Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



segunda-feira, 13 de maio de 2013

PORTELA 2006 - Tabajara do Samba

PORTELA FAZ MUDANÇA COM CAUTELA (O Globo – 08/01/06)
 
As mudanças nas baterias são um sinal de que a tradição pode ser alterada sem, necessariamente, comprometer o desfile. Lar de tantos bambas, a Portela terá a bateria comandada por um mestre de apenas 26 anos. Nilo Sérgio Santana de Oliveira é chamado de Mestre Nilo desde novembro e não se sente pressionado. Afinal, são 16 anos na quadra da escola e na bateria, que já teve o lendário Marçal no comando. O filho deste, Marçalzinho, foi o último mestre e quem indicou Nilo para o posto. 
 
-  Foi uma surpresa muito boa, porque o sonho de todo ritmista é chegar a mestre de bateria. Mas nunca pensei que fosse acontecer tão cedo — confessa Nilo, que já tocou agogô, caixa e surdo e que, desde 2003, era diretor de bateria na escola.

‘Farei apenas uma bossa’, diz o novo mestre da Portela.

Apesar do aparente poder, o novo mestre de bateria vai respeitar os modelos da azul-e-branco de Madureira:

— Não dá para mudar a cara da bateria da Portela. Não conseguiria e nem quero. Farei apenas uma bossa, que deve se repetir três vezes, nada mais. No futuro, se eu continuar, pretendo bolar novidades, envolvendo principalmente a marcação, que é o forte da escola.

Manter a cara da escola não significa abrir mão de toques pessoais. Nilo garante que já fez pequenas mudanças em alguns instrumentos. Tudo para competir de igual para igual com os mestres veteranos, muitos deles seus ídolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário