Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PORTELA 2009 (Planejamento)

AMIZADE E SEM VAIDADE (ocarnavalesco – 03/03/09)


Lane Santana e Jorge Caribé foram anunciados na tarde deste sábado como os novos carnavalescos da Portela durante a tradicional feijoada da família portelense. Em êxtase com a oportunidade que receberam os artistas falaram sobre alguns assuntos que certamente os portelenses estão ansiosos para saber. O presidente Nilo Figueiredo disse que as contratações são uma aposta na capacidade da dupla.

- É uma felicidade muito grande ser um dos carnavalescos da Portela. É uma escola que tem peso e tradição. Está sendo um momento muito feliz para a gente. Sabemos que a responsabilidade é grande, mas vamos fazer um grande carnaval – prometeu Lane, que já passou pela Unidos da Tijuca em 2007 e Caprichosos em 2008.

Jorge Caribé definiu como “um conto de fadas” a sua contratação pela azul-e-branco. Ele é carnavalesco desde 2000. De lá pra cá, assinou enredos, muitos deles afros, na Lins Imperial, Arranco, Em Cima da Hora e Inocentes de Belford Roxo. Será a estréia dele no Grupo Especial. As negociações entre Caribé e a Acadêmicos do Cubango, do Grupo B, estavam bem encaminhadas. No entanto, com o convite da Portela tudo mudou.

- Quando me ligaram, perguntei para se ele tinha certeza que estava falando com a pessoa certa. Quase desmaiei... Eu ia para a Cubango, mas depois de um convite desses... Vou me dedicar exclusivamente para Portela – garantiu.

A ida da dupla para a escola de Madureira foi facilitada por conta da amizade entre Lane e Caribé. 

- Éramos amigos de outros carnavais. O presidente Nilo Figueiredo disse que nós parecemos irmãos. Vamos juntar as idéias e trabalhar em conjunto, pois não temos vaidade. Somos muito tranqüilos. Só voltei a trabalhar em uma comissão de carnaval porque sei que aqui as pessoas são calmas – afirmou Lane, que antes do último carnaval chegou a dizer que não voltaria a trabalhar em comissões porque ficou decepcionado com a experiência que teve na Unidos da Tijuca.

Reciclagem

Conhecido por ser um carnavalesco de talento em reciclar esculturas, Jorge Caribé fez bons desfiles em escolas do Grupo de Acesso, nas quais a criatividade e o reaproveitamento são fatores importantes para tornar o carnaval possível. Segundo ele, estas habilidades serão usadas na Portela.

- Talvez tenha sido por isso que me chamaram. Vou lidar ainda mais com a criatividade. Faremos de tudo para ser um belo carnaval nesta parte da reciclagem – garantiu Caribé.

Cobrança

O quarto lugar da Portela em 2008, o primeiro depois de dez anos sem voltar ao sábado das campeãs, encheu de orgulho o torcedor da agremiação. Ao ser perguntado sobre a responsabilidade de conseguir resultados satisfatórios, Lane respondeu que o objetivo é melhorar a colocação.

- Pensamos daí pra cima (sobre o quarto lugar deste ano). Ao assumirmos a Portela, temos consciência da cobrança dos portelenses por bons resultados.

Enredo

Uma coisa já é certa. O enredo não será autoral da dupla de carnavalescos. Mais uma vez, a diretoria da escola deverá contar com o trabalho de uma outra pessoa, assim como o tema de 2008, que contou com a ajuda de Marta Queiroz e do jornalista Cláudio Vieira.

- O enredo será decidido pela escola. Se por acaso for o da França (sugerido e patrocinado pela prefeitura do Rio de Janeiro) vamos desenvolver com prazer. Os nossos trabalhos no barracão começarão na próxima segunda-feira (hoje) – adiantou Lane.

Águia

Outra questão conversada com os carnavalescos foi o símbolo da agremiação: a águia. Tradicional no abre-alas, a escultura a cada ano ganha uma versão. Movimentos nas asas e cabeça. Mais estilizada, a deste ano teve neon.

- Tem que ser grandiosa. Vamos ter que superar a deste ano, que foi maravilhosa – disse o empolgado Caribé.

Presidente diz que gosta de investir nos novos talentos

Nilo Figueiredo, presidente da Portela, afirmou que gosta de investir no talento de carnavalescos que tiveram poucas oportunidades no Grupo Especial. Amarildo de Mello e Cahe Rodrigues são os maiores exemplos disso.

- É uma equipe de criação da qual eles irão participar. Acompanhei o trabalho deles nas outras escolas e gostei do que vi. Estou apostando no novo, assim com fiz com o Cahe. Não tenho medo de apostar no novo, tenho medo de não apostar – disse o dirigente.

Enredo para 2009

- Todos vão participar da criação do enredo. Cuidarei da supervisão disso. Às vezes uma idéia dá certo no papel, pois o papel aceita tudo, mas na prática não é possível de ser realizado - afirmou Nilo Figueiredo.

Diretor de harmonia

- Não acredito em apenas um diretor de harmonia. Como um homem vai comandar aquilo tudo sozinho? Se fosse assim eu faria - explicou Nilo.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

- Ouço todas as sugestões sobre quem deve ser o novo casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, mas eu tenho a minha opinião (não revelou) e a escolha é minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário