Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Vilma Nascimento (A volta)

MADUREIRA EM FESTA: VILMA VOLTA A DESFILAR PELA PORTELA (Jornal Extra - 21/01/2007)
 
Ícone da azul-e-branco apresentará casal na Avenida.
 
O coração ainda guarda uma certa mágoa. O amor incontido pelo azul-e-branco diminuiu — afinal, foram 28 anos de distanciamento, provocado por uma briga com a antiga direção da escola. Mas isso parece ser o menos importante agora. O fato é que Vilma Nascimento, de 68 anos, está de volta à Portela. Ela vai desfilar apresentando o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.
 
Foi segurando o pavilhão da Portela que Vilma, apelidada de Cisne da Passarela (tamanha era sua elegância na Avenida), fez história ao lado do memorável mestre-sala Benício da Rocha, o Conde, também convidado a voltar: ele apresentará o segundo casal. Para fazer bonito no carnaval, ninguém melhor que a velha dupla. Mas Vilma se recusa a dizer que está de volta à escola.
 
- Não é volta, porque não sairei de porta-bandeira. Vou apresentar o casal. Continuo na minha escola, que é a Tradição — ressalta.
 
Para quem chegou a dizer que nunca mais desfilaria pela Portela, a declaração chega a ser, no mínimo, curiosa. Entretanto, Vilma diz que está apenas atendendo a um apelo do presidente Nilo Mendes Figueiredo. Ela garante que aquela Portela que aprendeu a amar, por intermédio de Natal, já não existe mais.
 
- Não saí brigada com a Portela, mas com uma administração. Até imóvel penhorei para pagar dívidas da compra do Portelão (a quadra da escola). Dei muito de mim, mas eles foram injustos. Dei um crédito de confiança ao Nilo. Estou esperando o retorno — diz.
 
Mas, para Nilo Mendes, o retorno de Vilma já é um fato histórico:
 
- Ela é um ícone da escola. Sua importância não é só para a Portela, mas para o carnaval. Quem sabe ela não dá sorte para a gente.

Vilma Nascimento (Depoimento)

VILMA NASCIMENTO – ex porta-bandeira (Jornal Extra - 21/01/2007 )
 
Eu era Portela. Aprendi a gostar da Portela com Natal, mas com aquelas confusões todas, foi esfriando. Via aquela tristeza, a escola não ganhando mais nada. Isso me chocava. Eu ainda fui afastada em 1969, quando o Natal estava preso. Voltei só em 1977. Essas coisas vão dando tristeza. Mas a escola pode voltar a ganhar. É só ter boa administração. É fácil.


PORTELA (Homenagem)

ESCOLA APOSTA  (Jornais de Bairro – O Globo - 21/01/2007)
 
Escola aposta na alegria para vencer a disputa.
 
Com o enredo “É carnaval! A coruja manda avisar que deu águia. Viva a Portela!”, a Sereno pretende homenagear a azul-e-branco de Madureira. A ala “Bambas de Campo Grande” tem 50 integrantes que vão se vestir com roupa de malandro para atrair a atenção do público na Passarela do Samba.
 
Dinorá Ferreira Junqueira, de 71 anos, está entusiasmada para o carnaval. Ela garante que tem pique suficiente para aguentar mais de um desfile na mesma noite.
 
- Samba é para quem gosta. É cansativo, mas vale a pena — comenta Dinorá.
 
Pela primeira vez, Roselane Carvalho, de 37 anos, vai pisar na Marquês de Sapucaí. E diz estar empolgada somente com os ensaios, que são realizados às sextas-feiras, a partir das 19h, e aos domingos, às 17h, na quadra da escola, na Rua Dom Sebastião 1.224, Vila São João, Campo Grande. Sirlene Francisco Pereira, de 41 anos, reitera que os ensaios são contagiantes:
 
- O samba é bom e a bateria empolga.
 
Um dos fundadores da Sereno, Seu Carlinhos conta que a escola surgiu em 1996, a partir de um bloco de homônimo, criado em 1958. Envolvido com o carnaval desde os anos 60, ele torce para a escola crescer. Este ano, acredita que a Sereno levará 1.500 integrantes para a avenida. A disputa será acirrada, porque 14 escolas disputarão uma vaga no Grupo A. 
 
- Não temos a pompa das escolas do Grupo Especial, mas temos muita alegria — diz ele.

PORTELA 2007 (Preparativos)

PORTELA PREPARA SEU DESFILE NO RITMO DAS OBRAS DO PAN  (O Globo - 20/01/2007)
 
Escola, que homenageará os jogos, enfrenta atrasos e ganhará ajuda de R$1,8 milhão do governo federal.
 
A Portela, que vai homenagear os Jogos Pan-Americanos no enredo sobre esportes, parece ter inspirado seus preparativos no ritmo das obras e compra de equipamentos de segurança para o evento. Assim como os projetos do Pan sofrem com atrasos, o problema se repete na escola. A menos de um mês do carnaval, a Portela ainda tem vários carros no ferro e a movimentação de operários no barracão da Cidade do Samba é pequena, em comparação a outras escolas do Grupo Especial.
 
As semelhanças não terminam por aí. Assim como ocorreu com alguns projetos do governo estadual e da prefeitura para o Pan, a azul-e-branca terá um socorro financeiro da União de última hora para concluir os preparativos a tempo. Ontem, o ministro do Esporte, Orlando Silva, visitou o barracão e anunciou a liberação de R$1,8 milhão para a escola.
 
Ministro aposta na audiência para divulgar o Pan
 
Os carnavalescos Amarildo Mello e Cahê Rodrigues admitiram atrasos. E reconhecem que o apoio financeiro do Governo federal chegou em boa hora. Mas ressaltam que as fantasias já estão prontas e apostam também no samba no pé dos portelenses. Ao todo, serão distribuídas 2.500 fantasias para a comunidade.
 
-  A gente sabe que está atrasado, mas já trabalhamos em escolas menores e sabemos lidar com dificuldades. O importante é que nosso projeto está muito bem resolvido. A gente sabe exatamente onde tem que mexer daqui para a frente — disse Amarildo.
 
O ministro justificou a decisão de investir na Portela como importante para divulgar não apenas o Pan, mas também a pretensão do Brasil de sediar as Olimpíadas. Ele lembrou que os desfiles são transmitidos para 65 países com audiência de 35 milhões de pessoas.
 
- O carnaval se transformará numa espécie de abertura popular dos Jogos Pan-Americanos. A escola fará um desfile para brigar pelo título — disse Orlando Silva.
 
Amarildo e Cahê explicaram que o enredo “Os deuses do Olimpo na terra do carnaval. Uma festa dos esportes, da saúde e da beleza” abordará não apenas o Pan, mas os esportes, como uma forma de inclusão social e de superação de limites. No desfile, os carnavalescos pretendem homenagear as escolas Beija-Flor, Mangueira e Salgueiro, que mantêm vilas olímpicas.
 
A referência ao Pan será feita em oito alas e no quinto carro, um dos mais adiantados do barracão. A alegoria representará uma vila olímpica. Na parte da frente do carro, virá o ginasta Diego Hypólito, fazendo exercícios nos equipamentos. Em outra parte do carro, atletas que já estiverem selecionados para o Pan desfilarão num “queijo” em forma de taça de ouro. No fim do carro, um grupo representará a torcida presente nas arquibancadas. Além da Portela, a Viradouro vai mencionar, mas de passagem, esportes no enredo. A exemplo da escola de Madureira, a Viradouro terá alegoria reproduzindo uma vila olímpica.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PORTELA 2007 (Barracão)

MINISTRO DOS ESPORTES CONHECE O BARRACÃO DA PORTELA (site da Escola – 19/01/07)

 
Jacqueline, Ministro Orlando Silva e Ministra Nilceia Freire
 
O ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr., esteve, na manhã desta sexta-feira, 19, visitando o barracão da Portela, na Cidade de Samba. O encontro serviu para o ministro conhecer de perto como está sendo feito o Carnaval da escola, que será apoiada pelo Ministério, uma vez que o enredo da azul e branco fala sobre os esportes, passando pelos Jogos Pan-americanos. 
 
Na visita, Orlando recebeu das mãos do presidente da Portela, Nilo Figueiredo, uma camisa da agremiação. Empolgado com o passeio carnavalesco, o ministro tirou o paletó e vestiu o presente que ganhou. Fizeram o mesmo a jogadora de vôlei Jacqueline Silva e Nilcéia Freire, ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. 
 
O enredo da Portela é "Os Deuses do Olimpo na terra do Carnaval: uma festa do esporte, da saúde e da beleza", criado e desenvolvido pelos carnavalescos Amarildo de Mello e Cahe Rodrigues. 

PORTELA 2007 (Ministro visita o barracão da Escola)

MINISTRO DOS ESPORTES VISITA BARRACÃO DA PORTELA (O DIA – 18/01/07)
 
O ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr., visita nesta sexta, às 11h da manhã, o barracão da Portela, na Cidade de Samba. No próximo Carnaval, a escola vai levar para a Sapucaí a história dos esportes, com o enredo "Os Deuses do Olimpo na terra do Carnaval: uma festa do esporte, da saúde e da beleza", desenvolvido pelos carnavalescos Amarildo de Mello e Cahe Rodrigues. 
 
Na visita, o ministro será recebido pelo presidente da Portela, Nilo Figueiredo, e estará acompanhado por dois grandes nomes do vôlei: Jacqueline Silva e Bernard Razjman. O trio vai conhecer as dependências da azul e branco de Madureira, passeando pelas alegorias e fantasias criadas para o desfile. O barracão da Portela fica na Rua Rivadávia Correa, 60 – Gamboa. 

PORTELA 2007 (Visitas)

GINASTAS, NADADOR E JUDOCA VISITAM BARRACÃO DA PORTELA (O DIA – 17/01/07)
 
Vários atletas visitaram ontem o barracão da Portela. O nadador Luiz Lima, a ginasta Luiza Parente, a maratonista Márcia Narloc, o judoca Sebastian Pereira e os saltadores Juliana Veloso e Tammy Galera conversaram com os carnavalescos Cahe Rodrigues e Amarildo de Mello e conheceram o carro onde vão desfilar. A ginasta Diane dos Santos e os irmãos Daniele e Diego Hypólito também sairão na escola, cujo enredo é “Os deuses do Olimpo na terra do Carnaval”. 

PORTELA 2007 (Palácio do Itamaraty)

DIPLOMACIA AO RITMO (O Globo - 17/01/2007) 
 
O samba vai invadir o Palácio do Itamaraty, no Centro do Rio, durante o jantar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oferecerá aos chefes de Estado que participarão da reunião de cúpula do Mercosul. A ideia é mostrar que, apesar das dificuldades, a integração também pode ser uma festa. Até ontem à noite, estava confirmada a presença de integrantes da escola de samba Portela, a maior vencedora dos carnavais cariocas.