Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

PORTELA 2010 (Rainha de Bateria)

RAINHA DA PORTELA DIZ QUE PENSOU NA VELHA GUARDA ANTES DE ESCOLHER FANTASIA (O Dia – 19/01/10) 

Líder de grupo de funk e ex-passista, Juliana quer ajudar escola a quebrar jejum de 40 anos sem títulos.

 

Substituta de Luma de Oliveira à frente da bateria, Juliana Portela promete fazer história na Sapucaí, já que pela primeira vez, uma funkeira será rainha de uma das escolas mais tradicionais do Carnaval. Para isso, ela conta com o apoio da comunidade da azul-e-branco, que fez pressão para que a então passista, cria da casa, assumisse o cargo.

Prestes a estrear na Avenida, a beldade diz que quer marcar seu nome na agremiação. 'Depois de muitos anos, a Portela voltou a ter uma rainha da comunidade. E isso fará a diferença no desfile, porque os ritmistas se sentem mais à vontade. Tenho o respeito de toda a comunidade e sei que estou representando o povo de Oswaldo Cruz e Madureira. Sou cria da escola e estava esperando essa oportunidade há muito tempo', revela Juliana, que também é líder do grupo de funk Jaula das Gostosudas. 

Perfil da escola influenciou escolha do figurino para a Avenida.

Acostumada com as roupas decotadas dos tempos de passista e também dos shows de funk, Juliana avisa que não ousará no figurino do desfile. Motivo? O respeito pela Velha Guarda. 'Tenho liberdade para ousar, mas prefiro não mostrar o lado corpão. Quero representar bem a escola e a Portela é tradicional. Os mais velhos estão sempre de olho na nossa postura. Vai ser uma roupa um pouco conservadora, mas muito elegante', explica. 

Na Avenida, a fantasia vai representar a fibra ótica. O enredo, que abordará o mundo digital e a Internet, está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Alex de Oliveira e Amaury Santos.

Antes de Juliana, passaram pela bateria da Portela nomes como Valéria Valenssa, Adriana Bombom e Luma de Oliveira, que reinou em 2009. A comparação, no entanto, não assusta a nova ocupante do posto. 'Vou fazer o que sei, que é sambar. Existe espaço para todo mundo no Carnaval e agora será a minha vez de mostrar o meu valor. Sei que é difícil agradar a todos, mas vou tentar', completa. 

Escola completa 40 anos sem ganhar o Carnaval sozinha.

Terceira colocada no ano passado, a Portela luta para quebrar um jejum de títulos que já dura 40 anos. O último campeonato que a escola venceu sozinha foi em 1970, com 'Lendas e Mistérios da Amazônia'. De lá para cá, só voltou a brilhar no desfile de 80, quando dividiu o título com a Beija-Flor e a Imperatriz. 

Para o presidente da azul-e-branco, Nilo Figueiredo, o torcedor pode esperar uma grande apresentação em 2010. 'Estamos num bom caminho e, hoje, posso dizer que a Portela já está madura para ser campeã'. Ícone da Velha Guarda, Tia Surica faz coro: 'A Portela voltou a ser forte. O jejum tem que acabar. Precisamos de um título para levantar a confiança dos componentes e da comunidade'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário