Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

PORTELA 2010 (Rainha de Bateria)

RAINHA DA PORTELA DIZ QUE PENSOU NA VELHA GUARDA ANTES DE ESCOLHER FANTASIA (O Dia – 19/01/10) 

Líder de grupo de funk e ex-passista, Juliana quer ajudar escola a quebrar jejum de 40 anos sem títulos.

 

Substituta de Luma de Oliveira à frente da bateria, Juliana Portela promete fazer história na Sapucaí, já que pela primeira vez, uma funkeira será rainha de uma das escolas mais tradicionais do Carnaval. Para isso, ela conta com o apoio da comunidade da azul-e-branco, que fez pressão para que a então passista, cria da casa, assumisse o cargo.

Prestes a estrear na Avenida, a beldade diz que quer marcar seu nome na agremiação. 'Depois de muitos anos, a Portela voltou a ter uma rainha da comunidade. E isso fará a diferença no desfile, porque os ritmistas se sentem mais à vontade. Tenho o respeito de toda a comunidade e sei que estou representando o povo de Oswaldo Cruz e Madureira. Sou cria da escola e estava esperando essa oportunidade há muito tempo', revela Juliana, que também é líder do grupo de funk Jaula das Gostosudas. 

Perfil da escola influenciou escolha do figurino para a Avenida.

Acostumada com as roupas decotadas dos tempos de passista e também dos shows de funk, Juliana avisa que não ousará no figurino do desfile. Motivo? O respeito pela Velha Guarda. 'Tenho liberdade para ousar, mas prefiro não mostrar o lado corpão. Quero representar bem a escola e a Portela é tradicional. Os mais velhos estão sempre de olho na nossa postura. Vai ser uma roupa um pouco conservadora, mas muito elegante', explica. 

Na Avenida, a fantasia vai representar a fibra ótica. O enredo, que abordará o mundo digital e a Internet, está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Alex de Oliveira e Amaury Santos.

Antes de Juliana, passaram pela bateria da Portela nomes como Valéria Valenssa, Adriana Bombom e Luma de Oliveira, que reinou em 2009. A comparação, no entanto, não assusta a nova ocupante do posto. 'Vou fazer o que sei, que é sambar. Existe espaço para todo mundo no Carnaval e agora será a minha vez de mostrar o meu valor. Sei que é difícil agradar a todos, mas vou tentar', completa. 

Escola completa 40 anos sem ganhar o Carnaval sozinha.

Terceira colocada no ano passado, a Portela luta para quebrar um jejum de títulos que já dura 40 anos. O último campeonato que a escola venceu sozinha foi em 1970, com 'Lendas e Mistérios da Amazônia'. De lá para cá, só voltou a brilhar no desfile de 80, quando dividiu o título com a Beija-Flor e a Imperatriz. 

Para o presidente da azul-e-branco, Nilo Figueiredo, o torcedor pode esperar uma grande apresentação em 2010. 'Estamos num bom caminho e, hoje, posso dizer que a Portela já está madura para ser campeã'. Ícone da Velha Guarda, Tia Surica faz coro: 'A Portela voltou a ser forte. O jejum tem que acabar. Precisamos de um título para levantar a confiança dos componentes e da comunidade'.

PORTELA (Alegoria)

PORTELA NÃO TERÁ CRISTO EM ALEGORIA (O Globo - 18/01/2010) 

A Portela desistiu de levar para o Sambódromo uma escultura do Cristo Redentor em seu carro abre-alas. Na noite de sábado, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, visitou a Cidade do Samba, sendo recebido por representantes das escolas do Grupo Especial. No entanto, esse assunto não foi abordado. 

Segundo o presidente da azul e branco, Nilo Figueiredo, a escola já tinha abdicado da ideia porque o próprio regulamento do desfile proíbe o uso de símbolos religiosos. 

Já o carnavalesco Alex de Oliveira afirmou que o carro está sendo modificado. No lugar do Cristo Redentor, ele vai usar a imagem do Monumento aos Pracinhas, que fica no Aterro do Flamengo. 

— Já estamos adequando a alegoria ao Monumento dos Pracinhas. A gente queria fazer uma homenagem bacana ao Rio, sem cunho religioso. Mas já que não pode, vamos mudar — explicou Alex. 


domingo, 6 de setembro de 2020

PORTELA 2010 (Ensaio Técnico)

FORÇA DE MADUREIRA: PORTELA LEVA 25 MIL PESSOAS PARA ENSAIO TÉCNICO NA SAPUCAÍ (O carnavalesco – 10/1/10) 



O mar azul e branco foi formado na Marquês de Sapucaí, na noite de sábado, quando a Portela fez seu primeiro ensaio técnico visando o Carnaval 2010. A escola levou muitos componentes para pista e 25 mil pessoas estiveram presentes nas arquibancadas do Sambódromo. O intérprete Gilsinho e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rogerinho e Lucinha Nobre, foram os destaques. 

A comissão de frente fez apenas uma coreografia simbólica para entreter o público. O coreógrafo Henrique Talmah fez sua estreia e como não teve tempo para ensaiar o grupo, já que entrou na reta final para o desfile, optou por uma coreografia simples. Para suprir os dias perdidos, os integrantes, todos homens, estão ensaiando de domingo a domingo.


Sempre entrosados, Rogerinho e Lucinha Nobre, casal de mestre-sala e porta-bandeira, tiveram uma grande atuação. Mostraram segurança e não pararam de dançar nenhum minuto. Apesar disso, a dupla ainda pode imprimir uma atitude mais dinâmica nos movimentos durante apresentações nas cabines dos jurados.

- A emoção de estar defendendo o pavilhão da Portela é indescritível. Quando fui contratada em abril sequer imaginava que fosse ser tão bom. Estou maravilhada e muito feliz por estar aqui. Para ajudar na preparação física, além de correr na areia da praia, estou fazendo Pilates três vezes na semana - disse Lucinha Nobre.


A bateria, comandada por mestre Nilo Ségio, levantou o público nas arquibancadas quando executava sua paradinha. Os ritmistas abrem um corredor e no meio fica a rainha Juliana Gostosuda, que esbanjou simpatia e muito samba no pé. - Estou muito emocionada por estar estreando nesse posto na minha escola de coração. Pela primeira vez, a Portela terá uma rainha da comunidade e eu tenho muito orgulho de ser essa representante. Preparei uma surpresa com a bateria. Ninguém vai me ver no meio da bateria. No meio do nada, vai abrir um clarão e eu vou sair de lá rodando - contou a beldade.

- Estamos ensaiando desde a escolha do samba-enredo quando criamos a coreografia. Ela é um pouco perigosa porque envolve muitos movimentos, mas acho que precisamos impressionar os jurados e parece que animou mesmo o público. Mas estamos ainda estudando colocar uma outra coreografia, vamos ver. Por enquanto, vou levar duas convenções - explicou mestre Nilo Sérgio.


O samba, que não foi apontado como um dos melhores do ano, passou bem, impulsionado pela categoria do intérprete Gilsinho e a excelente equipe do carro de som. Nas alas, os portelenses cantaram forte, mas ainda ficou faltando mais vibração. Em determinados momentos, fora do refrão principal, o ensaio ficava arrastado e sem empolgação.

No dia 30 de janeiro, a Portela realiza seu próximo ensaio técnico na Marquês de Sapucaí.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

PORTELA 2010

CARNAVAL 2010 (Jornal Extra - 10/01/10) 


A Portela pede... a bênção. 

Presidente da Azul e branco pedirá autorização ao arcebispo do Rio para levar imagem do Cristo ao Sambódromo. 

A Portela quer contar com uma ajudinha do padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião, para tentar alcançar o Cristo Redentor. Como parte das comemorações do dia do mártir da Igreja, Dom Orani João Tempesta, o arcebispo do Rio, visitará a Cidade do Samba no próximo sábado.

Ele receberá um pedido muito especial do presidente da Azul e branco, Nilo Figueiredo, católico praticante e fervoroso devoto de Nossa Senhora Aparecida: uma autorização para levar uma imagem do Cristo Redentor na parte traseira do abre-alas da escola. 

O carro representará o “Rio Portal Digital”, a cidade do futuro, no enredo sobre os benefícios da tecnologia para a humanidade. 

- Vamos pedir ao arcebispo essa licença. Se ele não permitir, usaremos a imagem do Monumento aos Pracinhas, no Aterro. Aquela forma arredondada acima das colunas representa duas mãos espalmadas pedindo as bênçãos do céu. Tem um significado religioso — conta o presidente, sempre protegido pelos terços que lhe envolvem o pescoço, com suas duas cruzes bem à vista, por cima da camisa. 

No escritório de Nilo, dentro do barracão da escola, o azul está presente da bandeira da Portela ao manto de Nossa Senhora. O óleo bento foi trazido do santuário, em Aparecida. Todo portelense sabe que uma imagem da santa é o presente que mais agrada ao presidente, que se ausenta do trabalho apenas durante o horário sagrado da missa de segunda-feira.

A visita de Dom Orani, o primeiro arcebispo a pisar na Cidade do Samba, está criando ansiedade. O dia será histórico para o samba. 

- São Sebastião é padroeiro da bateria da escola — conta Nilo. 

Se for aprovado, o Cristo será levado à Avenida em traços futuristas, entre vários pontos turísticos.

— O enredo mostra um Rio digital. Como a tecnologia vai aprimorar a qualidade de vida — conta o carnavalesco Alex de Oliveira, criador do enredo ao lado de Amauri Santos. 

PORTELA (Velha Guarda)

VELHA GUARDA DA PORTELA VEM NO ABRE-ALAS (O Globo - 07/01/2010) 


Cinco anos depois de a Velha Guarda da Portela ficar barrada no setor 1, e não entrar na Avenida, porque a direção da escola acreditava que poderia estourar o tempo, a azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira modifica a tradição outra vez e vai colocar, em 2010, a “história viva” da agremiação no carro abre-alas. 

Na alegoria, que se chama “Rio de Janeiro, portal digital do país”, a Velha Guarda terá lugar de destaque. Em 2006, eles também desfilaram no abre-alas. 

Vilma e Benício (Homenagem)

VILMA E BENÍCIO SÃO HOMENAGEADOS (Jornal Extra – 07/01/10)


Alegoria será dedicada às 12 agremiações! 

Mesmo não tendo desfilado na Era Sambódromo, Vilma, o Cisne da Passarela, e Benício, o Conde, serão lembrados no enredo, numa alusão à Portela, uma das escolas homenageadas no segundo setor. Nesta parte do desfile, uma alegoria trará ainda os símbolos das agremiações do Grupo Especial. 

- Achei a homenagem muito bacana. Quando estava na Porto da Pedra, no ano daquele enredo sobre as divas, o Cahê já tinha me dado aquela fantasia de cisne, que eu guardo até hoje — afirma Vilma Nascimento.

PORTELA (Comissão de Frente)

FANTASIA DA COMISSÃO DE FRENTE DA PORTELA REPRESENTARÁ A INTERNET EM FIO (O carnavalesco – 07/01/10)


A quase um mês para o carnaval de 2010, alguns segredos das escolas de samba começam a ser revelados. Caso da comissão de frente da Portela, que este ano vai representar o "Wireless na Folia". 

O responsável pela coreografia é Henrique Talmah, ex-assistente de Jorge Texeira, que comandara no último carnaval a comissão portelense.

O enredo da escola de Oswaldo Cruz e Madureira é sobre a inclusão digital e terá algumas fantasias bastante inusitadas, como a bateria que representará os "Megabytes".