Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 22 de março de 2022

PORTELA 2011 (Campeão)

PORTELA: EM FINAL DIFÍCIL, JR ESCAFURA SUPERA DIOGO NOGUEIRA E GANHA SAMBA (o carnavalesco – 16/10/2010)

Não teve sacode e nem vitória fácil. A final de samba-enredo da Portela, que começou na noite de sexta e só terminou na manhã de sábado, contou com quatro parcerias finalistas, mas a disputa ficou apenas entre duas. Diogo Nogueira e Jr. Scafura. Melhor para o segundo que vai assinar pela quinta vez uma obra da escola no carnaval. Jr. Escafura conta com Wanderley Monteiro, Gilsinho, Luiz Carlos Máximo e Naldo como companheiros de parceria.

A final de samba foi cercada de tensão. Na quadra era impossível descobrir o vencedor. O ligeiro favoritismo era da turma de Jr. Escafura por ele ser da comissão de carnaval e pela parceria ter Gilsinho, intérprete oficial da Portela, como compositor da obra. Porém, Diogo Nogueira contava com seu nome, além do belo samba e de nunca ter perdido uma final na agremiação.

sábado, 19 de março de 2022

PORTELA 2011 (Final - Parcerias)

QUATRO COMPOSITORES CONSAGRADOS DISPUTAM A FINAL DA PORTELA (Tradição do Samba – 11/10/2010)

Na próxima sexta-feira (15), a partir das 20h, acontece a final de samba-enredo mais aguardada do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A Portela escolhe seu hino para o carnaval 2001, com parcerias recheadas de compositores consagrados.

Confiram:

Parceria 1- Noca da Portela, Bandeira Brasil, Alexandre Fernandes, Claudinho Oliveira e Márcio Ferraz

Noca da Portela é vencedor de cinco sambas-enredo da Portela: Em 1976, ganhou o samba-enredo da Portela com "O Homem de Pacoval". Em 1985, venceu o samba-enredo "Recordar é viver". Em 1995, ganhou o primeiro "Estandarte de Ouro" com o samba "Gosto que me enrosco". Em 1998, ganhou o segundo "Estandarte de Ouro" com o samba-enredo "Os olhos da noite". Em 1999, ganhou mais um "Estandarte de Ouro" com o samba "Pelos caminhos de Minas Gerais". Em 2005 venceu o samba-enredo "Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo", com Darcy Maravilha, J. Rocha e Noquinha.

Curiosidade da parceria:

Noca da Portela, campeão 76, 85, 98, 99 e 2005. Fazia parte, junto com Colombo e Picolino, do Trio ABC;

Parceria 2 - Diogo Nogueira, Ciraninho, Rafael dos Santos, João Martins e Leandro Fregonesi

Diogo Nogueira venceu nos últimos quatro anos seguidos (2007,2008,2009,2010) - Pode empatar com Noca da Portela.

Curiosidade da parceria:

Ciraninho começou a participar das disputas na Acadêmicos da Barra da Tijuca, onde foi campeão. Desde 2006, juntamente com Diogo Nogueira, entrou para a Ala de Compositores e já foram campeões em 2007, 2008, 2009 e 2010. Rafael do Santos, que estreiou na parceria em 2010, e Leandro Fregonesi, que estreia na escola, são assíduos frequentadores das rodas de samba da Lapa.

Parceria 3 - Wanderley Monteiro, Gilsinho, Luiz Carlos Máximo, Jr. Scafura e Naldo

Junior Escafura era parceiro de Diogo Nogueira até último carnaval. Agora está com um novo parceiro que é o intérprete da escola , Gilsinho. venceu em 2006 e nos últimos Três anos seguidos (2008,2009,2010). Também pode empatar com Noca da Portela.

Curiosidade da Parceria:

Wanderley Monteiro é cantor, compositor e cavaquinista com muitos sucessos nas rodas de samba; já o letrista Luís Carlos Máximo, parceiro de Wanderley há muito tempo, já fez samba com Paulo César Pinheiro e também tem muitas obras cantadas por Surica e Luísa Dionísio, sua mulher, que concorreu ao Prêmio de Revelação no Grande Prêmio da MPB em 2010; Júnior Escafura foi campeão em 2006, 2008,2009 e 2010. Naldo foi campeão em 2002 com David Correa; Gilsinho- Intérprete oficial da escola, está estreando como compositor.

Parceria 4- Serginho Procópio, Celso Lopes, Charles André, João Carlos Filho e Marquinhos de Oswaldo Cruz

Marquinhos de Oswaldo Cruz- Grande bamba da Portela e criador e idealizador do trem do samba, venceu na Portela no ano de 2006.

Curiosidades da parceria:

Cavaquinho da Velha Guarda Show, filho de Osmar do Cavaco, um dos fundadores do grupo de baluartes da Portela, Serginho Procópio emplaca sua obra em parceria com Celso Lopes pelo quarto ano consecutivo numa final da Portela. Charles André, ex-integrante do Grupo Molejo, compõe a parceria pelo segundo ano seguido, mas já participou do concurso em anos anteriores. O partideiro Marquinhos de OC participa pela terceira vez, sendo campeão em 2006, com Monarco, Mauro Diniz, Ari do Cavaco e Júnior Escafura.

PORTELA 2011 (Rainha da Tabajara)

RAINHA DE BATERIA DA PORTELA CONFIRMA PRESENÇA NA FINAL (o carnavalesco – 11/10/2010)

A nova rainha de bateria da Portela, Sheron Menezes, confirmou presença na grande final de samba-enredo da escola que acontece na próxima sexta-feira, a partir das 20h. A atriz está ansiosa para conhecer a quadra da agremiação e a comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira.

- Estou muito feliz com este momento que eu estou vivendo. Já estava mais do que na hora de ter este encontro com os segmentos e torcedores da Portela. Acho que vai ser muita emoção, declarou Sheron Menezes.

A coroação de Sheron Menezes, como rainha de bateria da Portela, será no dia 29 de outubro.

sábado, 12 de março de 2022

PORTELA 2011 (Final)

ATRAVÉS DE NOTA OFICIAL, PORTELA INFORMA QUE MESTRE NILO SÉRGIO ESTARÁ NA FINAL (o carnavalesco – 10/10/2010)



Após o desentendimento entre o mestre de bateria Nilo Sérgio e o intérprete Gilsinho durante a semifinal de samba-enredo da Portela, a Portela divulou uma nota oficial, através de sua assessoria de imprensa, para informar que o mestre estará no comando da bateria durante a final, que acontece na próxima sexta. O problema aconteceu durante a semifinal de samba-enredo, que ocorreu na noite desta sexta-feira, quando Gilsinho reclamou do comportamento da bateria.

Um dos compositores achou que puxei a bateria para trás. A bateria é imparcial. Não tem nenhuma preferência por qualquer samba. O presidente me chamou. Falei que não tinha como puxar o ritmo para trás. Ele vem do cantor e da marcação em cima - afirmou mestre Nilo Sérgio, em entrevista à Rádio Tupi.

Confira a nota divulgada pela Portela:

"Em respeito ao suposto episódio de desentendimento que aconteceu na noite da última sexta-feira(8), envolvendo o Diretor de Bateria do G.R.E.S Portela , Nilo Sérgio , a azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira através do Senhor Presidente Nilo Figueiredo , desde já adianta que tudo não passou de um mal-entendido. Segundo o presidente Nilo cobranças vão sempre acontecer, é normal quando se quer o melhor. "Quero o melhor para Portela, pois, a escola está no caminho certo para voltar às vitorias. Estamos trabalhando muito para isso".

Para provar que a escola está vivendo um momento mágico, houve uma reunião entre toda diretoria e segmentos da escola na tarde deste domingo (10), onde estiveram presentes: o Presidente Nilo Figueiredo, o Mestre de Bateria Nilo Sérgio, O intérprete Gilsinho, o Coreografo Jerônimo, a eterna Porta-Bandeira Dodô e a Direção Geral de Harmonia com Alex Fab e Marcelo Jacob ,para um almoço de confraternização e reiterar que o clima de paz, amizade e harmonia, reina na Portela.

Por outro lado, informamos que são completamente inverídicas as notícias veiculadas em alguns órgãos de imprensa, dando conta que o mestre de bateria Nilo Sérgio estava afastado da bateria da Portela. Pelo contrário Nilo Sérgio estará a frente da "Tabajara do Samba", na próxima sexta-feira(15), quando acontece a grande final de samba-enredo da agremiação". 

Tabajara do Samba (Nilo Sérgio)

MESTRE NILO SÉRGIO É AFASTADO DA BATERIA DA PORTELA (o carnavalesco - 09/10/2010)

Bomba em Oswaldo Cruz e Madureira. O competente mestre de bateria, Nilo Sérgio, está temporariamente afastado do comando dos ritmistas para final da escola, que acontece na próxima sexta-feira. O problema aconteceu durante a semifinal de samba-enredo, que ocorreu na noite desta sexta-feira, quando uma das parcerias concorrentes reclamou do comportamento da bateria.

- Um dos compositores achou que puxei a bateria para trás. A bateria é imparcial. Não tem nenhuma preferência por qualquer samba. O presidente me chamou. Falei que não tinha como puxar o ritmo para trás. Ele vem do cantor e da marcação em cima. O presidente me disse que na final, ele ia me tirar da frente da bateria e outra pessoa ia conduzir a bateria. Desde 2006, eu conduzo a bateria e disse para ele que se for assim estou fora - afirmou mestre Nilo Sérgio, em entrevista à Rádio Tupi.

O problema para o afastamento de Nilo Sérgio foi criado com o próprio intérprete oficial da escola, Gilsinho, que está concorrendo com samba na agremiação. - Não tenho nenhum atrito com o Gilsinho. Não tenho nada contra ele. Já falei isso para ele e para o presidente, mas o Gilsinho acha que tenho. Eu não estou Portela, eu sou Portela. Eu não tenho medo do Gilsinho - disse Nilo Sérgio.

Nilo Sérgio disse que os ritmistas da Portela ficaram abalados com o ocorrido. - A bateria quando me viu saindo da sala do presidente, sentiu e os ritmistas desceram do palco. Eu também senti. Houve atrito e com cabeça fria vou resolver. Caso eu não comande a bateria na final de samba, eu deixo o comando dos ritmistas - revelou Nilo Sérgio. 

sábado, 5 de março de 2022

PORTELA 2011 (Finalistas)

PORTELA JÁ TEM OS QUATRO SAMBAS FINALISTAS (o carnavalesco – 09/10/2010)

A Portela definiu os quatro sambas finalistas do Concurso de samba-enredo do Carnaval 2011, que tem como tema: "Rio,azul da cor do mar", que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Szanieck. A grande final acontece na próxima sexta-feira, a partir das 20h. Após a semifinal que terminou na madrugada deste sábado, a comissão julgadora optou pelas obras dos seguintes compositores:

Diogo Nogueira, Ciraninho, Rafael dos Santos, João Martins e Leandro Fregonesi
Noca da Portela, Bandeira Brasil, Alexandre Fernandes, Claudinho Oliveira e Márcio Ferraz
Serginho Procópio, Celso Lopes, Charles André, João Carlos Filho e Marquinhos de Oswaldo Cruz
Wanderley Monteiro, Gilsinho, Luiz Carlos Máximo, Jr. Scafura e Naldo

PORTELA (Tradição)

DIZ QUE FUI POR AÍ... (O Globo – 08/10/2010)

Portela, famosa pela Velha Guarda, termina a seleção sexta, dia 15, em Madureira.

Como ancestral é a paixão na escola da Velha Guarda mais famosa do carnaval, a maior campeã de todas, a do azul cantado por Paulinho da Viola. A Portela escolherá seu samba-enredo na sexta, dia 15, na quadra da Rua Clara Nunes, em Madureira. Visitá-la é viajar ao olimpo de bambas como Monarco e Tia Surica.

TRADIÇÃO.

Para quem, mais do que curtir carnaval, quer vivenciar sua história, as opções são claras: Portela e Mangueira. Fundada como Grêmio Recreativo em 1934 e com a ainda invicta marca de 21 títulos, a azul e branco respeita seus ícones, como Noca da Portela, que ainda disputa samba. Diogo Nogueira, que segue os passos do pai, João Nogueira, é outro compositor da escola de Madureira e cria da casa. Uma das mais respeitadas e conhecidas do samba, a Velha Guarda local também está sempre presente aos eventos.