CONFIRA A SINOPSE DO ENREDO DA FILHOS DA ÁGUIA (O DIA – 15/07/08)
Enredo: Filhos da Águia é sonho, cor e fantasia! Leva Mônica e sua turma à França com alegria.
Presidente: Cláudio Cruz
Carnavalesco: Sidney Rocha
Direção Geral: Val Carvalho
Pesquisa e Texto: Marcos Roza
Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, tudo como sempre se quis, singram os mares em mais uma de suas aventuras infantis para conhecerem a cidade de Paris. Uma viagem, uma diretriz, Mônica embarca nessa viajem duplamente feliz. É ela que, ao sair do Brasil, recebe um título pioneiro o de Embaixadora do Turismo Brasileiro.
Certo do que me conduz, lá vão eles a caminho da Cidade Luz...
Mônica e sua turma chegam além mar, como num ritual, são recebidos por um Rei muito especial: o Rei Momo; dono de uma simpatia sem igual, que, em terras francesas, convida-os para brincar de carnaval.
Tudo alegria... Guiados pelo Rei da folia, aqui começa a nossa andança. Museus, Pontos Turísticos, Centro Culturais, Desfiles de Moda, Avenidas... Num tour pela França, deslumbrados buscam semelhança ou registram tudo como forma de lembrança. Mas o que fica é a certeza de que encantadora é a cultura francesa.
"Palis, J´e taime!" Imediatamente um entusiasta francês advinha: essa voz é do menino Cebolinha! E feliz segue falando da sua cidade princesinha: "quem ama Paris não teme, se encanta quando nossa bandeira freme". Nesse clima de alegria nossos protagonistas chegam ao Museu Louvre... Diante de um rico acervo, Mônica embalada por uma leve brisa, sonha acordada e se vê pintada, de forma precisa, no lugar da famosa Monalisa.
Do auto da majestosa Torre Eiffel apreciam o que de melhor Paris traduz: o brilho da maravilhosa Cidade Luz...
Do reluzir das luzes ao encanto das passarelas... Moda igual, não há tão singela. De todos vinham o anseio que dava o tom, para conhecer, entre muitas grifes, as de Pierre Cardin e de Louis Vuitton.
Em Paris a alegria estava em seus olhares e no aroma que da cidade exalava pelos ares.
Cidade das cores, da paixão e de muitos amores... Que até Cascão que não gosta muito de tomar banho, se identificou com seus fortes odores. Mas bem é verdade que tudo não é flores, no passeio as margens do Rio Sena, Cascão, com medo d'água, gritava como se tivesse sentido dores. Mas quando viu as lixeiras coloridas para reciclagem bateu palma parabenizando os seus autores.
Gente por gentileza. Chama atenção do grupo a menina Magali.
- Paris preenche nossas curiosidades e traz uma absoluta leveza... Mas se eu continuar andando vou desmaiar de tanta fraqueza... Precisamos conhecer a cozinha francesa.
Pratos tradicionais como Cassoulet, Gigot d'Agneau, Boeuf Bourguignon é requinte à nobreza.
- Não vejo à hora de saboreá-los pensando numa boa sobremesa; meus respeitos à gastronomia, mas não abro mão da minha mania: de me lambuzar na hora de comer uma doce melancia.
Paris, olevuar...
O nosso anfitrião, o Rei da Folia, deu-lhes uma explicação: crianças! Estamos em Nice onde o carnaval tem tradição. É uma cidade preciosa, que "esbanja" uma alegria como a nossa Cidade Maravilhosa. Isso sem falar de uma questão "milionária", muitos são os bens sucedidos que vivem nesta cidade lendária...
Saibam vocês que Nice é localizada na baía dos Anjos na costa do Mar Mediterrâneo... Soa como um sininho as últimas palavras do Rei para nossos "baixinhos". Que perguntam no que seguem o caminho: "será que foi aqui que nasceu o nosso amigo anjinho?".
Bom, o fausto não acabou. Foi de Nice que o pintor Henri Matisse se inspirou, para pintar seus quadros coloridos que ao mundo encantou.
Mas é num encontro mágico e universal que a turma da nossa Embaixadora do UNICEF descobre a essência do carnaval... Bailes de máscaras, tão tradicionais em Veneza, mas que tinham sua essência nas antigas festas francesas... Aqui tudo nos ensina sobre a festa popular do confete e serpentina.
A frente da turma, Mônica, vai além para nos saudar. Leva à Humanidade o quanto é importante à educação comunitária e familiar. Bom é isso. É na alegria que chega à hora de voltar.
De volta, em terras brasileiras, a Escola de Samba Mirim Filhos da Águia risca a passarela em poesia... Como nunca se viu, presta uma homenagem ao público infantil, à turma da Mônica - que é a primeira Embaixadora de revista em quadrinhos do Brasil.
Comissão de Carnaval: GRES Portela
Carnavalesco: Sidney Rocha
Pesquisa e texto: Marcos Roza
Nenhum comentário:
Postar um comentário