Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 18 de março de 2015

Ciraninho e Diogo Nogueira (Jovem Guarda Portelense)

CALOUROS ENTRE OS BAMBAS (O Globo – 06/02/07)

a

A jovem guarda vencedora do samba-enredo da PORTELA para 2007

Quem acompanha as disputas em que as escolas elegem seu samba-enredo sabe que essa briga é feia. Os compositores fazem de tudo para ter sua letra cantada na Sapucaí e ganhar uma bolada de dinheiro. Para os mais jovens, é ainda pior, porque eles têm que convencer os jurados de que idade não é documento. Mesmo assim, uma turma nova vem conquistando as caixas de som do Sambódromo. Este ano, escolas grandes, como Portela e Salgueiro, levam para a avenida sambas feitos por compositores na casa dos vinte anos.
 
Também integrantes do grupo de compositores do samba deste ano do Simpatia é Quase $, Diogo Nogueira, de 25 anos, e Ciraninho, de 26, estão entre os encarregados dessa renovação. Seu samba, com Celsinho de Andrade, sobre os Jogos Pan-Americanos, foi abraçado pela comunidade portelense desde a primeira fase eliminatória, em agosto. Na final, em outubro, derrotou músicas de verdadeiras lendas vivas, como Noca da Portela e Monarco. 
 
- Rola preconceito, sim. Essa coisa de eu ser novo incomoda alguns veteranos. Teve até gente dizendo que o samba não é nosso, que assinamos a letra de outros — conta o filho do falecido bamba portelense João Nogueira, que, nunca venceu a disputa. 
 
Os sambas concorrentes são apresentados em noites semanais nas quadras das escolas. Depois da vitória, numa quadra da Portela lotada, fofocas de bastidor davam conta que a letra fora escrita pelo mestre Arlindo Cruz, amigo de Diogo. Mas o veterano nega e diz, publicamente, que o samba “é dos garotos”. E Nogueira deixa claro que as acusações não partiram de nenhum dos bambas na disputa. Noca da Portela até elogia: 
 
- Toda escola precisa se renovar. Alguns veteranos preferem falar mal. Mas eu, não. Também passei por isso. Os jovens de hoje são o Noca de ontem. 
 
O compositor venceu a disputa pelo samba da Portela seis vezes. Na primeira, em 1976 , tinha 33 anos. Mas Noca vinha brigando por isso desde os 24, mesma idade de Marcelo Motta, que este mês vai ouvir seu samba na Sapucaí. Ele e Zé Paulo, de 22 anos, estão na parceria campeã das eliminatórias do Salgueiro. O enredo é sobre Candace, dinastia de rainhas africanas anterior à Era Cristã. 
 
A alegria é inexplicável. É a minha escola do coração... — conta Motta, que no início recebeu olhares atravessados. — O começo foi difícil. Eu ia na reunião dos compositores com a camisa da escola. 
 
O compositor não é mais novato. Esta foi a sexta vez que ele participou da disputa (Diogo Nogueira só havia concorrido uma vez). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário