Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Velha Guarda da PORTELA

HISTÓRIA DO SAMBA EM BREVE, OS 82 ANOS DA PORTELA SERÃO RELEMBRADOS NO CENTRO DE MEMÓRIA, QUE VAI FUNCIONAR NA SEDE DA ESCOLA EM MADUREIRA. AS OBRAS COMEÇAM APÓS O CARNAVAL. QUEM TIVER QUALQUER MATERIAL RELACIONADO À HISTÓRIA DA AGREMIAÇÃO PODE ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE 2489-6440.  (Jornal Extra – 13/11/05)




PORTELA EXALTA VELHA GUARDA
(Globo Comunidade – 13/11/05)

O carnaval da Portela, em 2006, vai ser marcado por uma bela homenagem: a velha guarda da escola vai abrir o desfile. Enquanto no barracão, na Cidade do Samba, os trabalhos estão em ritmo acelerado, os portelenses fazem a festa com muito samba na quadra da escola. Mas uma preocupação também toma conta da escola: como evitar a quebra de carros alegóricos, como aconteceu no último carnaval?

“Uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo.” Esse é um provérbio chinês que mostra que, por mais difícil que seja uma tarefa, se não for dada a partida, nunca vai se chegar ao final. Quando se vê aqueles carros alegóricos gigantescos, na Marquês de Sapucaí, o público talvez nem imagine o trabalho que deu para construí-los, e nem do que são feitos. Muitos carros alegóricos são montados sobre chassis de ônibus, com cerca de dez metros de comprimento por cinco de largura.

E quando o carro alegórico quebra na avenida? Acontece com várias escolas. A Portela mesmo, no carnaval de 2005, quebrou o carro abre-alas e o carro da velha-guarda. Mas o que a Azul-e-Branco está fazendo para que isso não se repita?

“Eu fui contratado justamente para resolver esse tipo de problema. Posso garantir aos portelenses, e a todos que gostam do carnaval, que a quebra de carros alegóricos só vai acontecer agora se for uma fatalidade. É realizada uma série de modificações nos chassis originais. O importante é perceber que não se está lidando com um ônibus, mas com um carro que carrega alegorias. Para 2006, são todos carros novos. Posso dizer que a melhor frota das escolas de samba do Rio de Janeiro é a da Portela”, explica Paulinho do Ouro, diretor de barracão.

Velha guarda vai puxar a Portela


A velha guarda é a responsável pela memória da Portela, que é de 1923. É responsável também por manter as tradições da escola. A escola veterana tem muitas histórias, guardadas principalmente no coração da velha guarda. Os componentes desta ala nobre da Portela são alegres e simples, como é possível sentir nos encontros que eles fazem semanalmente na quadra.

A escola que foi 21 vezes campeão do carnaval tem, até hoje, uma linhagem de sambistas que honram a memória de Paulo Benjamim de Oliveira, o Paulo da Portela, fundador da agremiação e autor do samba-enredo do primeiro campeonato da Azul-e-Branco em um desfile oficial, em 1935, sobre as belezas da Guanabara.

Aliás, bambas nunca faltaram à escola de Oswaldo Cruz e Madureira.  Além de Monarco, Waldir 59, Candeia, Zé Kéti e tantos outros. Agora, para entrar na velha guarda da Portela é preciso ter, no mínimo, 30 anos de escola e 55 anos de idade. E, para o Carnaval 2006, a Portela vai apresentar uma novidade: a velha guarda vai abrir o desfile. “Isso para nós é um presente, é um orgulho muito grande abrir um desfile da Portela”, comenta Marinho. É esperar para ouvir e sambar com a Azul-e-Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário