Compositor foi referência para o autor de ‘Recado’. (02/05/2005)
Mauro Duarte nasceu na cidade mineira de Matias Barbosa. Aos 10 anos veio com a família morar no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, na época, anos 40, um dos principais redutos de samba da cidade. Assim como Walter Alfaiate, admirava os bambas da época: Diógenes, Pica-Fumo e Waltinho da Bambina. Mas foi a geração dos dois e de Mical, Zorba Devagar e Niltinho Tristeza que marcou época e influenciou, por exemplo, outra cria da região, Paulinho da Viola.
- Conheci o Mauro no campo do Fluminense, em 1947, em uma derrota do nosso Botafogo. Nós nos reencontramos tempos depois, em um casamento — lembra Alfaiate. — Ele morava na Marquês de Abrantes, que sempre fez parte de Botafogo. Já eu, morava do outro lado, na Arnaldo Quintela. Rapidamente o levei para o bloco do Funil e, depois, para o Foliões de Botafogo. Ele era craque e eu o queria do meu lado.
Juntos, Duarte e Alfaiate criaram o grupo Os Autênticos, com Noca da Portela, Adélcio Carvalho, entre outros. De lá, o primeiro substituiu Paulinho da Viola no grupo Os Cinco Crioulos, que tinha ainda Nelson Sargento, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário