Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 10 de março de 2020

PORTELA (Manifesto)

ANTES DA CRIAÇÃO, MANIFESTO AO PRESIDENTE DA PORTELA (Jornal Extra - 15/11/2009)

A GRANES Quilombo foi criada em 8 de dezembro de 1975 por Candeia e compositores como Nei Lopes e Wilson Moreira. O grupo não aceitava o gigantismo das escolas de samba tradicionais, nas quais os sambistas estavam perdendo a voz para pessoas estranhas ao meio. Numa última tentativa de impedir que sua Portela perdesse as raízes, ele escreveu um manifesto, com Paulinho da Viola, Carlos Monte, André Motta Lima e Cláudio Pinheiro, ignorado pelo então presidente Carlinhos Maracanã. 

Era o adeus à escola para a qual compôs, aos 17 anos, em parceria com Altair Marinho, o primeiro samba a obter nota máxima dos jurados. 

Fusão com bloco de Acari 

Em maio do ano seguinte, Candeia chamou Pedro Português, presidente do bloco “Não se dá bem quem não quer”, e propôs uma fusão. 

A Quilombo encerrava os desfiles na Avenida Rio Branco e saía pelo subúrbio. Nomes como Elton Medeiros, Martinho da Vila, Clementina de Jesus e Clara Nunes participavam do grupo. Após a morte de Candeia, em 1978, a presença dos artistas e os projetos foram se tornando mais raros. O último desfile aconteceu em 2002. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário