Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



sábado, 27 de agosto de 2011

PORTELA - Alegoria 2006

GATO ESCALDADO (Jornal de Bairro - O Globo)

Depois da quebra de alegorias do carnaval passado, a Portela pôs três engenheiros para cuidar da estrutura dos carros. Outra decisão é pôr a velha-guarda - que viria no encerramento mas acabou barrada porque a escola se atrasou - no início do desfile.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PORTELA - Enredo

PORTELA DEVE ANUNCIAR ENREDO (O DIA - 30/06/05)

O presidente da Portela, Nilo Figueiredo, deve anunciar nesta quinta-feira na reunião com os dirigentes da escola, o enredo para o Carnaval 2006. O tema mais cotado é a questão social do povo brasileiro. Amarildo Mello e Ilvamar Magalhães vão desenvolver o enredo da Portela.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Zeca Pagodinho

ZECA NA COPA (Coluna Gente Boa - 30/06/05)

Zeca Pagodinho, que embarcou ontem para sua primeira temporada européia, vai dar um pulinho na Alemanha onde atenderá ao chamado da MTV local. Zeca foi escolhido pela emissora para gravar um miniclipe de “música brasileira contemporânea” que entrará no ar durante a Copa de 2006. Cada país participante terá dois representantes. Zeca fará um dueto com Ivete Sangalo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Monarco em Paris


Madureira samba na Bastilha (O DIA - 29/06/05)

De Madureira para a França. Bamba da Velha-Guarda da Portela, Monarco ostenta com orgulho no passaporte três viagens nessa rota. Todas no embalo do samba. Pois semana passada ele ganhou novo carimbo no Aeroporto Charles de Gaulle. Foi com os companheiros da azul-e-branco fazer dois shows em Toulouse e Paris. A novidade desta vez foi ele passar um dia sozinho na capital francesa. “O pessoal da Velha Guarda foi embora e só dois dias depois chegou a Teresa Cristina”, conta ele, que dividiu palco com a cantora, Ivo Lancelotti e os músicos do Semente na inauguração do Espaço Brasil, semana passada na capital francesa.

Mas foi no dia em que ficou sozinho que Monarco se deu conta de que, se a música ultrapassa fronteiras, a barreira do idioma é difícil de transpor. “Fui no restaurante na frente do hotel, mas não estava conseguindo me entender com o garçom. Dei sorte que na mesa do lado tinha um português e ele pediu um frango para mim. Aprendi: é poulet (fala-se pulê)”, comemorava ele, que manteve a rotina de exercícios da Zona Norte carioca. “Todo dia acordo cedo e dou uma volta no quarteirão. É uma hora de caminhada. Mas aqui é uma beleza, quase não tem carro na rua e ninguém para perturbar”, elogiava o bairro onde ficou.

Em um passeio pelo Boulevard Richard-Lenoir, Monarco se encantou com o monumento da Bastilha. “Sempre vi nos filmes”, lembrou o sambista. Ao ser informado de que fora confirmada ali a vitória do povo sobre a realeza revolução que transformou a França em uma democracia, disparou: “É muito bonito”. Bonito, mas não perfeito. “Estou louco para voltar para minha pretinha”, confessou.

PARIS. A temporada deste mês foi a segunda de Monarco este ano na França. Em fevereiro ele esteve na capital com a Velha Guarda. “Era um gelo. Na hora de ensaiar, ia todo mundo encapotado. Ainda bem que agora é verão”, dizia sem se incomodar com a falta de ar-condicionado na cidade. Vai ver era o pôr-do-sol às 22h30 que o encantava tanto.

HISTÓRIA. Monarco lembra que começou a trabalhar aos 14 anos na Associação Brasileira de Imprensa. “Eu preparava mesas de bilhar para o Villa-Lobos”, rememora ele, que foi guardador de carros. “Se não tivesse virado músico, de repente nem tinha saído do País”, ponderava antes de seguir para o aeroporto abastecido por Teresa Cristina. “Ela me deu cerejas para comer.”

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PORTELA - Mestre-Sala e Porta-Bandeira

PORTELA TROCOU MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA (O DIA - 28/06/05)

A Portela anunciou a troca do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Paulo Roberto e Andréia Neves pelo dupla Diego Falcão Caldeira e Andréa dos Santos Machado.

Andréa Machado, filha do famoso compositor Aloisio Machado e da ex-porta-bandeira do Salgueiro Celina Machado, tinha no horizonte que em breve voltaria ao lugar onde sempre esteve, desde que se tornou porta-bandeira.

“Com 13 anos de idade, a Portela me lançou como primeira porta-bandeira. Dancei com o mestre-sala Átila e conquistamos nota máxima. De lá para cá sempre obtive nota 10, desfilando, inclusive, em outras escolas de samba. Tive apenas uma nota 9, desfilando pela União da Ilha”, revela Andréa. No desfile passado, Andréa, de 35 anos, sendo a segunda porta-bandeira, afirmou que, sem desfilar há cinco anos, preferiu aquela posição, no sentido de recuperar a técnica e o ritmo da dança.

Diego, 21 anos, é oriundo do projeto Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte, do bailarino e coreógrafo Manoel Dionísio. Há três anos é primeiro mestre-sala do Arranco, obtendo sempre a nota máxima. Em 2004, ele participou de concurso de mestre-sala e porta-bandeira na Portela, com cerca de 30 casais. Ficou classificado em segundo lugar, dançando com Andréa Machado, após a eliminação de sua parceira Alessandra Cristine. No evento, Paulo Roberto e Andréia Neves ficaram, então, classificados em primeiro lugar.

“A Andréa é uma porta-bandeira fantástica. Sabe tudo da dança. E eu sei da grande responsabilidade em representar a Portela como primeiro mestre-sala. Quero fazer sempre por merecer e honrar está promoção. Não vou decepcionar a família portelense”, garante Diego.

Show

(Jornal Extra - 06/05)

Tia Surica, da Velha Guarda da Portela, e o grupo Pura Vaidade, do Morro Santa Marta, tocam no projeto Santa Cultura. Também será exibido o curta-metragem “Jorjão”. Teatro do Ibam — Rua Visconde Silva 157, Humaitá — 2536-9797. Seg, às 19h30m.

domingo, 7 de agosto de 2011

PORTELA - Competição

BAMBAS EM COMPETIÇÃO NA PORTELA (O DIA 24/06/05)

Nada daquela correria de samba enredo, muito menos letras feitas para o patrocinador. No concurso promovido pela Portela, a quadra revive seus bons tempos com a cadência e a poesia dos terreiros. O Festival de Sambas de Terreiro leva dezenas de compositores e intérpretes a Madureira para a eliminatória em que 26 sambas concorrem amanhã.

Diogo Nogueira vai interpretar A Dor do Amor, de sua autoria, e a tarde terá também feras como Wilson Moreira, Ary do Cavaco, Marquinhos Oswaldo Cruz e outros. A final será dia 16 de julho, quando serão escolhidos 12 sambas para a gravação de um CD. Uma festa da música reunindo bambas de todas as regiões, com entrada ao preço simbólico de R$ 1. “Antigamente, os sambas de terreiro eram mais importantes do que os de enredo e revelavam os grandes compositores ”, diz o sambista Ratinho, que concorre com Voltei pra Portela.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PORTELA - Alegorias

NOVAS ALEGORIAS NA PORTELA (O DIA - 06/05)

Paulinho D´Ouro, Diretor de barracão da Portela, apresentou um projeto para as novas alegorias da escola para o Carnaval 2006. Na proposta, Paulinho pediu a diminuição no tamanho dos carros e um maior cuidado com as estruturas das composições.

"Gostei muito da idéia apresentada. Já acertei a diminuição dos carros", disse o presidente da Portela Nilo Figueiredo. Comenta-se que Paulinho D´Ouro será o novo Diretor de Carnaval da escola, mas Nilo Figueiredo não confirmou.

O certo é que a Portela contará com uma Comissão de Carnaval em 2006. "Serão duas pessoas da harmonia e mais dois ou três carnavalescos", explicou Nilo que garantiu a permanência de Amarildo na Comissão.