Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 1 de julho de 2014

PORTELA (Final 2007)

NOVA GERAÇÃO DO SAMBA VENCE NA PORTELA (O DIA – 10/06)
 
Maior campeã do carnaval carioca com 21 títulos, a Portela apostou na renovação e escolheu o samba dos compositores Diogo Nogueira, Ciraninho e Celsinho de Andrade para representar a escola em 2007. Dez mil pessoas lotaram a quadra da agremiação em Madureira para acompanhar a festa. O resultado foi anunciado por volta das 4h da manhã deste sábado. Compositores da nova geração, Diogo, que tem 25 anos, estava concorrendo pela 2ª vez, e Ciraninho, que entrou na ala a poucos dias da entrega do samba, tem 26.
 


O primeiro samba que se apresentou foi justamente o que mais tarde seria o campeão. Com uma interpretação emocionante de Wantuir (puxador da Unidos da Tijuca), a composição de Diogo Nogueira e parceiros tocou fundo na alma do portelense e arrebatou a quadra, lembrando os bons tempos de finais de samba-enredo da Águia de Madureira.
 


Em seguida veio a parceria de Noca da Portela (atual secretário estadual de cultura), que cumpriu bem seu papel e deixou a competição com um alto nível de qualidade. Trazendo no currículo, a impressionante marca de doze finais e seis vitórias na Portela em mais de 50 anos de carreira, Noca ajudou a defender o próprio samba ao lado de Celino Dias (puxador da Lins Imperial).
 
Logo depois foi a vez de Júnior Scafura (campeão em 2006) e seu grupo incendiarem a torcida com um samba de trazia as assinaturas de dois dos maiores baluartes da escola: Ary do Cavaco (campeão em 69, 71 e 2006) e Monarco (líder da Velha Guarda Show). No papel, o nome dos autores assustava pelos históricos de cada um. Já na quadra, o que se viu foi uma apresentação competente, com destaque para a atuação de Anderson Paz (puxador da Estácio de Sá) mas que não empolgou muito os segmentos da agremiação. Monarco não compareceu devido a um show em São Paulo.
 
Fechando o ciclo dos concorrentes, a última composição da noite também tinha pedigree. Tratava-se do samba de Serginho Procópio e seus amigos. Procópio, que é filho de Osmar do Cavaco (músico da Velha Guarda Show desde a fundação, já falecido), obteve o 2º lugar no concurso de 2006. Com uma bela melodia e considerável torcida, o samba mostrou a que veio e deixou a disputa ainda mais acirrada.
 
Depois do resultado, o presidente da Portela, Nilo Figueiredo fez questão de cumprimentar os compositores campeões. Segundo ele, a obra vitoriosa foi "abraçada" pela comunidade. Alheio às pressões dos compositores pesos-pesados na disputa, o dirigente declarou: "Eu disse durante a minha campanha que a Portela tinha que se renovar. A escola agora vai com o melhor samba para a avenida". Nilo confirmou também a intensão de trocar, ainda nesta semana, a 1ª porta-bandeira, Andréia. "Isso é uma coisa que pretendo definir logo, mas ainda não posso revelar nomes", afirmou.
 
 
Quem também demonstrou satisfação com o resultado foi a veterana porta-bandeira Dodô. Dentro de sua lojinha, na entrada da quadra, a baluarte que tem 86 anos de idade e 71 de Portela comparou: "O samba dos meninos que ganhou é igual ao futebol, para frente. Estou super contente, até porque foi uma dessas ironias da vida. O pai nunca conseguiu e hoje vemos o Diogo comemorar a vitória", exaltou, fazendo referência ao fato de João Nogueira (sambista falecido em 2000), pai de Diogo, nunca ter conseguido emplacar um samba-enredo na sua escola de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário