a bateria portelense mostrou segurança durante o ensaio técnico deste sábado. A sustentação do ritmo mais uma vez foi a principal característica da Tabajara, como é conhecida a bateria da azul-e-branca. Mas os ritmistas também apresentaram paradinhas e até coreografias, o que até bem pouco tempo não era muito comum na tradicional bateria da Portela.
Os integrantes apresentaram uma coreografia conjunta com uma bossa. No momento da paradinha, todos eles se concentram de um lado da pista e, em seguida, fazem o mesmo no lado oposto. O movimento ficou bonito. Uma ala que passou um pouco mais no início do desfile já havia feito uma coreografia similar, só que levando-a até as últimas consequências. Nessa ala, os componentes se agrupavam no canto da pista, deixando uma espécie de falso buraco na avenida.
Os ritmistas fizeram uma entrada perfeita no segundo recuo. Dentro do box, repetiram a coreografia com tranquilidade. Mas, quando parecia que nada daria errado, a bateria vacilou na hora certa de sair do recuo. O presidente Nilo pediu para bateria deixar o box, mas o sinal teria que ser do mestre Nilo Sérgio. Com a ordem do dirigente, a bateria saiu antes do tempo e os ritmistas ficaram com pouco espaço para avançar, esprimidos e a saída do box foi um pouco conturbada. No entanto, não foi nada que chegasse a arranhar a bela apresentação da Portela.
O ritmo desta vez estava um pouco mais acelerado. Em comparação com o ensaio de dezembro, os ritmistas da agremiação imprimiram uma velocidade um pouco maior para dar "esquentar" o samba-enredo. Se no início do treino o metrônomo registrava 148 batidas por minutos, na metade final o ritmo ficou entre 146 e 147 batidas por minutos, números considerados perfeitos para o Mestre Nilo Sérgio.
- A bateria veio bem mais uma vez, mostrando a sua cadência. As bossas foram bem executadas e o entrosamento com o carro de som foi perfeito. Hoje o ritmo veio um pouquinho mais acelerado pra escola ficar mais quente. A chuva não atrapalhou em nada, só lavou a alma - brincou o diretor de bateria.
A única pessoa que tirou o humor de Nilo Sérgio foi o ex-diretor de bateria da Portela, Mestre Mug. De acordo com o atual comandante da bateria, há quatro anos Mug diz que vai voltar ao comando dos ritmistas portelenses. Ainda segundo Nilo Sérgio, o ex-mestre de bateria teria dito neste sábado, nas proximidades da quadra, que vai tirar Nilo Sérgio do cargo.
- Estou mostrando o meu trabalho, trazendo renovação para a Portela. Hoje desfilei com raiva e a bateria entrou mordida porque só queremos mostrar a nossa capacidade. Ele (Mug) tem que esperar acontecer para depois falar. Há quatro anos ele diz que vai voltar - criticou Nilo Sérgio.
Luma de Oliveira, rainha da bateria, não compareceu. Ela já avisou à presidência que só participará do desfile oficial, se ausentando dos ensaios.
A volta do furacão! Há três anos sem pisar na passarela, Luma de Oliveira volta ao Sambódromo à frente da bateria da Portela. Ou seja, o carnaval deste ano promete.
Luma é daquelas personalidades que não passam em branco na avenida, uma mulher que já marcou seu nome na crônica dos desfiles. Por isso, deve-se saudar seu retorno à ribalta. Promete, ah, o carnaval promete...
LUMA DE OLIVEIRA VOLTA EM GRANDE ESTILO (Jornal Extra - 11/01/2009)
Ao contrário das novatas acima, Luma de Oliveira é uma veterana no carnaval, com mais de 20 anos de Avenida. Mas este ano ela faz sua reestreia, já que desde 2005 estava afastada dos desfiles. E a maior rainha de bateria da história do Sambódromo não poderia voltar em escola melhor: a Portela, maior campeã de todos os tempos.
- Espero corresponder ao que a Portela merece. É uma escola grandiosa, com uma bateria arrebatadora. Acho que esse casamento vai dar certo — diz Luma.
E se Valesca e Juliane Almeida já confirmaram presença em todos os ensaios na Marquês de Sapucaí, Luma de Oliveira já avisou: não vai participar dos ensaios técnicos da Portela.
- Já combinei com o presidente que venho aos ensaios na quadra e às feijoadas. Mas Avenida para mim é só no dia, na hora que é pra valer. É uma coisa minha, quase uma superstição de carnaval — justifica.
Mesmo com as anunciadas ausências da musa nos treinos da Portela na Sapucaí, os portelenses, pelo visto, estão adorando a rainha. Milhares de pessoas lotaram a quadra em Madureira para a coroação de Luma, na última quarta-feira, e não sossegaram enquanto não a viram sambar à frente da bateria, a Tabajara do Samba.
- A chegada dela é muito boa para a Portela. Luma é uma rainha ótima e tem tudo para trazer uma energia legal para a escola. Acho até que os ritmistas estão tocando com mais vontade — brinca o diretor da bateria, Nilo Sérgio.
MADUREIRA NA BARRA
(Jornal de Bairros - 11/01/2009) Uma das pastoras da Velha Guarda da Portela, Tia Doca leva seu tradicional pagode de mesa para o palco do Bom Sujeito (2491-8955) no sábado, às 21h.
- Receber a Tia Doca é sempre um grande prazer. Essa é a nossa especialidade: trazer personalidades do samba para apresentar sua verdadeira essência — diz César Mariano, proprietário da casa.
DE CARNAVALESCO ESTREANTE A INTÉRPRETE PREMIADO, ESCOLAS
INVESTEM EM NOVIDADES PARA DISPUTAR TÍTULO NA SAPUCAÍ (O Globo –
11/01/2009)
A Portela apostou na juventude para voltar a disputar um título no Grupo
Especial. O próximo carnaval da escola, com o enredo “E por falar em amor, onde
anda você?”, está sendo preparado pela dupla de carnavalescos Jorge Caribé, que
foi campeão do Grupo B do ano passado pela Inocentes de Belford Roxo; e Lane
Santana, que estava na Caprichosos de Pilares.
- A cobrança na Portela é grande, a torcida é apaixonada demais. É muita
responsabilidade. No início, eu estava bastante nervoso, mas agora parece que
estou aqui há três anos — comenta Caribé, que, ao contrário de Lane, nunca
trabalhou no Grupo Especial.
LUMA REINA NA QUADRA DA PORTELA(ocarnavalesco
– 07/01/09)
Aos 43 anos de idade, Luma de Oliveira está com
tudo. A Rainha de Bateria da Portela foi apresentada à comunidade, na noite
desta quarta-feira, na quadra. Durante a festa, ela mostrou samba no pé e, como
sempre, esbanjou simpatia.
O evento começou antes mesmo da chegada de Luma em Madureira. A quadra foi enchendo aos poucos e por volta das 21h já havia um bom público. As alas de comunidade ocuparam a parte coberta e sambaram ao som de sambas-enredo de sucesso da azul-e-branca, cantados por Gilsinho, o intérprete oficial. A bateria de Mestre Nilo Sérgio ficou posicionada bem próxima do povão, na parte de baixo da quadra, ao invés do tradicional palanque.
Luma
chegou à quadra quase às 22h com um vestido brilhoso, em tons prata, colar com
um pingente de águia, símbolo da escola, e logo foi cercada por seguranças e
fotógrafos que estavam atrás de uma boa foto da musa. Ela foi levada ao palco,
onde o presidente Nilo Figueiredo a recebeu. Logo depois, Luma esteve no
camarote para cumprimentar os carnavalescos Jorge Caribé e Lane Santana, além
de alguns convidados. Enquanto isso, as alas de comunidade evoluíam ao som do
samba-enredo para o carnaval deste ano.
No ponto alto do evento, a bateria subiu ao palco para saudar a sua nova
rainha. O presidente fez um rápido discurso e explicou o motivo de ter
convidado a morena para o posto.
- Eu não fui buscar uma rainha de bateria que fosse sambista. Sambista a
Portela tem várias. Busquei a grande dama do carnaval da Portela que ficou três
anos fora do carnaval. Trouxemos uma pessoa com luz própria. Espero que essa
junção dê o fruto que nós tanto almejamos. Ela pediu que fosse apresentada à
comunidade ao som de um samba que tanto.
Antes de Gilsinho cantar "Portela na Avenida", o samba pedido pela nova rainha de bateria portelense, Luma fez questão de falar para o público presente. O discurso só não foi perfeito por causa de uma gafe. Ao invés de dizer que quer vencer o Carnaval em 2009, Luma disse 2010. Alguns torcedores até tentaram vaiá-la, mas foram abafados pela maioria, que timidamente aplaudiu Luma.
- Obrigada pela recepção e pelo carinho,
Portela. Sei que sou bem-vinda aqui e que estou no coração de vocês. Vocês
também estão no meu coração. Estou aqui para somar e espero estar à altura da
escola, juntamente com vocês. Tenho certeza que em 2010 (sic) vamos ganhar. Foi
na Portela que desfilei pela primeira vez aos 16 anos de idade, quando morava
em Niterói - declarou Luma.
Ainda
no palco, após discursar, Luma foi corrigida por Nilo Figueiredo.
Imediatamente, ela voltou ao microfone para a correção:
- É 2009. É que já estou fazendo planos para
2010.
Encerrados os depoimentos, Luma recebeu das mãos de Nilo Sérgio, diretor de
bateria, um troféu em forma de águia, em azul e branco, as cores da agremiação.
No finalzinho da cerimônia, mais samba no pé de Luma de Oliveira. Sorridente,
ela sambou à frente dos ritmistas, que preparam uma surpresa: após cada
paradinha gritavam "Luma!" para felicidade da musa. Outro detalhe
interessante que pôde ser percebido era as camisetas dos ritmistas, que estavam
estampadas com a foto da nova musa portelense.