Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PORTELA 2007 (Preparativos)

PORTELA PREPARA SEU DESFILE NO RITMO DAS OBRAS DO PAN  (O Globo - 20/01/2007)
 
Escola, que homenageará os jogos, enfrenta atrasos e ganhará ajuda de R$1,8 milhão do governo federal.
 
A Portela, que vai homenagear os Jogos Pan-Americanos no enredo sobre esportes, parece ter inspirado seus preparativos no ritmo das obras e compra de equipamentos de segurança para o evento. Assim como os projetos do Pan sofrem com atrasos, o problema se repete na escola. A menos de um mês do carnaval, a Portela ainda tem vários carros no ferro e a movimentação de operários no barracão da Cidade do Samba é pequena, em comparação a outras escolas do Grupo Especial.
 
As semelhanças não terminam por aí. Assim como ocorreu com alguns projetos do governo estadual e da prefeitura para o Pan, a azul-e-branca terá um socorro financeiro da União de última hora para concluir os preparativos a tempo. Ontem, o ministro do Esporte, Orlando Silva, visitou o barracão e anunciou a liberação de R$1,8 milhão para a escola.
 
Ministro aposta na audiência para divulgar o Pan
 
Os carnavalescos Amarildo Mello e Cahê Rodrigues admitiram atrasos. E reconhecem que o apoio financeiro do Governo federal chegou em boa hora. Mas ressaltam que as fantasias já estão prontas e apostam também no samba no pé dos portelenses. Ao todo, serão distribuídas 2.500 fantasias para a comunidade.
 
-  A gente sabe que está atrasado, mas já trabalhamos em escolas menores e sabemos lidar com dificuldades. O importante é que nosso projeto está muito bem resolvido. A gente sabe exatamente onde tem que mexer daqui para a frente — disse Amarildo.
 
O ministro justificou a decisão de investir na Portela como importante para divulgar não apenas o Pan, mas também a pretensão do Brasil de sediar as Olimpíadas. Ele lembrou que os desfiles são transmitidos para 65 países com audiência de 35 milhões de pessoas.
 
- O carnaval se transformará numa espécie de abertura popular dos Jogos Pan-Americanos. A escola fará um desfile para brigar pelo título — disse Orlando Silva.
 
Amarildo e Cahê explicaram que o enredo “Os deuses do Olimpo na terra do carnaval. Uma festa dos esportes, da saúde e da beleza” abordará não apenas o Pan, mas os esportes, como uma forma de inclusão social e de superação de limites. No desfile, os carnavalescos pretendem homenagear as escolas Beija-Flor, Mangueira e Salgueiro, que mantêm vilas olímpicas.
 
A referência ao Pan será feita em oito alas e no quinto carro, um dos mais adiantados do barracão. A alegoria representará uma vila olímpica. Na parte da frente do carro, virá o ginasta Diego Hypólito, fazendo exercícios nos equipamentos. Em outra parte do carro, atletas que já estiverem selecionados para o Pan desfilarão num “queijo” em forma de taça de ouro. No fim do carro, um grupo representará a torcida presente nas arquibancadas. Além da Portela, a Viradouro vai mencionar, mas de passagem, esportes no enredo. A exemplo da escola de Madureira, a Viradouro terá alegoria reproduzindo uma vila olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário