Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



sábado, 17 de outubro de 2020

PORTELA 2010 (Segundo Ensaio Técnico)

PORTELA FAZ ENSAIO TÉCNICO SEGURO E MOSTRA ESTAR PREPARADA PARA O DESFILE (o carnavalesco – 31/01/10)

O portelense está feliz e acreditando em um ótimo resultado no Carnaval 2010. Toda essa confiança foi comprovada no segundo ensaio técnico da Portela, no Sambódromo, na noite deste sábado. A escola teve uma atuação segura, sem grandes falhas, e ainda apresentou seus trunfos: Rogerinho e Lucinha, casal de mestre-sala e porta-bandeira, que dentro da dança clássica foram sensacionais, a bateria comandada por mestre Nilo Sérgio, que brinca com paradinhas e ainda sustenta o ritmo de uma maneira exemplar, o intérprete Gilsinho, que é um "monstro" na hora de cantar e principalmente toda comunidade que dentro da Avenida provou que o samba-enredo, apesar de não ser um dos melhores do ano, pode funcionar muito bem para o desfile.


- Hoje, o ensaio foi muito bom. Acertamos alguns ajustes que precisavam ser feitos e isso é fruto do nosso ensaio de rua que realizamos aos domingos em Madureira. Contamos com 3500 a 4000 componentes e a Portela já encontra-se pronta para buscar o título - declarou um diretor de harmonia.

 

Diferente do primeiro ensaio, a comissão de frente apresentou uma coreografia, mas não foi possível descobrir muitas novidades. O grupo comandado pelo coreógrafo Henrique Talmah é composto apenas por homens. 

Sempre seguros, Rogerinho e Lucinha Nobre, casal de mestre-sala e porta-bandeira, deram um show de dança, sem apelar para coreografias ou gestos espalhafatosos. Dentro do clássico, eles mostraram que ainda é possível fazer excelente apresentação na Avenida.

Porém, o ápice do ensaio ainda estava por vir. Comandados por mestre Nilo Sérgio, os ritmistas da Portela foram espetaculares. Em uma das paradinhas, chamada de eletrônica, eles ficam pulando e contagiam o público e os componentes. A rainha Juliana Gostosuda esteve presente e mostrou conhecimento total do samba e do posicionamento à frente da bateria. A bateria começou com 148 batidas por minuto, passou para 146 no Setor 7 e manteve o mesmo número no segundo recuo.

- A bateria estava aproximadamente com 300 ritmistas e executamos três paradinhas, uma delas foi um teste, que foi aprovado, e será levada para o desfile oficial. Serão duas na cabeça do samba e a outra que é uma paradinha eletrônica, que o público adorou e que vem acompanhada de uma coreografia onde os ritmistas abaixam e a Juliana (rainha de bateria) surge do meio da bateria. O andamento está bom e só faltam ajustar pequenos detalhes para estarmos definitivamente prontos para o desfile - explicou mestre Nilo Sérgio.

No quesito harmonia, a Portela também foi muito bem. O cantor Gilsinho comandou com maestria o ensaio e ainda contou com um grande coral na pista, que eram os portelenses, embalados, e que não paravam de cantar. Porém, a evolução não foi 100%. Na apresentação da bateria no primero módulo de jurados, entre os setores 3 e 5 das arquibancadas, a ala à frente avançou e surgiu um buraco na pista. Foi o único deslize de um ensaio técnico, que deixa toda Portela esperançosa de um brilhante desfile em 2010. Agora, o jeito é aguardar a hora da verdade, ou seja, a apresentação oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário