Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



sábado, 26 de outubro de 2019

PORTELA 2010 (Ciraninho e cia - Campeão)

PORTELA 2010 


Enredo: Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade... Rio de paz, em estado de graça!
Compositores: Ciraninho, Rafael dos Santos, Diogo Nogueira, Naldo e Júnior Escafura 

PORTELA SEGUE OS PASSOS DA EVOLUÇÃO... LIBERDADE! 
NUM CLIQUE DERRUBA BARREIRAS 
DELETA FRONTEIRAS DA REALIDADE 
DESPERTA O BEM SOCIAL 
ACESSA O AMOR DIGITAL 
FAZ DA CRIANÇA INSPIRAÇÃO 
PRO FUTURO DA NAÇÃO 
NA REDE NOSSAS VIDAS VÃO SE TRANSFORMAR 
DO VENTRE MAIS UM SER NASCERÁ 
O DIA DE GRAÇA QUE O MESTRE CANTOU 
JÁ RAIOU! 

O MEU PAVILHÃO É MINHA PAIXÃO! 
A LUZ DA CIÊNCIA É ELA... 
É SAMBA, É JAQUEIRA QUE NÃO VAI TOMBAR
SOU PORTELA! 

MÃOS UNIDAS PELA INCLUSÃO 
POVOS, RAÇAS EM COMUNHÃO 
VAI MEU VERSO AO MUNDO ENSINAR 
É PRECISO NAVEGAR! 
BRILHOU NO CÉU MAIS UM SINAL 
CRUZANDO O ESPAÇO SIDERAL 
PORTELA... PORTAL CULTURAL DE UMA PAÍS 
UM LINK COM A NOSSA RAIZ 
RAINHA DA PASSARELA 
REVELA UM RIO DE PAZ PRA VIVER 
A SENHA DE UM AMANHECER 
MAIS FELIZ 

MINHA ÁGUIA GUERREIRA 
VAI VOAR... VIAJAR! 
POUSAR NO SONHO DE GANHAR O CARNAVAL
E CONQUISTAR O MUNDO VIRTUAL!


Diogo Nogueira é tetra na Portela

Vitória apertada e polêmica em Oswaldo Cruz e Madureira. Na madrugada deste sábado, a Portela definiu seu samba para o Carnaval 2010 e consagrou Diogo Nogueira com o tetracampeonato consecutivo. Ainda participam da parceria os compositores: Ciraninho, Rafael dos Santos, Naldo e Jr. Escafura. O resultado saiu às 5h17. Dezessete pessoas tiveram direito ao voto para apontar o samba de 2010. No ano que vem, a agremiação vai falar sobre o enredo "Derrubando Fronteiras, conquistando a liberdade... Rio de Paz em estado de graça!", dos carnavalescos Alex de Oliveira e Amauri Santos. Luma de Oliveira, rainha de bateria, tinha confirmado presença, mas nem apareceu na quadra e não deu satisfação da ausência.


Com cinco obras na final, a Portela teve uma difícil missão de escolher o samba campeão. Nas apresentações, o melhor rendimento foi da parceria de Serginho Procópio. Contando com uma torcida enorme, o samba contagiou toda quadra, que não parou de cantar sequer um minuto. Muito triste com a derrota, Serginho Procópio levantou a possibilidade de sair da disputa de samba-enredo. O carnavalesco Alex de Oliveira, em entrevista, revelou problemas na composição e nos outros finalistas, que possibilitaram o título de Diogo.


- Os outros sambas possuíam lindas letras, mas que não rendiam durante toda apresentação. Não se sustentavam. A melodia é o forte do samba campeão. Ele é valente e facilita o canto do componente - disse. 

Segundo o carnavalesco, a direção da Portela vai sentar para analisar o samba campeão e caso seja necessário mudanças podem acontecer na letra para adequar a obra ao enredo. - Agora, ele é o samba oficial da escola - afirmou Alex, que está finalizando o processo de produção dos protótipos das fantasias para o desfile do ano que vem. 

Emocionado com a conquista, Diogo Nogueira parecia não acreditar: - Nossa Senhora! O que é isso? Vencer quatro vezes em uma escola do tamanho da Portela é muita coisa. Não existe nada igual. É uma loucura - comentou. O compositor revelou que a disputa para 2010 foi a mais complicada. - Essa conquista foi a mais difícil. A final contou com cinco sambas de qualidade. 

Para o compositor Ciraninho, jovem talento do samba, de apenas 29 anos, a obra da Portela para 2010 é forte e foca no componente portelense: - Sempre quis colocar dentro dos sambas, a palabra jaqueira, que é o símbolo da resistência, e consegui para o desfile do ano que vem. Ficou no refrão do meio - afirmou Ciraninho. 

Jr. Escafura, membro da parceria campeã, revelou que os adversários valorizaram toda performance da vitória. - Vamos buscar o campeonato para Portela. É uma emoção muito grande sair vencedor. A disputa foi muito boa. Sempre acreditei na conquista. Respeito o Serginho Procópio e o Wanderley Monteiro. Porém, a comunidade cantava nosso samba desde o início das eliminatórias. Torcida todos possuem, mas o nosso samba era o querido por todos os segmentos da Portela - afirmou. 

Sobre a possibilidade de assumir o posto de presidente da escola, quando acabar o mandato de Nilo Figueiredo, Jr. Escafura, foi elegante: - O momento vai chegar. Não sei quando. O Nilo (presidente) possui meu total apoio. 

A final de samba foi marcada também pelo show de produção das parcerias. Além das tradicionais bolas de gás, faixas e fogos de artifício, as parcerias usaram jogo de luz e até um telão, que foi instalado na quadra. Mais de oito mil pessoas estiveram presentes na escolha do samba-enredo da Portela para o Carnaval 2010.

PORTELA (Luma de Oliveira)

LUMA NÃO É MAIS RAINHA DA BATERIA DA PORTELA (Jornal Extra – 28/10/209)

Luma de Oliveira não é mais a rainha de bateria da Portela. Ela tomou a decisão de não desfilar mais pela azul-e-branco de Madureira na tarde de ontem. Na terça-feira, Luma se reuniu com o presidente da agremiação, Nilo Figueiredo, para informá-lo de que seria muito difícil ir aos eventos da escola este ano. Nesta época, a morena tem que se dedicar integralmente à educação dos filhos Thor e Olin, de seu casamento com o empresário Eike Batista. Luma havia se comprometido, então, a ir frequentemente à Portela a partir do dia 2 de janeiro. “Gosto muito de todos na Portela, mas só poderia me dedicar de corpo e alma à agremiação de janeiro em diante”, contou Luma. 

No entanto, o presidente da Portela não gostou muito da proposta da rainha de bateria. “Eu poderia me doar completamente no ano que vem, como eu fiz no último carnaval (Luma só começou a frequentar a quadra da Portela em janeiro). Por isso, resolvi não sair mais na escola por respeito à bateria e à comunidade”, sentenciou Luma. 

Mesmo antes do posto de Luma estar vago já havia muita gente interessada em pagar para tirá-la de lá. Um presidente de uma escola de samba, que “apadrinha” a rainha do carnaval de 2009, Jéssica Maia, já fez uma oferta para que a moça ocupe o posto. O jogador de futebol Vágner Love também teria oferecido dinheiro para que sua irmã, Vânia, fosse a rainha de bateria da azul e branco. Como Luma acabou de tomar tal decisão, ela ainda não tem planos sobre o que vai fazer no carnaval de 2010.

PORTELA (Luma de Oliveira)

PORTELA: PRESIDENTE NEGA QUE TENHA RECEBIDO LUMA (Agência News – 28/10/2009)


Luma estreou na Portela no Carnaval passado embora tenha sido vista entrando no barracão da Portela, na Cidade do Samba, onde permaneceu por cerca de uma hora na tarde desta terça-feira, o presidente da escola, Nilo Figueiredo, nega que tenha se reunido com a rainha. 

- Se ela esteve aqui, não falou comigo. Pode ser que tenha estado com a Val (Carvalho, primeira-dama) - desconversou o dirigente. 

A primeira-dama informou que sabia que Luma iria nesta terça-feira ao barracão, mas que não esteve com a rainha, pois estava na quadra da escola, em Madureira. Ainda de acordo com Val Carvalho, Luma pode ter estado no barracão para tratar, com os carnavalescos Alex de Oliveira e Amauri Santos, de questões relacionadas à fantasia, declaração que pode ser encarada como a confirmação da permanência da ex-modelo à frente dos ritmistas portelenses.

O último contato de Luma com os ritmistas da escola foi na Marquês de Sapucaí, no Sábado das Campeãs, quando a Portela se apresentou por ter sido a terceira colocada de 2009.

PORTELA (Jovem Guarda)

COMPOSITORES, AS NOSSAS ESTRELAS (JORNAL EXTRA - 22/10/2009)

Antigamente, os grandes nomes das escolas eram os compositores. Nada mais natural, afinal, eles fazem samba, que é a essência de tudo. 

Era a época de Paulo da Portela, Cartola, Silas... Hoje os tempos mudaram, e são os carnavalescos e as rainhas de bateria os grandes “artistas do espetáculo”. Mas como para a coluna o samba continua sendo a estrela da festa, segue aqui nossa homenagem aos autores dos sambas de 2010. 

OS REIS DA PORTELA

Diogo Nogueira e Ciraninho vêm ganhando na Portela há quatro anos e são a cara da nova geração da Ala de Compositores da azul e branco de Oswaldo Cruz. 

“Hoje nossos sambas ficaram com a cara da Portela, e vice-versa. É um orgulho pra gente”, diz Ciraninho.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Dodô (Documentário)

DODÔ DA PORTELA EM PRÉ-ESTREIA DE DOCUMENTÁRIO (Agência News – 21/10/2009)



O ator Marco Nanini ao lado de Dodô, um dos ícones portelenses Rainha de bateria da Portela no desfile de 2004 e porta-bandeira do primeiro campeonato da história da escola de Madureira, Dona Dodô prestigiou a pré-estreia do filme "Corpo do Rio", no Cine Odeon, na Cinelândia. 

A portelense é um dos destaques do documentário dirigido por Isabel Jaguaribe e Olívia Guimarães. 

O compositor Fausto Fawcett, Luma de Oliveira, rainha de bateria da Portela, e a cantora Fernanda Abreu também estão no documentário.

PORTELA 2010 (Gravação)

PORTELA GRAVA SEU SAMBA PARA O CARNAVAL (o carnavalesco – 20/10/09)

Já eram quase 22h30 quando a Portela encerrou sua participação no álbum dos sambas de enredo do Grupo Especial. 

Das três paradinhas apresentadas, duas foram usadas no desfile do ano passado. Uma é inédita e será levada para a Sapucaí. 

- Foi show de bola. A produção está de parabéns. Deixou todos bem à vontade para fazer o que desejasse. Serão três paradinhas na faixa da Portela. Uma na cabeça, uma no refrão do meio e outra no refrão final - adiantou Mestre Nilo Sérgio, diretor de bateria da Escola de Madureira, que contou com 30 ritmistas e coro da agremiação.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

PORTELA 2010 (Final)

PORTELA DEFINE SAMBA NESTA SEXTA (o carnavalesco – 15/10/09)



Nesta sexta-feira, a partir das 22h, será realizada a grande final da disputa de samba de enredo da Portela para o Carnaval 2010. 

A programação terá início com o grupo de pagode Nossa Fé. Em seguida, haverá a apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação, Rogerinho e Lucinha Nobre, que irão bailar ao som da voz do intérprete oficial Gilsinho, acompanhados pela bateria de mestre Nilo Sérgio. Cinco sambas estão na final. 

A Portela recebeu esse ano 34 sambas. 

Os finalistas são: 

1- Wanderlei Monteiro/ Luiz Carlos Máximo/ Carlos Ortiz 
2- Serginho Procópio/ Celso Lopes/ Bandeira Brasil/ Charlles André/ João Carlos Filho 
3- Neyzinho do Cavaco/ Flávio Viana/ Sidnei Good/ Vinícius Ferreira 
4- Ciraninho/ Rafael dos Santos/ Diogo Nogueira/ Naldo/ Jr. Escafura 
5- Ari do Cavaco/ Ari Jorge/ Paulo Rocha/ Felipe/ Valdir

Surica (Pastora Portelense)

TIA SURICA OPERA A GARGANTA: “MEXER COM A VOZ NÃO É FÁCIL” (Jornal Extra – 15/10/09)



Surica passou por momentos difíceis na semana passada. A pastora da Velha Guarda da Portela, que usa a voz para trabalhar, passou por uma cirurgia na garganta, para a retirada de um calo nas cordas vocais. 

Felizmente, a operação foi bem-sucedida, e ontem o médico liberou a sambista para voltar a falar, “com moderação”. “Não fiquei com medo de operar, porque tenho muita fé em Deus e em São Brás, que é o protetor da garganta. Mas mexer com a voz não é fácil, já que sou cantora. 

Correu tudo bem, espero poder cantar no show que tenho no dia 24”, diz Surica, jurando para a coluna que está seguindo direitinho as recomendações médicas: “No início, só comia cremes e líquido. Agora estou podendo ingerir outros alimentos. Faço tudo que o médico manda”. 

Aí perguntei a Surica quando ela ia voltar a comer feijoada... Sabe o que a bem-humorada pastora respondeu? “Estou com trauma de feijoada!”, brincou Surica, dizendo que em todo lugar que vai tem que comer feijão. Mas a portelense faz questão de dizer que é muito agradecida ao prato que a tornou famosa. 

“Graças a ele estou aí, fazendo meus shows. A feijoada já virou tradição. Mas de vez em quando gosto de variar”, conta, dizendo que em seu aniversário deve fazer um feijão... tropeiro.

domingo, 6 de outubro de 2019

PORTELA 2010 (Análise)

PORTELA DIGITAL (o carnavalesco – 13/10/09) 

Já escrevi por aqui que não sou fã deste enredo portelense. Acho uma propaganda política muito escancarada que mistura a Águia "Backbone" com um clássico de Candeia (deve estar furioso) para exaltar um Rio de "Paz" que na verdade é de "Paes". 

Coube aos excelentes compositores da escola (muitos deles nomes de sucesso fora do carnaval) a tarefa de transformar isto em poesia. Não é fácil. Nada fácil. É como tirar leite de pedra. Por mais talentosos que eles sejam, não conseguiram produzir um samba que se destaque ou que possa entrar para a galeria da escola. Há boas passagens melódicas, como sempre, e alguma inspiração poética. Falta "conexão" do tema com a personalidade da escola. 

Uma coisa une quase todos os concorrentes: o uso excessivo do nome da escola. Ele está em toda parte, na tentativa de sustentar a motivação do componente. 

Ciraninho, Rafael dos Santos, Diogo Nogueira, Naldo e Jr Scafura 

A letra força algumas barras. Fala, por exemplo, que "o dia de graça que o mestre cantou já raiou...". Falta muito para isso...muito. Há expressões como "amor digital" e outras soluções duvidosas. 

A melodia é bem melhor, embora alguns trechos da segunda parte sejam por demais leves e inocentes, previsíveis. 

O refrão final começa bem e atinge seu auge com o "viajar". Mas depois se perde com versos pouco inspirados. Portela - 3 vezes. 


Serginho Procópio, Celso Lopes, Bandeira Brasil, Charles André, João Carlos Filho 

Tem letra mais poética e menos panfletária, contando com serenidade e beleza o enredo. Melodia refinada e bem encadeada, à exceção da passagem da segunda parte para o refrão principal. Há uma quebra muito estranha. O refrão não dá sequência à linha melódica que o antecede. A palavra Portela aparece nestes dois versos seguidos desnecessariamente. 

O primeiro verso do refrão central parece o jingle da emissora de TV que transmite a festa. 
Portela - 2 vezes 


Ary do Cavaco, Ari Jorge, Paulinho Rocha, Felipe Carvalho e Walter Alverca 

Um samba "redondo", mas sem grande brilho. Tem um refrão forte, mas que fala em "dar um link no coração". De resto é fluente, mas sem grande inspiração poética, com letra apenas correta. Portela - 2 vezes 


Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo e Carlos Ortiz 

É o samba mais "valente" dentre os finalistas. A melodia tem beleza e vigor, chamando o componente para o canto e a evolução. A letra é correta e traduz com bastante competência a mensagem do enredo. Destaque para os refrões: ambos muito fortes. Também usa "Portela" em versos muito próximos. Portela - 2 vezes 


Neizinho do Cavaco, Flávio Viana, Sdinei Good e Vinícius Ferreira 

Talvez a surpresa da final, pelo nome dos compositores. É um samba bem construído com melodia agradável e letra correta. Usa a expressão "on line" no refrão central. É um ousadia que, a mim, não agrada. De resto cumpre bem o seu papel. Portela – 2 vezes.

PORTELA (Sambas)

SAMBA EM AZUL E BRANCO (Jornal Extra - 13/10/2009) 

Os bambas da Velha Guarda da Portela e a cantora Teresa Cristina se juntam para apresentar um repertório de clássicos do samba da escola de Madureira, entre eles “Foi um rio que passou em minha vida”, de Paulinho da Viola e “Portela desde que eu nasci”, de Monarco. 

Teatro Carlos Gomes 
Praça Tiradentes s/nº, Centro — 2232-8701. Ter, às 19h. 
Ingresso: R$10. 
Não recomendado para menores de 14 anos. 

sábado, 5 de outubro de 2019

PORTELA 2010 (Semifinal)

SEMIFINAL (Site da Escola – 12/10/09)

Data/Horário: 14/10/2009 (quarta) - 19:00h

1. Neyzinho Do Cavaco/ Flávio Viana/ Sidnei Good/ Vinícius Ferreira
2. Wanderley Monteiro/ Luiz Carlos Máximo/ Carlos Ortiz
3. Serginho Procópio/ Celso Lopes/ Bandeira Brasil/ Charles André/ João Carlos Filho
4. Ciraninho/ Rafael dos Santos/ Diogo Nogueira/ Naldo/ Jr.Escafura
5. Ary do Cavaco/ Ari Jorge/ Paulo Rocha/ Felipe/ Valdir

Monarco (Líder Portelense)

OS CLÁSSICOS DE MONARCO (Jornal Extra - 10/10/2009)

Resultado de imagem para monarco 2009

Monarco será a grande atração da reinauguração do Tabuleiro da Baiana, em Botafogo. 

O mestre portelense, que acabou de completar 76 anos, vai cantar os grandes sucessos de sua carreira, como “Vai vadiar”, “Coração em desalinho”, “De Paulo da Portela a Paulinho da Viola”, “Lenço” e “Quitandeiro”.

PORTELA 2010 (Ordem de apresentação)

PORTELA -  ELIMINATÓRIA - ORDEM DE APRESENTAÇÃO (Site da Escola – 08/010/09)

Segue a relação dos sambas na ordem de apresentação:

1. Neyzinho Do Cavaco/ Flávio Viana/ Sidnei Good/ Vinícius Ferreira 

2. Wanderley Monteiro/ Luiz Carlos Máximo/ Carlos Ortiz
3. Serginho Procópio/ Celso Lopes/ Bandeira Brasil/ Charles André/ João Carlos Filho
4. Eliane Faria/ Wander Timbalada/ Jair PQD/ Peniche
5. Ciraninho/ Rafael dos Santos/ Diogo Nogueira/ Naldo/ Jr.Escafura
6. Ary do Cavaco/ Ari Jorge/ Paulo Rocha/ Felipe/ Valdir

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

PORTELA 2010 (Obras classificadas)

PORTELA – SAMBAS CLASSIFICADOS PARA A PRÓXIMA ELIMINATÓRIA (Site da Escola – 08/10/09)


Os sambas classificados para a próxima etapa foram, pela ordem de apresentação: 

NEYZINHO DO CAVACO / FLÁVIO VIANA / SIDNEI GOOD / VINÍCIUS FERREIRA 
ARI DO CAVACO / ARI JORGE / PAULO ROCHA / FELIPE / VALDIR 
ELIANE FARIA / WANDER TIMBALADA / JAIR P.Q.D / PENICHE 
WANDERLEI MONTEIRO / LUIZ CARLOS MÁXIMO / CARLOS ORTIZ 
SERGINHO PROCÓPIO / CELSO LOPES / BANDEIRA BRASIL / CHARLLES ANDRÉ / JOÃO CARLOS FILHO 
CIRANINHO / RAFAEL DOS SANTOS / DIOGO NOGUEIRA / NALDO / JR. ESCAFURA


João Nogueira (Tributo)

TRIBUTO A JOÃO NOGUEIRA (Site da Escola – 07/10/09)




Se vivo fosse, João Nogueira completaria 68 anos no dia 12 de novembro e para lembrar a data, a Portela, sua escola de coração promove nesta quinta-feira (15), um Tributo ao cantor e compositor que faleceu em junho de 2000. 

O evento será comandado pelo Grupo Sanhaço e convidados. No repertório do show serão lembrados sucesso de João Nogueira como "Espelho", Nó na madeira", Poder da criação", entre outros.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

PORTELA 2010 (Ordem de apresentação)

PORTELA – ELIMINATÓRIA 07/10/09 (Site da Escola – 06/10/09)


A ordem de apresentação será a seguinte: 

- NEYZINHO DO CAVACO / FLÁVIO VIANA / SIDNEI GOOD / VINÍCIUS FERREIRA 
- ARI DO CAVACO / ARI JORGE / PAULO ROCHA / FELIPE / VALDIR 
- PAULO FORMIGÃO / CARLINHOS MADUREIRA 
- ELIANE FARIA / WANDER TIMBALADA / JAIR P.Q.D / PENICHE 
- WANDERLEI MONTEIRO / LUIZ CARLOS MÁXIMO / CARLOS ORTIZ 
- SERGINHO PROCÓPIO / CELSO LOPES / BANDEIRA BRASIL / CHARLLES ANDRÉ / JOÃO CARLOS FILHO 
- NOCA DA PORTELA / NOQUINHA / DOUTOR / TUNICO DA PORTELA / ELI PENTEADO 
- CIRANINHO / RAFAEL DOS SANTOS / DIOGO NOGUEIRA / NALDO / JR. ESCAFURA

Paulo da PORTELA (Camarote)

UM SAMBISTA DE VERDADE (O Globo - 04/10/2009) 

O carnaval da Grande Rio sobre os 25 anos do Sambódromo e o camarote da Brahma terá fotos de Paulo da Portela, fundador da azul-e-branco. 

É uma referência ao enredo da escola de Madureira de 1984. 

Resta saber se ele, que batalhou para o samba ser respeitado, ficaria à vontade num desfile com objetivo comercial e cheio de celebridades que nada têm a ver com o ritmo.