Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 9 de junho de 2016

João Nogueira (Espelho)


O ESPELHO DE JOÃO

(Arquivo – Nov/2007)


 “Mas meu pai foi-se embora no cortejo
E eu no espelho chorei porque doeu
Só que olhando meu filho agora eu vejo
Ele é o espelho do espelho que sou eu”

Os versos de João Nogueira e Paulo César Pinheiro batem forte em quem já perdeu o pai. Não é diferente com Diogo Nogueira, filho de João e nova aposta de sucesso do samba carioca. A letra de “Além do Espelho” emociona. Tanto que o jovem músico, de 26 anos, evita até cantá-la em seus shows.

João Nogueira morreu em 2000. Há um ano, nasceu o primeiro filho de Diogo. Agora, ele vive a situação retratada na música, que ganhou um novo sentido em sua vida. Não podia ser diferente.

A relação com João era e ainda é estreita. O sambista tem tatuagens no braço em homenagem ao pai: uma foto, a assinatura e a partitura de “Espelho”, outro sucesso do líder do Clube do Samba. Em seu CD e DVD de estréia, “Diogo Nogueira ao vivo”, o jovem gravou seis músicas do ídolo. Mas passa longe de “Além do Espelho”. “Ela emociona mesmo, nunca nem cantei para testar. É marcante, não é mole não”, diz. “De qualquer maneira, meu amor, eu choro”, cantarola, para despistar.

Além do amor pelo samba, Portela e Flamengo, Diogo guarda mais semelhanças com o pai. A gravação do disco foi no Teatro João Caetano, um dos palcos preferidos de João. O timbre de voz dos dois é muito parecido e às vezes chega a confundir um ouvinte menos atento. Às críticas de que devia tentar se desvincular da imagem de João, o filho responde que é um orgulho ser comparado ao mestre. Assim, segue apenas o conselho de “Além do Espelho”:

“A missão de meu pai já foi cumprida
Vou cumprir a missão que Deus me deu
Se meu pai foi o espelho em minha vida
Quero ser pro meu filho espelho seu”
Já é espelho, João, já é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário