Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quem tiver suingue, entre na roda

O ano era 1952. O local, a Presidente Vargas. O enredo, “Brasil de Ontem”. A Portela estava pronta para desfilar. De repente, Natal manda a escola fazer o esquenta com o samba de terreiro “Retumbante Vitória”. Encostado num poste, então com 17 anos, estava Monarco, autor da música, que hoje lembra com emoção daquele dia.

- Na verdade, não havia competição. O samba de terreiro mais cantado pelas pastoras era aquele que acabava prevalecendo. Não é um samba por encomenda. Ele fala das flores, do céu, das coisas do dia-a-dia — lembra, hoje, aos 71 anos, Monarco.

Mas a Portela não é o único lugar onde se produz samba de terreiro.

- Vou sempre a roda do Clube Renascença, no Andaraí. É um clube metido a quintal — brinca o compositor Mauro Diniz.

(Jornal Extra - 05/06/05)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Feijoada da Velha Guarda da PORTELA

Junho / 05

Para os mais jovens e iniciantes no samba a festa fez lembrar áureos tempos em que visitas de sambistas eram comuns em todos os terreiros e a Portela deu mais uma prova de sua Majestade, recebendo a Velha Guarda da Mangueira.

A já tradicional Feijoada Portelense completou dois anos (após anos e anos não acontecer), e teve mais uma edição nesse mês de Junho.  O samba correu solto em Madureira. A feijoada da Velha Guarda Portelense, como sempre, reuniu vários bambas na quadra da rua Clara Nunes.

Com o comando nossa querida Velha Guarda a festa que contou com nomes como os portelenses, Teresa Cristina, Cristina Buarque, Dorina e Marquinhos de Oswaldo Cruz, Arlindo Cruz, Velha Guarda da Mangueira e outros bambas do samba.

Além da maravilhosa feijoada, aonde foram servidos cerca de três mil pratos, a tarde de sábado varou a noite, deixando um gostinho de quero mais nas cinco mil pessoas que estiveram na quadra.

Já estamos esperando a próxima edição para podermos novamente estarmos todos em Madureira para novo encontro com o verdadeiro samba!

Esta é a verdadeira Feijoada do Samba!

Zeca Pagodinho

SALVE, ZECA (Rio Show - 03/06/05)

Zeca Pagodinho continua o mesmo. De verdade. Pra valer. Prova disso é o novo CD que o cantor e compositor apresenta amanhã e domingo no Claro Hall. “À vera” é mais do mesmo e, no caso de Pagodinho, isso significa mais sambas inspirados. As letras falam de romantismo, amizade, malandragem e fé. Nesta nova empreitada, ele canta músicas de velhos amigos como Luiz Carlos da Vila, Monarco, Arlindo Cruz e Jorge Aragão, entre outros.

— É aquela coisa de sempre: a gente se junta, bota tudo no liqüidificador e mistura — brinca.

O espetáculo foi dividido em cinco quadros. O primeiro fala da fé e do universo místico em canções como “São Jorge” e “Lua de Ogum”. No segundo, Zeca canta a malandragem com seu humor característico.

O terceiro quadro é dedicado às relações humanas, com destaque para as situações vividas por homem e mulher. A amizade é o tema do quarto bloco e, neste momento, ele recebe no palco — nos dois dias de show — Dona Ivone Lara, que tem uma música no novo CD de Pagodinho, a romântica “Dizer não pro adeus”.

- Se Beth Carvalho é a madrinha do samba, Dona Ivone Lara é a rainha — derrete-se o sambista.

O melhor fica para o final: sucessos como “Deixa a vida me levar” e “Vai vadiar” fecham o show do bom malandro.

sábado, 25 de junho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Doca (05/2005)

Tia Doca, integrante da Velha Guarda da Portela, organiza um pagode de mesa, apresentando sucessos como “Cabelo pixaim”, de Jorge Aragão, e “Yaô”, de Pixinguinha, no próximo dia 26, a partir das 22h30m, no La Playa.

O endereço é Praia da Bica 39, no Jardim Guanabara.

Telefone: 2460-1007. Ingressos a R$ 7 (mulheres) e R$10.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

HEITOR DOS PRAZERES - Homenagem

Filho e netos do compositor abrem temporada no Dama da Noite hoje com roda de samba e exposição!

O Dama da Noite inaugura amanhã o projeto Carioca, Boêmio e Sambista, que Heitorzinho dos Prazeres elaborou em homenagem ao pai, o compositor e pintor Heitor dos Prazeres, ícone do samba carioca.

A temporada começa amanhã às 21h apresentando roda de samba com sucessos do autor, entre os quais “Pierrô apaixonado”, parceria com Noel Rosa. Nos shows, Heitorzinho e filhos recebem convidados a cada quarta deste mês: amanhã, Darcy da Mangueira e Noca da Portela; dia 18, Walter Alfaiate e Carlos da Fé; e dia 25, Cristina Buarque de Holanda e Vó Maria.

O projeto inclui ainda exposição de quadros com reproduções de obras de Heitor dos Prazeres. Além do conhecido talento para a música, Prazeres foi também pintor primitivista, o que o levou a participar da Primeira Bienal de São Paulo em 1951, voltando a ela em 1953 e 1961.  Esteve também em mostras coletivas em quase todas as capitais sul-americanas até 1966, ano de sua morte.

O Dama da Noite fica na Avenida Gomes Freire 773 (2509-4237). (05/05)

PORTELA na Nigéria

Sumo sacerdote dos babalorixás, o nigeriano Wande Abinbola baixa hoje na feijoada da Velha Guarda da Portela.

Vai convidar a escola para desfilar na Nigéria e os integrantes para o seminário mundial de orixás, em agosto, na Uerj. (O DIA - 07/05/05)