Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 8 de novembro de 2016

PORTELA 2008 (Desfile das Campeãs)

PORTELA DESFILARÁ ENTRE AS CAMPEÃS APÓS 10 ANOS (Terra – 02/08)


A Águia, enfim, mostrou as garras na Avenida. Depois de 10 anos, a Portela - que apresentou o enredo Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade - vai se apresentar entre as campeãs. O quarto lugar levou uma multidão à quadra, em Madureira, como há muito tempo não se via. "Foi uma luta muito grande. Se Deus quiser, vamos melhorar ano que vem", desabafou o presidente Nilo Figueiredo, saudado como herói.

A última vez que a agremiação desfilou no sábado foi com o enredo Os olhos da noite, de Ilvamar Magalhães, em 1998. Depois, foi só bordoada. O máximo que conseguira fora o sétimo lugar em 2004 e 2006. Chegou a flertar com o Grupo de Acesso A, depois da pífia apresentação em 2005, quando a Velha Guarda foi barrada para não estourar o tempo de desfile. Mesmo assim, ficou em 13º lugar. 

Mais de mil pessoas compareceram à quadra - considerada a melhor em levantamento de O Dia - para acompanhar a apuração. As boas notas eram comemoradas entusiasmadamente. A vibração era grande também com as notas baixas dadas à Imperatriz.

Quando a escola figurou em terceiro lugar no decorrer da apuração, a bateria subiu ao palco e iniciou apresentação. Mas bastou uma nota baixa para os ritmistas pararem de tocar para aguardar o resultado final. "Seremos recebidos como heróis na quadra", previu Marcelo Jacob, um dos três diretores da Comissão de Harmonia, ao deixar o Sambódromo.

"A Portela saiu com garra. O empenho do portelense foi muito importante", avaliou o mestre-sala Diego Falcão. "Queria o primeiro lugar, é claro, mas estou satisfeita. Pelo menos estaremos no Desfile das Campeãs", festeja a passista Vanessa Martins da Silva, 27 anos. Para a coordenadora de ala, Nilce Fran, 40 anos, que desfila desde os 10, voltar no Sábado das Campeãs fortalece a escola: "Vir brigando pau a pau foi lindo". O ginasta Diego Hipólito também estava na quadra: "O desfile foi muito bonito. Deu para sentir que desfilamos muito bem".

Os portelenses reconheceram os méritos do título da Beija-Flor, mas reclamaram o vice-campeonato. "A Portela poderia ter ficado com o segundo lugar. Não digo que foi uma injustiça, mas há notas discutíveis", observou Nilo Figueiredo. 

Modernização e busca por patrocinadores

A Águia quer voar mais alto no próximo Carnaval. O presidente Nilo Figueiredo promete continuar o plano de modernização e já acena para patrocinadores. "Ser parceiro da Portela é bom negócio. A escola é rica", convida. "É impossível fazer Carnaval sem nenhuma ajuda. Gasta-se R$ 6 milhões num desfile", completa. 

Novidades estão a caminho. "Vamos analisar ponto a ponto e, aí sim, vou decidir mudanças. O coração já está calejado. Vamos melhorar, corrigir tudo", promete. A escola testou o GPS na Harmonia. "Foi positivo. Fizemos experiência e vamos aperfeiçoar", disse Marcelo Jacob, diretor de Harmonia. 

O carnavalesco Cahe Rodrigues vê novos tempos. "O público viu uma nova Portela: carros maiores, mais efeitos especiais e fantasias volumosas e modernas. A escola rejuvenesceu sem perder a tradição", explicou ele. 

Classificação Final 2008

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário