PORTELA MOSTRA SAMBA E CONTAGIA ESTRANGEIROS NA ÁFRICA DO SUL (O Dia – 04/06/2010)
Depois de Joanesburgo, foi a vez de Durban receber o show da tradicional escola de samba Portela, que se apresentou nesse sábado, no palco do FIFA Fan Fest.
Pela primeira vez na África do Sul, contagiou sul-africanos e turistas de diversas partes do mundo, que já nas primeiras batidas do grupo, mostraram que não são somente os brasileiros que têm samba no pé.
O diretor da bateria, Nilo Sérgio falou sobre a experiência. “As nossas raízes são africanas e foi a partir daqui que o samba nasceu, por isso, é muito interessante e importante mostrar à nossa terra mãe a evolução desse ritmo”, contou Nilo, que também falou sobre a receptividade do público. “Tocar durante a Copa do Erro! A referência de hyperlink não é válida. é outra experiência que estamos adorando, o público é bem animado e a gente já imagina como será grande a folia na Copa de 2014, no Brasil”.
A escola de samba viajou a convite do projeto Expresso Brasil na Copa, uma iniciativa inédita do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares, que leva ao continente africano o pensamento e as expressões artísticas e intelectuais brasileiras.