Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Velha Guarda da PORTELA (O Mistério do Samba)

FILME SOBRE A VELHA-GUARDA DA PORTELA RECEBE PRÊMIOS EM FESTIVAL DO CINEMA (o carnavalesco - 15/04/09)




Na noite desta terça-feira, o Vivo Rio foi palco da festa de premiação do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro. 

O mundo do samba e principalmente a Portela estiveram presentes no evento e saíram com dois troféus: Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Montagem Documentário. Todos através do filme "O Mistério do Samba", de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, que retrata o cotidiano e as histórias da Velha-Guarda da Portela.

O filme também mostra a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. 

O documentário conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

PORTELA (Certidão de Nascimento - 04/2009)




Aqui no Brasil, era muito comum que filhos fossem registrados tardiamente. Com a Portela não foi diferente. Em agosto de 1978, Caetano, Rufino e Cláudio decidiram registrar o Bloco Carnavalesco Escola de Samba de Oswaldo Cruz. Muito justamente fizeram menção a Paulo da Portela.

Declaramos, para os devidos fins, que no dia 11 de abril de 1926 formamos uma Junta Governativa para o grupo chamado Bloco Carnavalesco Escola de Samba de Oswaldo Cruz, cuja constituição era a seguinte:

Presidente: Paulo Benjamim de Oliveira, falecido em 30/01/1949
Secretário: Antônio da Silva Caetano
Tesoureiro: Antônio Rufino dos Reis

Esclarecemos outrossim que os outros cargos foram surgindo posteriormente até que se formasse uma Junta Governativa complete e uma diretoria.

Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1978.

Assinaram o documento:

Secretário: Antônio da Silva Caetano
Tesoureiro: Antônio Rufino dos Reis
Testemunha: Cláudio Bernardo da Costa

terça-feira, 11 de setembro de 2018

PORTELA 2010 (Carnavalescos)

LANE SANTANA: "DESEJO SORTE AOS DOIS NOVOS CARNAVALESCOS DA PORTELA" (o carnavalesco – 04/09)

Recém-chegado da Bélgica, onde trabalhou no carnaval local, o ex-carnavalesco da Portela Lane Santana disse, que não foi procurado pelo presidente da azul e branco de Madureira, Nilo Figueiredo.

-  Agradeço o Nilo, a Val (esposa dele), que coordenou o ateliê das fantasias da comunidade. Foi um ano difícil de trabalhar, mas o balanço é positivo. Conseguimos uma excelente colocação - afirmou Lane.

Com o aumento dos materias usadas no carnaval, Lane admitiu que precisou substituir materiais. Tudo para preservar o projeto inicial da escola e preservar as cores azul e branco da agremiação. - Queria manter as cores da Portela, manter a identidade da escola.

Ele desejou sorte aos dois novos carnavalescos, Amauri Santos e Alex de Oliveira. Sobre o futuro, Lane disse espera trabalhar numa escola do grupo de Acesso.

- Estava na Bélgica até semana passada, cheguei tem pouco tempo. Acho que a maioria das escolas do Grupo Especial já fecharam com algum carnavalesco, mas quero continuar no carnaval.