Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



sábado, 30 de outubro de 2010

FEIJOADA PORTELENSE

Uma coisa que deixa o sambista irritado é feijoada metida à besta: 

- Algumas feijoadas chiques parecem light, não têm gosto.  Tiram todo o sal das carnes, não temperam direito, esquecem o alho, que é fundamental.  Um horror.

Se tem uma coisa que a feijoada da Velha Guarda da Portela não é – e jamais será – é metida à besta.  Tia Surica (quem mais?) comanda uma equipe de dez cozinheiras para preparar o acepipe para mais de mil pessoas todo primeiro sábado de cada mês.  No total, são gastos 40 quilos de leguminosa para alimentar todas essas bocas.  Convenhamos, feijoada para mais de mil pessoas no Portelão não pode ser metido a besta.

Na quadra, o samba rola no chão mesmo, e não no palco montado no fundo da parte coberta.  Começa por volta das duas da tarde e vai até o último sambista.  Neste sábado tem atração extra, pois será inaugurada a Galeria de Baluartes da azul-e-branco de Madureira, com retratos de gente como Natal e Paulo da Portela.

-  Além de convidados, queremos ter, a cada feijoada, um grupo de peso, de preferência um pagode de raiz – conta Claudio Sodré Ribeiro, diretor de eventos da escola que está há um mês no cargo.

-  Já surgiu também um papo para aumentarmos a periodicidade, mas isso ainda é só um plano para o futuro.

Tia Vicentina, a quituteira mais famosa da Portela, irmã do célebre Natal e exaltada por Lecy no pagode “Isso é fundo de quintal”, aprovaria.

(O Globo - Rio Show – 03/09/04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário