Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



domingo, 2 de outubro de 2016

PORTELA 2008 (Barracão)

ALEGORIA QUE SE TRANSFORMA DURANTE O DESFILE É UMA DAS OUSADIAS QUE A PORTELA QUER MOSTRAR ESTE ANO (Jornal Extra – 29/01/08)
 
Desde 1998 sem voltar para o Desfile das Campeãs, mas disposta a entrar de vez no século 21 e quebrar essa escrita, a Portela aposta numa receita: unir a tradição dos baluartes à modernidade dos jovens. Se os tradicionais nomes da escola já são mais que conhecidos, a nova geração você vê na foto ao lado. O carnavalesco Cahê Rodrigues e o trio à frente da harmonia (Júnior Escafura, Marcelo Jacob e Alex Fab) estão fazendo a Azul-e-Branco de Oswaldo Cruz respirar novos ares.

 

" Esse vai ser o carnaval mais moderno da Portela " 

- Por ser uma escola muito tradicional, é natural que haja resistência a novidades. Mas todos estão confiando no nosso trabalho. Esse vai ser o carnaval mais moderno da Portela - diz Escafura, que também é autor do samba. 

O quinto carro - "Viva a vida!" - será um dos que vão mostrar essa modernidade. Ele representará a natureza morta, num cenário desolador, com um bebê sufocado. Mas, em determinados momentos, a alegoria se transforma e 110 componentes fazem florescer uma nova, cheia de flores. O bebê, é claro, se transforma num garoto cheio de saúde. 

- Estamos ensaiando o canto e as teatralizações, para ficarmos afiados. O astral está ótimo - diz Marcelo. 

O abre-alas também promete impressionar: trará a águia toda iluminada em néon, além de três mil litros de águas "dançantes" e 50 componentes coreografados. A ave vai gritar na Avenida, assim como o gorila do sexto carro e a onça do sétimo.

Abertura com balé de águas-vivas 

O desfile da Portela, que trará o enredo "Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade", sobre a necessidade de preservação do planeta, promete impacto desde o início. A escola criou várias estratégias em seus primeiros momentos para conquistar o público. 

O primeiro item desse bloco é a comissão de frente. Coreografada por Jorge Texeira (do Conservatório Brasileiro de Dança, muito elogiado no carnaval passado), a comissão vai mostrar o balé das águas-vivas. Os 15 integrantes, que têm sido aplaudidos nos ensaios técnicos, vão representar os diversos movimentos das águas do mar, dos momentos tranqüilos aos revoltos. 

" Nossos homens-peixes vão fazer sucesso " 

- Estamos ensaiando de segunda a sexta, cerca de três horas por dia. Nossos homens-peixes vão fazer sucesso - diz Henrique Talma, também coreógrafo da comissão. 

Depois deles, virão o mestre-sala e a porta-bandeira e, em seguida, outra surpresa: uma ala vai simular o balanço das ondas, numa coreografia que interage com o abre-alas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário