PORTELA 2010
Enredo: Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade... Rio de paz, em estado de graça!
Compositores: Ciraninho, Rafael dos Santos, Diogo Nogueira, Naldo e Júnior Escafura
PORTELA SEGUE OS PASSOS DA EVOLUÇÃO... LIBERDADE!
NUM CLIQUE DERRUBA BARREIRAS
DELETA FRONTEIRAS DA REALIDADE
DESPERTA O BEM SOCIAL
ACESSA O AMOR DIGITAL
FAZ DA CRIANÇA INSPIRAÇÃO
PRO FUTURO DA NAÇÃO
NA REDE NOSSAS VIDAS VÃO SE TRANSFORMAR
DO VENTRE MAIS UM SER NASCERÁ
O DIA DE GRAÇA QUE O MESTRE CANTOU
JÁ RAIOU!
O MEU PAVILHÃO É MINHA PAIXÃO!
A LUZ DA CIÊNCIA É ELA...
É SAMBA, É JAQUEIRA QUE NÃO VAI TOMBAR
SOU PORTELA!
MÃOS UNIDAS PELA INCLUSÃO
POVOS, RAÇAS EM COMUNHÃO
VAI MEU VERSO AO MUNDO ENSINAR
É PRECISO NAVEGAR!
BRILHOU NO CÉU MAIS UM SINAL
CRUZANDO O ESPAÇO SIDERAL
PORTELA... PORTAL CULTURAL DE UMA PAÍS
UM LINK COM A NOSSA RAIZ
RAINHA DA PASSARELA
REVELA UM RIO DE PAZ PRA VIVER
A SENHA DE UM AMANHECER
MAIS FELIZ
MINHA ÁGUIA GUERREIRA
VAI VOAR... VIAJAR!
POUSAR NO SONHO DE GANHAR O CARNAVAL
E CONQUISTAR O MUNDO VIRTUAL!
Diogo Nogueira é tetra na Portela
Vitória apertada e polêmica em Oswaldo Cruz e Madureira. Na madrugada deste sábado, a Portela definiu seu samba para o Carnaval 2010 e consagrou Diogo Nogueira com o tetracampeonato consecutivo. Ainda participam da parceria os compositores: Ciraninho, Rafael dos Santos, Naldo e Jr. Escafura. O resultado saiu às 5h17. Dezessete pessoas tiveram direito ao voto para apontar o samba de 2010. No ano que vem, a agremiação vai falar sobre o enredo "Derrubando Fronteiras, conquistando a liberdade... Rio de Paz em estado de graça!", dos carnavalescos Alex de Oliveira e Amauri Santos. Luma de Oliveira, rainha de bateria, tinha confirmado presença, mas nem apareceu na quadra e não deu satisfação da ausência.
Com cinco obras na final, a Portela teve uma difícil missão de escolher o samba campeão. Nas apresentações, o melhor rendimento foi da parceria de Serginho Procópio. Contando com uma torcida enorme, o samba contagiou toda quadra, que não parou de cantar sequer um minuto. Muito triste com a derrota, Serginho Procópio levantou a possibilidade de sair da disputa de samba-enredo. O carnavalesco Alex de Oliveira, em entrevista, revelou problemas na composição e nos outros finalistas, que possibilitaram o título de Diogo.
- Os outros sambas possuíam lindas letras, mas que não rendiam durante toda apresentação. Não se sustentavam. A melodia é o forte do samba campeão. Ele é valente e facilita o canto do componente - disse.
Segundo o carnavalesco, a direção da Portela vai sentar para analisar o samba campeão e caso seja necessário mudanças podem acontecer na letra para adequar a obra ao enredo. - Agora, ele é o samba oficial da escola - afirmou Alex, que está finalizando o processo de produção dos protótipos das fantasias para o desfile do ano que vem.
Emocionado com a conquista, Diogo Nogueira parecia não acreditar: - Nossa Senhora! O que é isso? Vencer quatro vezes em uma escola do tamanho da Portela é muita coisa. Não existe nada igual. É uma loucura - comentou. O compositor revelou que a disputa para 2010 foi a mais complicada. - Essa conquista foi a mais difícil. A final contou com cinco sambas de qualidade.
Para o compositor Ciraninho, jovem talento do samba, de apenas 29 anos, a obra da Portela para 2010 é forte e foca no componente portelense: - Sempre quis colocar dentro dos sambas, a palabra jaqueira, que é o símbolo da resistência, e consegui para o desfile do ano que vem. Ficou no refrão do meio - afirmou Ciraninho.
Jr. Escafura, membro da parceria campeã, revelou que os adversários valorizaram toda performance da vitória. - Vamos buscar o campeonato para Portela. É uma emoção muito grande sair vencedor. A disputa foi muito boa. Sempre acreditei na conquista. Respeito o Serginho Procópio e o Wanderley Monteiro. Porém, a comunidade cantava nosso samba desde o início das eliminatórias. Torcida todos possuem, mas o nosso samba era o querido por todos os segmentos da Portela - afirmou.
Sobre a possibilidade de assumir o posto de presidente da escola, quando acabar o mandato de Nilo Figueiredo, Jr. Escafura, foi elegante: - O momento vai chegar. Não sei quando. O Nilo (presidente) possui meu total apoio.
A final de samba foi marcada também pelo show de produção das parcerias. Além das tradicionais bolas de gás, faixas e fogos de artifício, as parcerias usaram jogo de luz e até um telão, que foi instalado na quadra. Mais de oito mil pessoas estiveram presentes na escolha do samba-enredo da Portela para o Carnaval 2010.