Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 22 de julho de 2020

PORTELA (Oswaldo Cruz)

VIAGENS LEVARAM À ORIGEM DA PORTELA (JORNAL EXTRA - 02/12/2009) 


A história do trem do samba se lançou aos trilhos em 1926 pelas mãos, letras e batuques de Paulo Benjamin de Oliveira, um dos fundadores da Portela. Morador de Oswaldo Cruz, Paulo da Portela vivia em um bairro sem opções culturais, exceto pelos blocos e pelos ranchos de carnaval.

- Oswaldo Cruz sempre foi um local de muito samba. Ali era uma roça, um subúrbio depois de Madureira. Não havia cinema nem nada. Mas havia o Paulo da Portela, e as tias, como a Tia Ester. O Candeia também morava lá. E o Paulo levava o pessoal do Estácio. É esse o costume revivido agora — conta o pesquisador Hiran Araújo.

Já o Dia do Samba surgiu de um congresso realizado em 1962 para discutir o crescimento das agremiações, que já não cabiam mais na Avenida Rio Branco.

- As escolas cresceram muito e precisavam de um espaço maior. No ano seguinte, foram desfilar na Presidente Vargas. Esse congresso aconteceu de 26 de novembro a 2 de dezembro. Daí, a data, criada pelo deputado estadual Anésio Frota Aguiar — esclarece Hiran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário