Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 23 de maio de 2017

Nilo Figueiredo (Medalha)

PRESIDENTE DA PORTELA RECEBERÁ A MEDALHA TIRADENTES NESTA TERÇA-FEIRA (O DIA – 16/06/08)



O presidente da Portela, Nilo Mendes Figueiredo, receberá nesta terça-feira a Medalha Tiradentes, a maior honraria do Estado do Rio de Janeiro. A comenda foi proposta pelo deputado Dionísio Lins (PP).

A sessão solene esá marcada para começar às 18h30 min, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/n°, Praça XV, Centro).

domingo, 21 de maio de 2017

Dodô (Ensaios)

TIA DODÔ RECLAMA QUE VIOLÊNCIA NA PROVIDÊNCIA AFETOU SUA IDA AOS ENSAIOS DA PORTELA (O DIA – 17/06/08)


Aos 88 anos, Tia Dodô, ex-porta-bandeira da Portela, conta que a violência afetou sua diversão favorita: ir aos ensaios de sua escola de coração. 

Ela tem saído pouco e procura chegar em casa antes das 21h. “Quem vive no Rio não tem liberdade”, diz Tia Dodô, uma das primeiras moradoras da Providência. Afirma que o assassinato dos três jovens servirá como lição “para o povo do asfalto”. “Eles só vêem os tiros que saem daqui, mas não os que partem lá de baixo.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Walter Alfaiate (Show)

A ELEGÂNCIA DO SAMBA DE WALTER ALFAITE (osambaémeudom – 09/06/08)




Mestre do samba e da elegância, Walter Alfaiate fez na segunda-feira, dia 9, um show ao vivo para o encerramento do documentário “A elegância do samba”, que presta homenagem à geração de sambistas que começaram a fazer sucesso depois dos anos 60. A gravação foi no Lapa 40º.

O show atraiu a presença de bambas como Beth Carvalho, Elton Medeiros, Dorina e Luis Carlos da Vila. O ex-jogador Junior também apareceu por lá, assim como Carlinhos de Jesus. A casa ficou lotada e muita gente assistiu ao show de pé.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Feira das Yabás (Jun/08)

NA ZONA NORTE  (Jornal Extra - 07/06/2008)

Tarde com clássicos da Portela


Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe as pastoras e a bateria da azul-e-branco de Madureira.

Um dos berços dos bambas cariocas, o bairro de Oswaldo Cruz vai misturar sabor e batuque no fim de semana. Amanhã, a partir das 14h, tem roda de samba na Feira das Yabás, que reúne barracas de venda de quitutes como caldo de mocotó, rabada e feijoada na Praça Paulo da Portela. Para comandar a festa foi escalado Marquinhos de Oswaldo Cruz.

Como convidadas, as pastoras da Velha Guarda da Portela e a bateria da escola. Tia Doca, Tia Surica, Neide Santana, Áurea Maria e Tia Eunice vão soltar a voz em clássicos da azul-e-branco de Madureira. O público poderá ouvir “Desengano”, “Passado de glória”, “Foi um rio que passou em minha vida”, “Portela desde que nasci” e “Vai vadiar”, entre outros sucessos.