Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



domingo, 30 de agosto de 2015

Noca da PORTELA (SESC Tijuca)

O AUTÊNTICO SAMBA AZUL-E-BRANCO (O Globo – Jornal de Bairros 24/05/2007)

Noca da Portela é um dos destaques da programação do Sesc Tijuca. Ex-secretário estadual de Cultural, o cantor, compositor e instrumentista se apresenta neste domingo, acompanhado pelo grupo DNA do Samba, dentro do projeto cultural “Coisas nossas”.

O artista, que começou a compor aos 15 anos, coleciona sucessos na carreira, como “Portela querida”, “É preciso muito amor” e “Vendaval”, além de ter músicas gravadas por grandes nomes da MPB, como Paulinho da Viola e Beth Carvalho, entre outros. 


No show, Noca contará com a participação do seu neto Diego Vilela, tocando cavaquinho e banjo. 

- Vou apresentar um show especial dos meus 54 anos de samba, que tem rodado todo o Brasil. Além de músicas minhas, vou homenagear velhos amigos, como Zé Keti — adianta o sambista. 

O show é gratuito e começa às 16h. O Sesc Tijuca fica na Rua Barão de Mesquita 539. Esta é a terceira edição do projeto “Coisas nossas”, que valoriza o encontro de gerações e o samba de raiz na região da Grande Tijuca.

PORTELA 2007 (Votação)

NILO FIGUEIREDO É REELEITO PRESIDENTE DA PORTELA (O DIA – 19/05/07)

Nilo Figueiredo foi reeleito presidente da Portela, após eleição realizada durante todo este sábado. Foram 265 votos para ele, 37 para Moysés Francisco, candidato de oposição, 5 votos nulos e três em branco. O novo mandato de Nilo Figueiredo terá duração de três anos. O candidato derrotado, Moysés Francisco abraçou o presidente reeleito e reconheceu sua derrota. Ele disse que vai estudar com seus dirigentes, se vai entrar novamente na Justiça.


Um oficial de Justiça apresentou uma liminar da 2a. Vara Cível Regional de Madureira autorizando um número maior de votantes na eleição, que antes era para 292 pessoas. Apesar da medida judicial, a direção da Portela manteve o pleito com duas urnas. Uma para os sócios em dia com a mensalidade e outra chamada de "liminar". Os "novos votos" dessa liminar concedida para oposição seriam de membros da Portela que tem carteirinha e frequentam a quadra há muitos anos, mas não estão em dia com a mensalidade.

Carnavalesco da Portela é Cahe Rodrigues

Nilo afirmou que seu carnavalesco para 2008 será Cahe Rodrigues, que no Carnaval 2007 dividiu função com Amarildo Mello. O presidente também garantiu a manutenção do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego e Alessandra. Sobre o enredo para o Carnaval 2008, o presidente diz que tem três opções e deve anunciar o tema até o fim de junho. 

Após o resultado final, Tia Surica, representante da velha-guarda, exibia uma camisa com a frase: Eu já sabia. "Ele era o melhor candidato". Também participaram da eleição: Casquinha, integrante da velha-guarda, Amarildo Mello, ex-carnavalesco da escola, e Maurício Mattos, atual presidente da Rocinha. 

Nilo Figueiredo agradeceu aos portelenses e não quiser fazer nenhuma promessa. "Peço para Deus que nossa escola consiga sair unida dessa eleição. Quando existe desunião, nunca vamos chegar ao título. Não prometo nada. Apenas garra e determinação", disse o presidente reeleito da Portela. 

Aos 70 anos, Nilo Figueiredo passou por uma prova de fogo no primeiro mandato: Ele teve que mandar fechar o portão da pista para que a escola não estourasse o tempo. Com isso, a velha-guarda não pôde cruzar a Avenida. 

domingo, 9 de agosto de 2015

Zé Ketti (Prêmio TIM)

A VOZ DO MORRO (Jornal Extra – 19/05/07)



Semana com S de samba
.
No palco ou fora dele, os bambas dominaram a cena e foram o destaque do Prêmio TIM.

O samba foi o destaque da semana nas casas de shows da cidade e nas páginas dos jornais. Depois de encher o Citibank Hall com seu show, Zeca Pagodinho esteve na ordem do dia com a polêmica com o ministro da Saúde. Mart’nália e o Casuarina mostraram o sucesso da nova geração lotando o Canecão na terça-feira. Mas foi no palco do Teatro Municipal, na quarta-feira, que a comemoração ficou completa: além da homenagem que o Prêmio TIM fez a Zé Ketti, com shows de Paulinho da Viola e outros, artistas como Zeca e Tantinho da Mangueira saíram com troféus nas mãos.

- Esse prêmio é muito legal, todo ano estamos aí — disse Zeca, que ganhou o troféu de Melhor Cantor.

Ao lado do cantor, foram premiados Tantinho da Mangueira, com o Melhor Disco (“Memória em verde e rosa”); Fundo de Quintal, o Melhor Grupo; e Marisa Monte, que levou três troféus, inclusive melhor Cantora de Samba.

- É a segunda vez que o samba é homenageado, no ano passado foi Jair Rodrigues. A nossa comunidade se sente reverenciada — disse Alcione, que perdeu o prêmio de cantora para Marisa Monte, mas agradeceu a indicação: — É uma honra saber que, mesmo veterana, o bicho pega.

Antes da cerimônia, a cantora saiu em defesa de Zeca Pagodinho: o ministro José Gomes Temporão quer proibir os artistas nas propagandas de cerveja.

- Pelo amor de Deus! Como o cara vai dizer que Zeca é patético? Quantas pessoas já fizeram propaganda de cerveja no país? — questionou a Marrom.

A homenagem a Zé Ketti durou toda a cerimônia de premiação. Paulinho da Viola e 15 bailarinos fantasiados de Zé Ketti mostraram um dos números mais emocionantes da noite, com “Jaqueira da Portela”. E até artistas de outros gêneros, como Lenine, Milton Nascimento e Gilberto Gil, cantaram clássicos do samba.

PORTELA (Eleição 2007)

PORTELA ELEGE PRESIDENTE NO PRÓXIMO SÁBADO (site da Escola – 17/05/07)

A Portela escolhe, neste sábado, dia 19, quem vai comandar a agremiação pelos próximos 3 anos. Concorrem à presidência Nilo Mendes Figueiredo, que tenta a reeleição e tem como vice o filho, Nilo Mendes Figueiredo Júnior, e Moysés Francisco, que escolheu para vice Adílson Pacheco.

A eleição acontecerá das 9h às 20h, na quadra da escola, em Madureira.  O vencedor será empossado imediatamente após a apuração.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PORTELA (Centro Social)

PORTELA INAUGURA CENTRO SOCIAL (site da Escola – 10/05/07)

No próximo sábado, 12 de maio, o GRES Portela estará inaugurando, o Centro Social Paulo da Portela.

O objetivo do centro é ampliar o trabalho social do GRES Portela com sua comunidade, oferencendo atividades educacionais, culturais e de saúde.

Nesta primeira etapa, o Centro estará oferecendo atendimento odontológico e, em parceria com a FAETEC, um curso de inclusão digital, realizado num moderno centro de informática montado no local.

Está prevista, para uma fase posterior, a criação de espaço para a realização também neste Centro do curso Indústria do Carnaval, que hoje é realizado no barracão da Portela e prepara aderecistas para trabalhar no carnaval. 

O Centro Social Paulo da Portela fica na rua Firmino Fragoso, n. 29, em Madureira, próximo ao Portelão. O telefone do Centro é (21) 3355-7425.

PORTELA (Eleição)

ESCOLA MILITAR  (Jornal de Bairros – O Globo 06/05/2007)

A eleição na Portela, este mês, põe em campos opostos dois militares. Candidato à reeleição, Nilo Figueiredo é oficial da Marinha e disputará com Moysés Francisco, coronel reformado do Exército. Moysés é portelense da antiga, mas passou um período na Beija-Flor.

Noca da PORTELA (Projeto Quilombinho)

NOCA DA PORTELA É O HOMENAGEADO DO PROJETO QUILOMBINHO (O Batuque – 02/05/07)

O compositor Noca da Portela anima a roda de samba puxada pelo Terno de Cambraia todas as quintas na Lona do Crescer e Viver, na Praça Onze.

Depois da noite de estréia, no dia 26, o Projeto Quilombinho segue com sua proposta de resgate do samba e da cultura afro-brasileira na Praça Onze, homenageando, nesta quinta-feira, Noca da Portela. O compositor animará a festa na lona de circo da Rua Benedito Hipólito juntamente com o grupo Terno de Cambraia, um dos idealizadores do Quilombinho, em parceria com o Crescer e Viver.

Durante o dia, de segunda a sexta-feira, o espaço onde o samba acontece abriga oficinas de circo e arte e cultura de rua para jovens e crianças carentes. “Nosso objetivo é promover mudanças sociais neste território. Para que isso tenha eficácia, é importante resgatar a história da Praça Onze, precursora do desenvolvimento econômico e cultural do Rio de Janeiro", diz Júnior Perim, coordenador executivo do Crescer e Viver.

Agenda

Noca da Portela no Projeto Quilombinho, quinta, dia 3 de maio, de 19h às 24h, na lona do Crescer e Viver, localizada na rua Benedito Hipólito, s/nº, na Praça Onze. Entrada franca.