Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PORTELA - Nilo Figueiredo (Entrevista)

NILO MENDES FIGUEIREDO
ENTREVISTA - VÔO DA ÁGUIA
Realizada em 1º de julho de 2004.

VA - Quem é Nilo Figueiredo ?

NF - Um portelense apaixonado, mas quando se torna necessário, busca usar o seu conhecimento técnico-profissional e a sua vivência em prol da Portela. Hoje, buscamos fazer com que o portelense volte a ter a sua estima renovada. Aquela mesma auto-estima que levou a Portela a um passado glorioso.

VA - Nós sabemos que você participou da vida política da escola, nos áureos tempos da Portela. Quando você chegou na escola e quando você saiu? Quais foram os cargos e/ou funções exercidos por você?

NF - Em 1967 e 68 eu fui Assessor da Presidência. Em 69, 70 e 71, eu era o Vice-Presidente mas, em 69, por força da função, e por uma impossibilidade do Presidente, eu comandei na avenida a Portela. E, nos dois últimos, praticamente quem tomou conta ou dirigiu a Portela, no sentido do Carnaval, também fui eu, por uma deficiência física, uma doença que atravessava o Presidente de então.

VA - Todos nós sabemos que o bom relacionamento entre uma escola e a LIESA é fundamental. Nessa perspectiva, qual o seu posicionando?

NF - Sem dúvida. Considerando, principalmente, a indiscutível importância em que se constitui, hoje, a LIESA, para as escolas de samba e isso é um laço que deve ser estreitado cada vez mais, fazendo com que essas relações coma a Liga sejam constantes, através de uma permanente e profícua participação.

VA - Nós temos lido nos jornais e também no site oficial da Portela que o enredo já está definido. Qual a visão da Nova Portela sobre o enredo, que irá tematizar os 8 objetivos de desenvolvimento do milênio da Organização das Nações Unidas - ONU?

NF - Bem, eu só tomei conhecimento porque ouvi dizer. Eu não vi nenhum documento que comprove que a Portela tenha firmado um acordo, afirmado em contrato essa parceria. Se houver um contrato firmado - imagino que haja - nós teremos que cumpri-lo porque não é uma pessoa que assinou; terá sido o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela que assinou, naquele momento, por meio de quem respondia por ele. Contudo, eu me reservo o direito de não tratar hoje de problemas como enredo e outros temas nesse sentido, tendo em vista que nós ainda não chegamos lá. Nós estamos, primeiramente, tentando chegar lá. Se nós lá estivermos, isso é um assunto de que vamos tratar com prioridade, e uma prioridade 1 (um), até por causa do tempo que teremos.

VA - A Portela, há muito tempo, foi abandonada pela sua Diretoria e os portelenses hoje não participam das decisões políticas (voto); não tem projeto nenhum na escola em benefício da sua comunidade ou dos bairros periféricos. O que você pretende fazer em relação a isso? O que a chapa Nova Portela pretende realizar?

NF - Eu, não. Nós e todo um grupo que chegou até aqui. Eu gostaria de dizer o seguinte: no nosso entendimento, é necessário que a primeira providência a ser tomada, no sentido administrativo, é trazer o eixo de decisão da Portela novamente, ou o centro de decisões da Portela, novamente para o eixo Madureira-Oswaldo Cruz, onde ela foi criada e, é lógico, estendê-lo ao seu em torno e àqueles outros bairros que formam a periferia do eixo principal. Por outro lado, é entendimento nosso que uma escola de samba, com aquilo que a Portela representa, com o nome que a Portela traduz na sua história e tudo o mais, não pode hoje pensar unicamente em ser uma escola de samba; tem que ser - e eu já tenho dito isso e repetido inúmeras vezes - que a Portela tem que ser um eixo irradiador de projetos sociais. Inúmeros são os projetos que vêm à nossa cabeça. Entre ele, nós podemos enumerar alguns projetos nas áreas da educação, da saúde, do lazer. Por que estas e outras mais? Porque a área em que se localiza a Portela desassistida. Alguns dirão: "- Mas essa não é uma área muito carente." Ela pode não ser carente. Mas é uma área desassistida e que fica dentro da área de atuação da Portela, incluindo-se porque consta do seu estatuto que existe o campo do Washington Vila (Guadalupe). Ali, sim, existe uma comunidade carente (Favela Vila Eugênia, vulgo Favela do Muquiço), que precisa da total assistência da Portela e de todo o auxílio que puder ser direcionado para lá. Porque lá é uma área bastante carente e que também, como a área daqui, é completamente desassistida em termos de qualquer problema da área social.

VA - O portelense clama por uma escola mirim. Todas as escolas hoje têm uma escola mirim - inclusive a Cabuçu, uma escola que hoje está no terceiro grupo - menos a Portela. As nossas crianças, os nossos filhos não podem ter o prazer de defender a sua escola desde cedo. A chapa Nova Portela tem planos para incluir as crianças no Carnaval da escola?

NF - Esse é um outro tópico importante pra nós: pensar nessa criançada, por assim dizer, porque a escola mirim é aquele grupo de crianças que serão o futuro da Portela. É lógico que no primeiro ano não é muito fácil, nem no segundo, talvez, formar uma escola mirim. Mas não tenha dúvida de que nós estamos empenhados para que as crianças tenham, dentro da Portela, o ensinamento necessário e voltado para ela; uma estrutura para que elas possam conviver com o samba, para, entre elas, saírem os futuros dirigentes da Portela.

VA - Como você analisa hoje em dia, alguns segmentos importantes da nossa escola, como a harmonia, alegoria e adereços, puxador, casal de mestre-sala e porta-bandeira e que perspectivas sobre eles a Nova Portela apresenta ?

NF - Hoje eu tenho dito que isso faz parte do nosso "decálogo", um resumo daquilo que se pretende fazer. Mas eu entendo que há de ter um tratamento específico, por meio de projetos, que façam com que se forme, dentro da Portela, um pessoal voltado para essas áreas: harmonia, alegoria e adereço... E não é só o puxador, não. São o canto, o casal de mestre-sala e porta-bandeira. Não é possível que a Portela hoje pense em trazer todo esse pessoal de fora para dentro da Portela. Eu acho que a Portela tem condições de formá-los dentro dela. É fácil ? Não, não é muito fácil, porque ao longo do tempo, ela (PORTELA) ficou muito tempo parada. Mas esses projetos têm que ser iniciados de imediato, para que seja possível, muito em breve, eles estarem aí e a Portela ter o seu próprio pessoal, seu próprio material humano, o que quer dizer que a Portela terá nos seus quadros o portelense exercendo essas funções dentro da Portela.

VA - Como a Nova Portela irá conduzir a preparação do Carnaval - comissão de Carnaval ou carnavalesco ?

NF - Bem, esse é um assunto para ser tratado, também, quando a gente estiver lá. Nós temos a nossa opinião, uma proposição a ser levada para um departamento, a ser criado, ou para outros departamentos a ser criados, e para aqueles que comporão a nova diretoria, para ver que tratamento daremos ao assunto. Eu tenho um pensamento próprio, de que a proposta seja uma comissão de Carnaval, não mais ficando este a cargo de uma só pessoa, que, hoje, acostumou-se a chamar "carnavalesco". Acho até que nessa comissão deve ter um carnavalesco, um profissional da área, porque ele é importante pelo seu conhecimento; mas não pode ser o único responsável pelo Carnaval.
Na nossa opinião, tem de ter alguém mais, formando com ele todo um grupo onde o carnavalesco participará, como um grande técnico.

VA - Com as eleições na Portela ocorrendo apenas no final de julho, nós teremos um tempo mínimo para a disputa de samba de enredo, elaboração da sinopse para os compositores e mais todo o trabalho de barracão. Como a chapa Nova Portela pretende lidar com o tempo de que irá dispor?

NF - A questão do barracão é até um problema sério com a Cidade do Samba, que não deve ficar pronta no prazo que se estipulou, que é setembro deste ano. Mas, de qualquer forma, sobre tudo isso que se diz - "o prazo é exíguo, o prazo é importante, já deveria estar alguma coisa sendo feita", não gostaria também de tratar agora, porque nós ainda não chegamos lá. Contudo, eu acho que o tempo será necessário para que a gente apresente um Carnaval à altura do nome da Portela. Eu não me preocupo muito com esse tempo, não. Acho que o tempo que se terá não é ideal, mas é bastante razoável para que a gente consiga fazer um grande Carnaval.

VA - Na gestão da Nova Portela, o portelense terá oportunidade de ser sócio da escola? Noutras palavras - será aberto o quadro de sócios da escola?

NF - Lógico! Para isso é que está sendo feito o recadastramento. Para isso está sendo feito todo esse trabalho e eu tenho dito a todo mundo: "- Se maior não seja, nós já obtivemos uma grande vitória." Qual foi a vitória ? Impedir que aquela decisão tomada no dia 19 de dezembro de 2003, segundo a qual, em uma reunião do conselho, se determinou que o quadro social da Portela estaria restrito a 153 (cento e cinqüenta e três) pessoas, que receberam um título ou carteira de sócio benemérito. Nós conseguimos fossem feitas uma reestruturação e uma reorganização do quadro, o que possibilitará a volta dos sócios-proprietários, sócios-sambistas, entre outras categorias. Mesmo que para algumas destas não constassem do estatuto o direito de votar; mas eram importantes para a escola. Os sócios-proprietários e outros estavam sem existir, porque: sócio-fundador não há mais nenhum vivo, honorário não tem mais nenhum; sócios-beneméritos, existem os 153. E, ao ser solicitado pelo juiz, no dia da audiência em que estivemos, o livro de sócio-proprietário, a informação foi a de que havia desaparecido. Então, só haveria uma categoria de sócio; duas haviam sido abolidas naquela mesma reunião. Foram extintas duas categorias e nós estamos fazendo revivê-las, no sentido de os sócios poderem fazerem seu recadastramento para, assim, (re)organizarmos o quadro social da Portela.

VA - Nilo, parcerias são vitais para qualquer empreendimento. A Nova Portela pretende realizar um trabalho com novos parceiros e trazer novos empreendimentos para a escola?

NF - Sem dúvida. É impossível você pensar em qualquer projeto com dinheiro unicamente da Portela. Se os projetos forem muito bem elaborados, e se forem projetos factíveis, sem dúvida os parceiros aparecerão para que a Portela possa realizar os projetos que pretende e - por quê? Por minha causa, por causa da diretoria? Não. Porque acima de nós estará o nome da Portela e isso é que possibilitará que a gente consiga esses parceiros que são tão importantes.

VA - O nome da Portela é muito forte. A nossa escola partirá, definitivamente, para um trabalho com marketing ostensivo, contratando para isso uma empresa especializada ou outra alternativa nesse âmbito?

NF - Não sei se uma empresa. Essa decisão eu não quero tomar sozinho mas, sem dúvida, essa área terá que ser entregue a técnicos da área de marketing pois, hoje em dia, marketing não pode ser entregue a amadores; tem que ser negócio de profissional e é importante que se trate o nome da Portela de maneira profissional. Apesar de tudo, quando a gente participa de qualquer programa de rádio, quando chegam os telefonemas, vemos que a grande maioria ainda é de portelenses, que a Portela tem um nome muito forte e tem uma representação mais forte ainda, apesar do tempo que passou sem vencer Carnavais.

VA - Para terminar, qual a sua mensagem para o portelense? O que podem esperar da Nova Portela? Podem renovar esperanças numa Portela vitoriosa?

NF - Inicialmente, pedir ao portelense que use novamente a sua auto-estima. Acredito eu que, com o nosso chamamento, com o nosso trabalho, nós fizemos renascer ou reviver em muitos dos portelenses a sua auto-estima - que estava por alguns abandonada e, por outros, guardada. Essa auto-estima possibilitará que a Portela consiga reviver aquele seu passado glorioso. Em segundo lugar, dirigimos o nosso maior agradecimento a todos aqueles que atenderam e acolheram o nosso chamamento para o recadastramento e, em terceiro, dizer ao portelense que essa é uma oportunidade ímpar. É uma oportunidade sem igual nessas últimas décadas. Vai ser possível, como antes, votar diretamente para presidente. Por isso essa é uma oportunidade impar. Não sabemos se, perdida essa, quando é que ela se dará novamente, com abertura de um quadro. E pretendo que, daqui para frente, ou melhor, pretendemos que daqui para frente esse quadro fique efetivamente transparente e todo mundo saiba de que maneira aquele participante de uma categoria chegou lá e por que a grande maioria, principalmente dos últimos sócios-beneméritos da Portela, não se sabe a que deve essa "homenagem" que lhe foi dada e por que o estatuto dizia que estes eram os que prestaram "relevantes serviços à nossa Portela", cuja grande maioria, porém, eu não sei nem se conhece a Portela, quanto mais terem prestado grandes serviços à Portela. Queremos que isso seja transparente e queremos que o portelense torne-se sócio e volte a votar e isso só será possível se ele participar do nosso trabalho de mudança. Eu acho que esse é um chamamento para fazer a Portela voltar ao seu lugar, fazer com que a Portela volte a ser aquela escola gloriosa, que se não for vencedora de todos os Carnavais, pelo menos seja aquela escola que vá para a avenida para participar com o desejo de competir e, se vencer, haverá a certeza de que, para ganhar dela, precisou-se fazer muito... Para ser campeã terá que ganhar da Portela! Esse é o nosso pensamento, o nosso agradecimento e, pedimos, mais uma vez, que os portelenses nos acolham e que votem junto com a gente. No encerramento, nós queremos pedir a você, portelense, encarecidamente, que vote com fé, vote com esperança, mas vote sem medo. O momento em que se vive não é mais momento para ter-se medo. Está na hora de a gente esquecer o medo e mudar e essa mudança será gratificante e bastante saudável para todos nós. Um beijo no coração de todos.

VA - O grupo Vôo da Águia agradece a você, Nilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário